"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quarta-feira, 16 de março de 2011

Ministro da Integração Nacional vai ao Paraná avaliar estragos da chuva

Uma reunião, em Brasília, nesta terça-feira (15), entre o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado (Canduca), e o prefeito de Morretes, Amilton de Paula, definiu que o primeiro passo para a liberação de recursos federais para a reconstrução das cidades atingidas pela chuva no litoral do Paraná será uma visita do ministro Coelho a região.
O ministro vai sobrevoar a as cidades atingidas, nesta quarta-feira (16), e avaliar os estragos para em seguida definir valores. A verba será repassada via governo estadual. Os prefeitos deverão entregar para o ministro um relatório exemplificando as consequências e as prioridades de cada cidade.
Desde quinta-feira (10), a Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, sofre com os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região. As cidades mais atingidas foram Antonina, com duas mortes, e Morretes onde uma pessoa morreu. O número de desabrigadas nas cidades passa de mil e o governador do Paraná, Beto Richa, decretou nesta terça-feira, estado de calamidade pública. Em Paranaguá, onde 150 moradores estão desabrigados, o prefeito Baka decretou situação de emergência na sexta-feira (11).

Chuvas no litoral

Na avalição dos prefeitos a reunião, que também contou com a participação de deputados federais do Paraná, representantes do governo do estadual e da senadora Gleise Hoffmann, foi satisfatória. “Senti uma firmeza do ministro e uma vontade política de resolver”, afirmou o prefeito paranaguara. Baka ressaltou que a prioridade para Paranaguá são as pontes da cidade porque 13 caíram e outras dez precisarão de reparos. Além do restabelecimento do fornecimento de água na cidade.
O prefeito relatou também que 80 km de estradas rurais foram destruídos e 100 km de vias urbanas foram danificados por causa dos alagamentos. “Sem a ajuda do governo federal, nós não vamos conseguir absolutamente nada”, disse o prefeito de Morretes, Amilton de Paula. O prefeito mencionou que não falta apoio político para que as ações de recuperação comecem a ser realizadas.
No caso de Antonina, segundo o prefeito Canduca, os recursos que virão do governo federal serão destinados, prioritariamente, para a construção de moradias. Mas ele também ressaltou que a drenagem fluvial deve ser feita imediatamente. “As galerias fluviais estão inadequadas, já não suportavam a necessidade de escoamento e agora [depois das chuvas do último fim de semana] estará mais complicado”, avaliou o prefeito.
(direto do por G1-Pr)

Nenhum comentário:

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento