"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

UM MONUMENTO A PATRULHA TOURO

Para quem acompanha as postagens da Odisséia da Patrulha Touro começa a conhecer a ousadia e espírito cívico dos cinco escoteiros que foram a pé ao Rio de Janeiro entregar uma mensagem ao Presidente Getúlio Vargas para reabrir o Porto de Antonina. Fatos como esse, a meu ver, devem ser eternizados através de um monumento e incluídos como currículo escolar no município. 
Em conversas preliminares com alguns amigos artistas plásticos sobre o material a ser utilizado, houve praticamente uma unanimidade de que o melhor material seria o cimento, por este ter menor custo e mais durabilidade que o bronze, por exemplo. Outro fator relevante é a definição do diagrama do monumento, no qual devem constar as medidas e os materiais que devem ser utilizados. Depois de definidos estes parâmetros, detalhar os objetivos do projeto e a forma pela qual serão angariados recursos junto à comunidade e às empresas patrocinadoras, para depois apresentarmos à prefeitura para que defina o local.
Para concretizarmos esse intento é preciso que a comunidade reúna esforços para viabilizar a construção desse monumento e através dele perpetuar a memória desses cinco heróis antoninenses que tanto fizeram pela nossa cidade. Para isso este blog está aberto aos interessados que queiram expor suas idéias para que encontremos a melhor fórmula de concretizarmos este projeto.

4 comentários:

Edson Negromonte disse...

Quando for a Antonina, quero ver esse monumento à Patrulha Touro. Abraço!

Edson de Araújo disse...

Patrulha do touro?
Tudo bem!
Mas, escoteiros de Antonina?
Tenha dó!
Fomos usados prá pedir ouro para o bem do Brasil nos dias seguintes aos do golpe!
Chiquinho padeiro, Cabinho do porto, seu Adão do Nascimento,Murilo Caneparo presos, e nós crianças, induzidos por seu Maneco, pedindo um ajutório prá salvar o país?
A bandeira do Brasil, fazia o papel de sacolinha!
Precisamos acabar com os mitos!

Márcia disse...

Achei a idéia ótima! Nossa história deve ser resgatada e para isso, conte comigo!

Fortunato disse...

Edson(Chulé), nessa época eu estava com 7 anos, e lembro-me que estava no campinho da polícia jogando futebol. Eu, João Manoel, Zeco Turco, Luiz Raposinha, Samir, Jorginho Lambança, Maco, Justos...quando a PM trouxe presas essas pessoas. Não entendi nada! E esse fato para mim até hoje me incomoda, pois nem os mais velhos comentaram e ainda hoje não comentam esse fato de 64. Hoje estou com 53 anos e ainda nada entendi. Se possível vc poderia por em memória esse fato, a história de Antonina, como no mundo é sempre contada pelos vencedores. Terminei de ler essa semana o livro "Guia politicamente incorreto da História do Brasil" - Leadro Narloch - editora Leya.

No anverso desse livro esta escrito:" Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma PROVOVOCAÇÃO. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias. IRRITANTES R DESAGRADÁVEIS, escolhidas com o objetivo de ENFURECER um bom número de cidadãos".

Abs

Natinho

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento