"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Resposta a Mauren em relação à Feira-Mar

Posto o comentário da amiga Mauren Pinho a respeito de como ela encara a questão do corte das árvores da Feira-Mar, bem como, seus questionamentos sobre a postagem "A PRAÇA DA DISCÓRDIA".

Caro Luiz, registro aqui minha indignação;neste final de semana 25/12/2010,ao revisitar minha cidade Natal tão querida, senti uma parte de meu coração arrancada, ao ver lembranças e histórias decepadas no cenário estarrecedor da Feira-Mar, este fato para mim trata-se de desrespeito aos cidadãos antoninenses.
Pergunto: será que um projeto de revitalização é tão premente nesta cidade? Recuperar o calçamento em diversos pontos centrais, é prioridade neste âmbito, ao meu ver. Nem vou mencionar aqui, tantos outras prioridades deste município!
Mesmo não pertencendo ao nosso ecossistema, aquelas árvores ao longo de décadas assim como nós, fixaram suas raízes, e com elas estavam nossos risos das manhãs de pique-esconde, o frescor de um fim de tarde, o brilho de uma noite de luar, elas foram testemunhas de amores e disabores, da inocência e das inconsequências. Como se substituir tais lembranças e emoções?
Quando cita "...pela substitução das mesmas por espécies nativas..." como será isso possivel? visto que SUBSTITUIÇÃO,em uma de suas definições é: Troca de um corpo simples por outro corpo simples.
Onde estava a administração pública quando permitiu que o local fosse tomado então pelos vândalos e usuários de drogas, onde estão os programas ou políticas públicas de combate ao tráfico e ao uso de drogas? Isso sim é premente do que a dita revitalização da Feira-Mar.
Como queremos que nossos jovens adquiram consciência ecológica dando um grandessíssimo exemplo de estupidez?

RESPOSTA A MAUREN:

Cara, Mauren,
Concordo em partes com seus comentários, embora em alguns aspectos são apenas uma questão de ponto de vista.

1- Sobre o corte das árvores:
Entendo sua frustração em relação a descaracterização da praça, pois, como você, também vivi toda à minha infância jogando bola no então campinho do flamenguinho e depois, também como você, fiz da Feira-Mar meu recanto da juventude. Porém, como consta na postagem, não encaro o corte das árvores como crime ambiental, embora reconheça que aquelas árvores estavam lá por mais de quarenta anos sem prejuízo ao ecossistema.

2 - Sobre a revitalização da Feira-Mar:
Se é premente ou não é uma questão de ponto de vista. A meu ver é sim, desde que a administração a revitalize dentre de certos critérios, nos quais estejam inseridas atividades esportivas, educação ambiental e integração social. Segundo o que me contaram a Feira-Mar está sendo adequada para se tornar uma academia ao ar livre, portanto, a meu ver, é uma maneira de tornar à praça um espaço que permita ao antoninense praticar atividades esportivas e, consequentemente, possibilitar a interação social de seus frenquentadores.

3 - Sobre a substituição das árvores:
Entendo que seja um dos aspectos mais conflitante, mas, para mim, a substituição das "exóticas" pelas nativas seria a forma mais correta de dar às crianças e aos jovens uma educação ambiental mais adequada - é so acompanhar o programa Biocidade. Como poderemos ser ecologicamente corretos se não conhecermos as especificidades de nossa flora?

4 - Quanto a falta de uma política pública que evite a depredação da praça:
Concordo com você que a falta de uma política preventiva e repressiva levou a este estado deplorável da Feira-Mar, mas com a revitalização o resgate social da praça poderá ser amplo, desde que a prefeitura siga as regras da boa gestão pública.

Para finalizar, digo a você que as colocações que fiz são devaneios, perspectivas, pois não sei em detalhes a maneira pela qual o projeto de revitalização da praça será implementado. Se, por ventura, essa revitalização não obedecer aos critérios de educação ambiental, prática esportiva, integração social e segurança pública, realmente nos depararemos com mais um exemplo de péssima gestão pública.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro
Acompanho o blog e percebo que vc é um otimista e nao deve ter atentado para o fato que o problema de antonina é o povo tacanho, retrogrado, carola, elitista e hipócrita!
Tente fazer algo por Antonina e vc ficará sozinho e ainda enfrentará uma legião de inimigos, todos com a boca cheia de criticas.

O "antoninense" é assim:
fala muito e não faz nada
é preguiçoso
joga lixo na rua e reclama da sujeira
se acha superior a tudo e a todos
os que "se dão bem" estão pendurados no saco de algum político corrupto.

Os demais vivem de pires na mão, buscando as benesses da igreja.
Antonina vai morrer assim, enquanto isso Morretes vai bem obrigado.

Geraldo

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento