"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A ÉPOCA DE OURO DA RÁDIO ANTONINENSE - PARTE 2

A época de ouro da Rádio Antoninense, sem dúvida, foi na gestão de Cesar Mussi, de 1949 a 1956, período em que vários programas foram criados, entre eles Nossa Gente, Clube Mirim e o Rádio Teatro, todos já comentados na primeira postagem.
Quando oficialmente a rádio foi inaugurada, em 06 de Janeiro de 1950, o primeiro programa radiofônico foi a novela OS MORTAIS, de autoria de Wilson Rio Apa, baseada na história de Antonina. Este programa também era dirigido por Cesar Mussi e Oliveira Neta e tinha como intérpretes Iolanda Pinto, Tidoca, Dinorah Luz Doroty Pinheiro Lima e como destaque Nestor Bezerra, que mais tarde assumiu o nome artístico de Nestor de Montemar, trabalhando em Teatro e em novelas da Rede Globo. Depois vieram outros importantes programas, entre os quais estavam “BONS TEMPOS AQUELES”, apresentado por Oliveira Neto (Antoninho) e ao piano Alaide Costa, que acompanhava os cantores Sandra Mussi, Jorge Cecyn e Zizo Mussi nas valsas e boleros; PROGRAMA DE CALOUROS, apresentado por Cesar Mussi e Admaro Santos, com o patrocínio da Panificadora Carioca; SELEÇÕES RADIOFÔNICAS, apresentado por Rosemari Pinto e Olga Mussi; CINE-RÁDIO-MÚSICA, no qual Olga Mussi apresentava as mais belas trilhas sonoras dos filmes de sucesso e o PARABÉNS A VOCÊ, dedicado aos aniversariantes do dia.
Na linha de informações outros programas se destacaram, entre eles ENCONTRO DAS SEIS E MEIA, no qual Oliveira Neto comandava as entrevistas com personalidades da cidade, ainda havia o programa REPÓRTER X-6, com Acyr Saldanha de Loyola e o programa ADMARO SANTOS e EUCLIDES ROCHA, que enfatizava os acontecimentos políticos de Antonina.
Em 1956, Cesar Mussi saiu da administração da emissora, pondo fim a época de ouro da radiofonia antoninense.

3 comentários:

Edson Negromonte disse...

Ótima postagem, Luiz! Que tal uma pequena biografia de cada uma das personalidades da Rádio Antoninense? Você é a pessoa certa para fazer isso; seu Ivo é a história viva. Fico aqui, ansioso por mais informações sobre essa época de ouro. Abraço!

Amigos do Jekiti disse...

Edson,
Minha intenção é essa, mas a dificuldade é encontrar as pessoas que participaram deste período. Meu pai me contou o que lembrava, Olga Mussi, também. Wilson Rio Apa não aparee mais em Antonina e muitos morreram e não passaram sua vivência na rádio.
Mas vou atrás, pois ainda tenho muito que contar
abraços

Fortunato disse...

"Luzhenrique"...nesse tempo João Alberto já cantava "My Viejo"?

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento