Muita gente compareceu em Antonina para prestigiar o festival gastronômico. No sábado os restaurantes tiveram um movimento duas vezes e meia maior que o normal e conseguiram atender, de maneira satisfatória os clientes, embora tenha visto algumas pessoas desistirem por conta do tempo de espera. No domingo a situação foi caótica e muita gente foi embora, reclamando, com veemência, sobre o péssimo atendimento.
Acredito que o evento, pelo lado da publicidade, bem como pelo potencial turístico, foi um sucesso e deve constar no calendário das festas de Antonina, porém é preciso que tanto a organização e a capacidade de atendimento dos restaurantes sejam melhor estruturadas.
É imperativo que os responsáveis pelo comércio gastronômico de Antonina definam suas diretrizes turísticas, no que tange ao número de atentimento em relação aos eventos que desejam programar. Se considerarmos a capacidade de todos restaurantes concluiremos que o número de lugares mal chega a 500 pessoas e pelo que pude perceber no festival veio quatro ou cinco vezes mais. Com isso não quero afirmar que nenhuma ação, como o Antonina Weekend, não seja incentivada, porém é preciso que os donos de restaurantes pensem numa forma de pool empresarial para que o atendimento seja realizado num espaço mais adequado. Essa forma de pensar e agir é prática constante em grandes festividades e serve, principalmente, para eventos esporádicos, como o Antonina Weekend.
Para ficar mais claro, dou como exemplo a situação caótica de domingo, quando alguns restaurntes não tiveram estrutura para atender toda a demanda. Se a estratégia do pool de empresários tivesse sido programada, alguns espaços poderiam ser utilizados para atender o excendente, propiciando melhor atendimento e, consequentemente, maior lucro.
21 comentários:
Este tipo de evento tem de ser realizado em um só local. Amplo, confortável e com todos os cuidados sanitários.
Teria que contar com espaço e infraestrurura para todos os restaurantes participantes se instalarem e atenderem os clientes com seus cardápios.
Vamos fazer novamente no próximo ano.
9:05 - Caro amigo, embora sua observação seja pertienente, convém realçar que aqui no reino parece não ter esse local descrito por Voce, embora tenha um ou outro lugar mais amplo, sem, entretanto, suporte de sanitário condizente.
O lugar que poderia atender essas especificações ainda não passa de um "esqueleto". Como é obra do prefeito anterior, esse que está aí tá 'deixando cair' Quem sabe o próximo prefeito pense mais nos interesses do município e conclua aquela obra que, segundo ouvi dizer, seria um estádio coberto. Ou será que teremos que esperar o Kleber voltar à prefeitura???
Obs - (Morretes, sempre na frente, tem um centro de convenções de fazer inveja....)
Também observei a falta de estrutura para este tipo de evento em Antonina.
Cheguei em Antonina e fui direto ao mercado que estava lotado de pessoas em pé, no sol, esperando mesa. Tudo muito confuso com pessoas reclamando.
Tentei almoçar no Joca e também não tinha condições, muitas pessoas na rua esperando mesa e reclamando.
Fui para a Casa Verde e idem.
Estacionei na praça e o Buganvil estava na mesma situação.
Tentei entrar no LeBistro e a situação estava caótica, tinham até chamado a polícia, a viatura estava chegando e resolvi ir embora.
Fui embora, muito contrariado, pois além de esposa e filhos eu tinha levado minha mãe que tem quase 80 anos e não tem condições que esperar em pé, no meio da rua.
Fui almoçar em Morretes e lá encontrei várias pessoas que passaram horas tentando almoçar em Antonina e desistiram como eu.
Não basta fazer propaganda é preciso ter estrutura para receber o turista.
Realmente o encontro foi um sucesso! Os turistas responderam e Antonina estava em festa! Tenho lido aqui neste blog que até o Padre Marcos acompanha os comentários e como escutei que ele foi um dos idealizadores do evento e ainda, por ter pouco acesso a ele, deixo aqui muita crítica (construtiva é claro!), não só de uma antoninense, mas de alguém que esteve em pelo menos três dos restaurantes no sábado e domingo e que é frequentadora de quase todos eles durante o ano (um pouquinho em cada um!). Em primeiro lugar, como disse o nosso editor em seu artigo, faltaram lugares e houve aglomeração nas portas. Talvez não fosse nada diferente do que acontece em Curitiba, nos domingos! Entretanto, a diferença é de que na Capital, eu fico esperando porque quero, no restaurante que eu escolhi, sendo que existem diversos outros. Além do mais, não vou ter que fazer uma viagem de volta! Já em Antonina, são pouquíssimos talheres, ouvi dizer que de 447, ou coisa assim; Em segundo lugar, tem o grave problema daqueles que ficam para o final e já não são atendidos com a mesma eficiência, não por culpa dos proprietários, mas sim, pela impossibilidade de se saber a real demanda; em terceiro lugar, a idéia de se trazer os chefs foi sensacional, não resta a menor dúvida, mas no sentido prático, ficou o prato elaborado por eles, que, me corrijam se falar alguma besteira, eu particularmente acho, até por ser, como já disse, frequentadora dos restaurantes, o cardápio já é excelente, podendo os nossos "chefs", também serem convidados para participar de um evento destes em restaurantes da capital; Em quarto lugar, que é o motivo pelo qual ousei aqui escrever e sugerir, e em vista do todo que acima expus, tenho pra mim, que um evento assim, deve ser várias vezes repetido, mas que se faça através de uma feira gastronômica, como ocorreu na Capital, onde cada chef elabora seu prato, fazendo ainda publicidade de seu próprio restaurante e que, com o número de participantes, se igual ao deste final de semana, todos estariam abrigados e espalhados pelos restaurantes de Antonina; Em quinto lugar, achei uma pena que o comércio local estivesse fechado, portanto, outra idéia, para aproveitar este evento, a cidade deveria estar toda em festa, com todas as portas abertas, ou seja, fazer parcerias também com os comerciantes locais, pois o turista quer ser bem atendido; Em sexto e derradeiro lugar, parabenizo os idealizadores, o que disse foi apenas a título de comentários e para edificar, Antonina precisa disto e da forma que foi já foi ótimo, vamos correr atrás de um prejuízo de décadas e é o nosso trabalho de formiguinhas, que irá levantar nossa terra, já estamos cansados de esperar pelo Estado e União, pois o próprio Município não tem condições sozinho, para fazer uma obra deslumbrante. Estou disposta a ajudar.
ë isto ai! Vamos corrigir as falhas e partir para outra. O importante é não esperar muito dos políticos. Estes só aparecem na hora da foto.
Concordo com seu parecer, Luiz Henrique, é preciso estruturar a cidade para este tipo de evento. Vi muitas pessoas nervosas, alteradas e até xingando pelo tumulto em frente aos restaurantes.
Também assino em baixo de tudo o que a Mácia falou, sinceramente não entendi o comércio fechado num dia de tanto movimento.
Outro fator importante é perceber que os pratos de Antonina não ficam devendo nada a nenhum chef de cozinha, nem daqui de Curitiba, nem de lugar nenhum.
Sugiro que o próximo evento seja para divulgar os pratos deliciosos dos restaurantes de Antonina.
Nossa amada Antonina merece ser reconhecida e não adianta esperar que os políticos façam isso, eles não estão nem aí.
Aproveitando, gostaria de perguntar o que a Secretaria de Turismo de Antonina faz?
Quais são os projetos da Prefeitura para incentivo ao turismo?
Se alguém souber, por favor me avise.
Soraia
Muito pertinente o comentário sobre o sucesso da publicidade e do potencial turístico de Antonina. Mostra que Antonina é a cidade mais querida do Paraná...Agora deve-se pensar num próximo evento, com a mesma publicidade, mas consertando os erros.O Camboa Capela tem condições de participar e atender parte da demanda excedente... Fora isso, o aviso de "reservas" por telefone ou email pode ajudar na programação. Um abraço e parabéns pelo blogue, Marcos.
ANTONINA, A CIDADE MAIS QUERIDA DO PARANÁ!!!!
Valeu Marcos!!!!
muito engracado, quando sao convidados para participarem de reuniaos,ninguem aparece! pra esse evento acontecer foram feitas inumeras reuniaos, pergunto quantos proprietarios de estabelecimentos estavam presentes: sera que preciso citar os que participaram? foi um sucesso podemos constatar, como tem gente entendida na area de turismo, sabemos que muito coisa tem que ser feita; quem sabe num proximo evento mais pessoas entendidas participem. parabens pelo blog....
Antonina mais querida do Pr... é parecido com mulher de malandro. leva pancada demais.
a coisa funciona somente quando a iniciativa particular pega no pesado, que essa prefeitura.... deus me livre.
O GOVERNADOR VEIO PARTICIPAR DO EVENTO E ALMOÇOU NO MERCADO.COM CELSO FREIRE.
Anônimo 20:12, antes de ficar falando merda nesse blog, leia essa lei.
Lei do Turismo - Lei 11771/08 | Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008.
Estava muito ótimo(sic) o evento. Agora quem quer beber água limpa tem que chegar primeiro. Destruir em Antonina, faz parte da cultura de alguns "broxados" que ainda praticam Carlos Lacerda. Construir é que são as coisas. Ainda bem que temos a maioria de pessoas capacitadas para fazer um grande evento.
Assinatura.
Geraldo T Mello Rêgo
Realmente ninguém esperava um publico tao grande neste Weekend, foi muito bom, ao perceber a quantidade de veículos chegando na cidade,ja pensei: Será que vai caber tanta gente? rsrs.cheguei em ksa, comi meu miojo e sai pra rua apreciar o movimento. deparei com muitos carros voltando,pois falavam que nao havia mais onde comer, e realmente era isso, todos os lugares que vendiam comida, restaurantes, lanchonetes, bares, que estavam abertos, estavam lotados, isso é muito bom, Faltou antonina pra tanta gente. ksks.
Apesar da falta de estrutura, o evento deu certo e tomara que continue...
sabe uma ideia que seria bacana, no proximo ano, transformar a avenida em um restaurante , cobrir ela do inicio ao fim, montar mesas e cadeiras, banheiros quimicos, ai sim queria ver se nao kbria todomundo.
Galera que veio. faça o Boca a Boca Positivo, e os antoninenses que gostam de criticar. reflitam, abram o comercio quando a cidade esta lotada...
e aí sogrão kde LULUCAH? a gata mais gata de NINA
Bruno
Sr. Geraldo,
O Sr. tem razão. Li rapidamente a lei 11.771/08. Não menciona os governos municipais como acionadores do turismo, muito menos como responsáveis pelo progresso do turismo em suas cidades.
A PREFEITURA AQUI DO REINO ESTÁ CUMPRINDO A LEI E PODE DORMIR SOSSEGADA. OS EMPRESÁRIOS E A CIDADE QUE SE LASQUEM.
Será que entendi direito? Como a lei não manda a prefeitura não faz?
PQP... é o fim da picada.
Vejo pelos comentários que Antonina está disposta dar um salto de qualidade, no que diz respeito ao turismo. Todos as opiniões foram relevantes e agrego a elas a questão dos empregados dos restaurantes, no que tange aos seus direitos trabalistas, bem como o pagamento dos impostos gerados pelos eventos, pois geração de renda e emprego dependem, inclusive, da arrecadação.
falar é facil ,ate papagaio fala ...só quem é do ramo sabe como é dificil e penoso nossa profissao...anonimo ctba
Mosca varejeira:
Enquanto apenas continuarmos discutindo e não planejarmos, não chegaremos a lugar algum.
Mais um evento de sucesso,diga-se de passagem de muito sucesso,felizmente não atingimos a perfeição,estamos próximo,devemos continuar ouvindo as partes interssadas e corrigindo os erros,e logo logo seremos referência em eventos de gastrônomia.
Nada de lamentos. Fácil é 'dormir em berço esplêndido'. Todo o resto exige trabalho e dá canseira.
Bem que a prefeitura podia esclarecer qual foi sua parte na promoção do evento.
gastronomia . NUNCA MAIS.
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