"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O ANTONINENSE É TACANHO, RETRÓGRADO, CAROLA, ELITISTA e HIPÓCRITA?

Recebi um comentário do Geraldo, o qual eu posto na íntegra para que sirva de obejto de discussão.

"Meu caro
Acompanho o blog e percebo que vc é um otimista e nao deve ter atentado para o fato que o problema de antonina é o povo tacanho, retrogrado, carola, elitista e hipócrita!
Tente fazer algo por Antonina e vc ficará sozinho e ainda enfrentará uma legião de inimigos, todos com a boca cheia de criticas.
O "antoninense" é assim:
fala muito e não faz nada
é preguiçoso
joga lixo na rua e reclama da sujeira
se acha superior a tudo e a todos
os que "se dão bem" estão pendurados no saco de algum político corrupto.
Os demais vivem de pires na mão, buscando as benesses da igreja.
Antonina vai morrer assim, enquanto isso Morretes vai bem obrigado".

Geraldo

RESPOSTA AO GERALDO:
Meu caro Geraldo,
Toda generalização é perigosa, mas vamos dar a cara a tapa:

1 - Sou um otimista:
O fato de ser otimista não me configura uma pessoa tapada, portanto meu otimismo é um estado de alma. Só para você saber, tentei fazer alguns projetos para Antonina, entre os quais, a campanha do livro usado, o Programa de Educação Previdenciária e palestras antidrogas nas escolas. Tudo passou de um bom ensaio, apenas isso. Não fui criticado apenas não recebi adesões, portanto, você não está tão longe da realidade. Mas posso garantir que muitas escolas, como o Maria Arminda, há interessantes programas sociais. Incluo também a escola de teatro para jovens, desenvolvido no Moysés Lupion.

2 - O Povo de Antonina é preguiçoso e joga lixo na rua:
Vou lhe contar um fato. Uma amiga tentou abrir uma confecção em Antonina e empregou várias costureiras. Passado um tempo poucas roupas foram entregues e ela (a amiga) teve que montar a sua empresa em outra cidade, por falta de mão-de-obra. Outra coisa: Segundo relato, a maioria dos estudantes do ensino profissionalizante do Brasílio Machado é de Morretes.
Quanto ao lixo: moro na rua XV de Novembro e todos os domingos minha mãe, a empregada, um vizinho e eu retiramos o lixo das esquinas e colocamos nos entulhos da Feira-Mar. O que falta e um pouco de bom senso para alguns moradores e comerciantes, no sentido de esperarem o caminhão do lixo passar na segunda-feira.

3 - Os que estão bem estão pendurados em sacos de políticos:
Puxa-saco, fisiologismo, interesseiros existem em todo lugar. Talvez o que queira dizer é que em Antonina isso é mais frequente por conta da falta de uma política desenvolvimentista de trabalho e emprego. Nisso concordo com você.

4 - O povo é carola e hipócrita:
Antonina tem uma tradição católica. O problema está na maneira pela qual alguns encaram a religiosidade e as pregações pastorais. Conheço alguns que brigam pelo andor de nossa senhora, muito mais pelo marketing do que pela fé. No meu ponto de vista tudo está na forma como cada um encara e pratica os dógmas da igreja... Enquanto alguns utilizam o medo e a culpa com o intuito da subserviência, outros a usam como forma de libertação do "pecado". O grande problema está na pregação da fé cega que faz do povo uma espécie de gado marcado e que o impede de enxergar à sua volta. Para alguns deus vive apenas dentros das igrejas e que fora delas tudo é permitido. Para outros deus é deixado de lado, pois fazem a sua parte.

Incluo, logo depois de postar, que como antoninense e otimista, sou um defensor fervoroso de Antonina, princpalmente contra aqueles que julgam nossa cidade o último lugar do mundo para se viver. Temos problemas sim, como coloquei acima, mas não posso deixar de defendê-la contra as almas pequenas que a enxergam como um cidade de povo tacanho, retrógrado, carola, elitista e hipocrita.
Viva Antonina! 

17 comentários:

PAULO R. CEQUINEL disse...

Para que Luiz não fique só nesta discussão, destrambelhadamente, como é meu feitio, meto minha colher nesta discussão.
No fundo, no fundo, muito antoninense tem é uma espécie de síndrome de vira-lata, aquela que transforma tudo o que é de fora em coisa automaticamente superior.
Nada daqui presta, tudo de Morretes - e de outros lugares - é melhor.
Ao fim e ao cabo, essa gente adora mesmo é virar as latas de lixo de Morretes, já que o lixo de lá é, obviamente, superior ao de Antonina.
E viva Antonina, capital mundial da bala de banana, do siri-mole, dos Amigos do Jekiti e d'Ornitorrinco!
PAULO ROBERTO PITILESS CEQUINEL
THE PLEASURABLE ANTONINA ORNITORRINCO CORPORATION

Amigos do Jekiti disse...

Paulo, concordo com você. Não me ative a este complexo de vira-la que nós temos. Hoje Morretes é melhor em tudo, até no lixo. Nós, antoninenses, precisamos nos desembestar.
abraço

Anônimo disse...

Cícero diz

Essa é a mais pura caracterização esse bosta de Cequinel,essa cambada que fica aí nesse jiquiti são de uma geração de antoninenses que nunca fez nada pela cidade filhinhos de papai que foram estudar em Curitiba e hoje aposentados estão ai nesses blogs de merda fazendo o mesmo.Plaiboizinhos que não cresceram e continuam se achando melhor que os outros.Elite bichistica querendo se vestir de povo .Vergonha,Vergonha.Se Antonina é o que é hoje é porque vcs foram omissos e cagões receberam tudo de mão beijada dos seus pais e não fizeram nada pela cidade.

Anônimo disse...

Opa! Esse quer mostrar que é macho, é um pândego!
Eles não fizeram nada, e vc fez o quê?

PAULO R. CEQUINEL disse...

Nada como o anonimato para certos cíceros mostrarem toda sua valentia.

Anônimo disse...

É por essas e outras que Antonina não tem progresso nem sai do buraco.
Cuidado Cícero, inveja mata!

Anônimo disse...

Vejam como são as coisas, falei tudo que penso do povo de antonina e logo aparece um "tal cícero" para endossar tudo que falei.

"Cícero" é o verdadeiro antoninense:
raivoso
dissimulado
covarde
fofoqueiro
invejoso
e
homofóbico

É o perfeito "vira latas".

Anônimo disse...

Vejam como são as coisas, falei tudo que penso do povo de antonina e logo aparece um "tal cícero" para endossar tudo que falei.

"Cícero" é o verdadeiro antoninense:
raivoso
dissimulado
covarde
fofoqueiro
invejoso
e
homofóbico

É o perfeito "vira latas".

Geraldo

orlandinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
orlandinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
orlandinho disse...

posso até concordar com o tal o "Geraldo",mas não devemos nos esconder com o anonimato;a vivência na vida pública não é para qualquer pessoa,quando você acredita na possibilidade,você se entrega de corpo e alma,aí vem os erros e os acertos.Mas esculachar é muita covardia; vc Geraldo acho ser um covarde.Me responda em toda a sua trajetória de vida, o que você ou sua família presenteou a ANTONINA? Se você conseguir apresentar alguma coisa,mesmo anônimo você tem credibilidade para criticar;se não tiver,voce se enquadra em suas próprias colocações.

Edson de Araújo disse...

Talvez a solução seja trocar de povo!
Os de Antonina vão prá Morretes, e os de Morretes mudam prá Antonina.
Resolvido!

Amigos do Jekiti disse...

hahaha..Edson, matou a pau!

Fortunato disse...

O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada.

PAULO R. CEQUINEL disse...

Só para aumentar o furdunço:
1. O Orlandinho tem razão e se queixa do vento, o anõnimo espera que beto engomadinho richa resolva as coisas e nós, ó, os do armário verde-limão, mostramos o rabão peludo para desespero dos nossos educadores, padres e pastores e suas sacolinhas coletoras.
2. Os que guaraqueçaba vão para são paulo, os de morretes pro jardim maria luiza e o povo do rio do nunes vai pra curitiba, aos domingos, para vingar-se da invasão.
3. Who is Geraldo?
4. Esta porra de postagem será removida pelo autor antes que algum advogado venha lá com uma porra de ação por danos morais, materiais e sexuais.
5. Lia e Sonia, as primeiras damas, estão a trocar frenéticos telefonemas, as duas tentando convencer Luiz e Paulo a fechar os respectivos blogs antes que essa coisa toda dê merda.
6. Conheceram, papudos?
PAULO ROBERTO TALKER CEQUINEL
THE CHATTERER ORNITORRINCO CORPORATION

Anônimo disse...

a falsa elite antoninense parou no tempo e no espaço, basta ver a expressiva votação do serra e do beto richa, dois calhordas, adorados pelo povinho de antonina.

Amigos do Jekiti disse...

Agora que eu vi!
Quem é esse HBC HD?
Será que tem mal de Alzheimer?
Tá perdido por aqui!

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento