"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Da presunção da inocência ao assistencialismo danoso

Segundo informações que recebi e li, a ex-prefeita de Antonina, Mônica Peluso, conseguiu reverter na justiça seu processo de inelegibilidade. Segundo a sentença, o juiz acatou a apelação da ex-prefeita, alegando erro de objeto, pois o decreto legislativo que a condenava não lhe garantia ampla e irrestrita defesa.
Não vou aqui condenar sumariamente dona Mônica Peluso enquanto o processo não for tramitado em julgado. Vou aceitar a antecipação de Tutela em seu favor, pela simples razão que uma decisão judicial dever ser respeitada e cumprida. Minha visão sobre o fato segue os princípios da presunção da inocência, cuja máxima deve ser seguida enquanto o processo não esgotar todas as instâncias judiciais. Embora o julgamento e a condenação política não sigam essa égide, sinto que Mônica Peluso já sofre com o estigma da improbidade pelos seus adversários políticos e parte da opinião pública. Como, por princípio, não faço parte desse coro, presumo que a ex-prefeita é inocente até que se prove o contrário.
Esse estado de direito deve ser respeitado e entendido na sua essência, para que não retrocedamos em nosso processo civilizatório. Nossa concepção sobre o caso da ex-prefeita definirá de que forma queremos evoluir socioculturalmente ou, ao contrário, cristalizarmos o desrespeito aos códigos éticos e legais, nos quais uma sociedade justa e igualitária se sustenta.
Isso posto, o meu respeito à decisão proferida pelo juiz, bem como presumir a inocência de Mônica Peluso não me impede de exercer o legítimo direito, como cidadão, de criticá-la como gestora. Para mim ela representa o atraso: com seu assistencialismo danoso, com sua pouca visão para aplicar políticas públicas e desenvolvimentistas. Na minha ótica, a ex-prefeita segue a linha do populismo pequeno, pois faz dele um instrumento aliciador de humildes, com o intuito de fazê-los reféns de seus interesses pessoais e políticos. Essa complexa ligação que ela tem com o eleitorado fez dela uma espécie de mãe dos pobres e estes, por gratidão ou conveniência, retribuem com apoio popular, em troca de algumas migalhas.
Não encaro essa práxis política da ex-prefeita como crime e muito menos ilegítima. Vejo-a como anacrônica para uma cidade, cujo povo carece de uma qualidade administrativa que lhe dê a condição de se desenvolver econômica e culturalmente. Mas como o político é a cara de quem o elege, não posso deixar de reconhecer que a senhora Mônica Peluso tem seus predicados, pois, para muita gente, a cidadania não passa de um trocado que lhe permite vender seu voto em troca de uma caixa de remédio ou de uma cesta básica.

23 comentários:

Gilson Cruz disse...

É melhor o povo ter uma mãe,de que ser um povo orfão!

Anônimo disse...

Mas, e o que dizer dos últimos prefeitos que foram tidos como esperança de progresso de nossa cidade e que agora em todas as pesquisas feito até pela prefeitura aparecem com baixo rendimento, enquanto que ela continua a sua popularidade. Ela, para seu conhecimento não é isso que você apresenta. Ela tratava os funcionários da prefeitura com dignidade, sem humilhá-los, ao contrário dos demais. Veja quando ela assumiu o governo municipal, encontratou a frota de veículos totalmente sucateada, ela adquiriu 30 veículos. Ela construiu 3 escolas novas e restaurou muitas outras. Ela fez parte do apoio dado a im plantação do Terminal Ponta do Felix, propondo incentivos fiscais e tudo mais. Paro por aqui, se informe mais, que lhe direi outras atividades.

Geraldo disse...

O que a dona monica fez?
encheu os bolsos de dinheiro!

Chegou em antonina com uma mão na frente e outra atrás e saiu rica e com muitos processos nas costas, mas como é "mui amiga" e aliada de políticos influentes, os processos ficam estagnados e ela volta como candidata!

E o povo antoninense, sempre tacanho, que votou no serra e no beto richa, vai votar nela, é claro!

Anônimo disse...

Concordo com o editor, quando diz que o julgamento será feito pelo povo! Para mim, o tempo do império dela foi de estagnação de Antonina. Por outro lado, ela apenas copia políticas de assistencialismo que vêm dando certo há décadas no nosso meio político em todo nosso imenso país. O problema é falta de educação e vivência democrática, porque, eu não preciso chamar ninguém de "tacanho", porque votou neste ou naquele, mas respeitar a vontade do eleitor. Para o comentário que fala das obras da ex-prefeita, digo que, licitações são os maiores filés nas mãos de nossos dirigentes para a corrupção (não estou acusando ninguém, pois nem conheço as acusações contra ela). Entretanto, gerar empregos, melhorando a economia da cidade, isto não se vê e não se tem retorno pessoal, assim, não intressa.

Anônimo disse...

por gentileza me digam onde essa dona monica mora e quais locais frequenta pois mora na terrinha a dez anos e posso contar nos dedos de uma mão as vezes que a vi pela cidade, se liguem temos que renovar, coita do do juninho onde esse rapas trabalha?

JUBA disse...

Como logo teremos eleições ai vai umas dicas ao nobre povo capelista.




Você sabe como identificar um “falso líder político”?



1. Ele não participa dos acontecimentos do dia a dia da sua comunidade, mas quando passeia nela, sempre procura algo para reclamar. Com certeza ele só vai procurar algo errado. Fará apenas isso!
2. Nas suas raras aparições públicas o “falso líder político”, dedica-se (especificamente assim) em encontrar falhas nos outros líderes, monitores e idealizadores ali presentes. Critica de verdade, sem pudor, sem a comprovação do fato e da fonte, sem caráter, sem responsabilidade, e banalizando o acontecimento. Ao encontrar essas falhas, (“ele”) passa a pulverizá-las para os seus seguidores. Estes, os encarregados de fazerem a propaganda negativa andar conforme a estratégia do seu falso líder.

3. Sua postura original (fruto da sua personalidade) é somente criticar. Agora, quanto às coisas boas ele não comenta nada, não elogia, fica na sua e em absoluto silêncio e jamais admite que a ação do próximo seja uma boa ideia.

4. “Ele” nunca aceita missão, compromisso ou incumbência alguma. Lembre-se que o “Dom” do Falso líder político é somente criticar, e nada realizar.

5. Quando lhe é solicitado a sua opinião sobre qualquer assunto, responde que não tem nada a dizer contra e nem a favor, e depois (às costas do seu próximo) espalha como deveriam ser as coisas na sua "opinião". Opinião essa que sempre será 100 % contrária conforme o assunto lhe fora apresentado.

6. “Ele” não faz o primariamente necessário no dia a dia da sua comunidade, que é participar. Quando muito faz é apenas propagar que a sua comunidade está sendo dirigida e dominada por um grupinho. Pois se não tem a sua participação (do falso líder), é porque é um grupinho.

7. “Ele não ler nada que é publicado por outra pessoa, não participa da vida social da sua comunidade, não faz leitura diária dos informativos da sua cidade, da sua paróquia; apenas afirma que neles não há nada de interessante e que eles deveriam ser diferentes.

8. Ao ser convidado (e quando vai) para qualquer evento, simplesmente recusa. Alega que vai fazer algo; sua justificativa pela sua falta de tempo. Não comparece, para depois sair exercitando o seu “Dom” (criticar), com a seguinte afirmação: Essa turma quer sempre mandar na comunidade e eu sou uma pessoa democrática. Sou diferente deles, eu me preocupo com os outros e com a comunidade."

9. Como “ele” sempre tem problema de relacionamento com todos, principalmente com as lideranças políticas, procura vingar-se fazendo suspeições, acusações e divulgando "erros " por esses supostamente cometidos. Posicionamento esse que a psicologia credita como sendo essas as atitudes de pessoas carregadas de traumas, por não atingirem as suas ambições. Procedendo assim (tentando passar uma imagem boa e sem falhas humana), “ele” quer justificar que não possui traumas.

10. Ele não sugere, não participa, não lidera de fato, não apresenta novas ideias. Mas quando olha alguém com esses procedimentos, ali está o seu novo alvo para as suas críticas.

11. Se “ele” recebe questionários solicitando sugestões, e se o tutor desses não adivinhar " suas ideias e pontos de vista, (“ele”) fica vermelho e passa a destilar o seu veneno (suas críticas) e as espalha se dizendo que fora ignorado e que é perseguição política à sua pessoal.

12. Para “ele” você não pode possuir veículo, ter uma boa casa e ........ que tá desviando. Mas não justifica suas transgressões, já do conhecimento de todos.

13 - logo mais ele vai chegar até você se dizendo ser “o salvador da pátria e que não compra o seu voto, pois o voto é consciência e ela não tem preço e, mesmo que tivesse, lhe falta o dinheiro; mas que precisa da sua ajuda para continuar .................. e etc e etc”. Que podemos dizer, exercitando o seu “Dom”: criticar. Criticar tudo, e todos!

Após todas estas dicas, você já sabe identificar o “Falso lider político” muito nocivo à nossa comunidade?


Raymundo José

Antonio Silvério dos Reis II disse...

Será que o Raimundo José, frequenta o Jekiti e lê o blog palavra do bó.

Anônimo disse...

Permita-me discordar tanto do único, exclusivo pré-candidato a qualquer cargo da cidade dele 'O Eterno Raymundo José'ou, Rei do Mundo, mundo dele né é lógico, e discordar do Juba por esta postagem sem texto e contexto. Desculpa.

Se for assim, fica a dica ao Mano Meneses - Téc. da Seleção Brasileira, não convoque mais jogadores que não jogam mais aqui no Brasil, estes jogadores de fora estão literalmente fora da copa, vamos somente com os nossos pratas da casa. E que Deus nos ajude.

Experiência externa nunca mais, pelo menos é o que deu para entender no relato do Rei Mundo, essas experiências não serve, somente as experiências vividas aqui em Antonina. Problema meu, é problema seu, o nosso, mesmo que de fora não serve, a dor tem que ser somente nossa, viu povo varonil dos quintos dos infernos do Brasil. Até que deu rima essa coisa.

Essa foi pra acabar Juba.

Raimundo "O Fagner" disse...

A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara

Amigos do Jekiti disse...

Devo fazer justiça a senhora Mônica Peluso. Nenhuma administração, antes e depois dela, alavancou Antonina. Se Canduca conseguir trazer para Antonina a tal empresa do Pré-sal, entrará no rol das exceções dos bons administradores.
Mas como o tal projeto está nas vias das boas intenções, continuaremos a desdenhar pelas esquinas todas as administrações dos últimos 40 anos.

Anônimo disse...

RAIMUNDO JOSÉ POR QUE NÃO TE CALAS.

Dr. Nhão Freud disse...

Raimundo José é o alter ego do pink river dolphin.

Nào sou antoninense mais amo essa cidade disse...

o juba até que vinha bem em seus comentários. esse foi de uma infelicidade tamanha. mas ele é gente boa, vai se redimir deste pequeno errinho.

Anônimo disse...

AMIGO JUBA POR FAVOR ENUMERE AS COISAS BOAS NESTES TRÊS ANOS DE MANDATO DO NOSSO NOBRE ALCAIDE?

PORFAVOR.

O BARÃO DO MORRO DA CRUZ disse...

20 de Novembro: Data Comemorativa da Morte do Subversivo Zumbi dos Palmares

Em profunda meditação antes de mais uma obra prima litherária
Prezados prosélitos de São Josémaria Escrivá, amigos que prezam a família, a tradição e a propriedade, e principalmente os latifúndios,

O dia 20 de novembro, também chamado pela gentalha, por comunistas e por toda sorte de subversivos como o Dia da Consciência Negra, é uma data cuja comemoração carece de qualquer sentido, pois como já provou o philósopho e futuro membro da ABL, Mister Kammel, no Brasil não há racismo, afinal como bem disse o bom homem branco de bens e benz, somos todos brasileiros.

São fartos os argumentos para comprovação desse fato, da inexistência de racismo no Brasil, seguem uns poucos exemplos:

“Ainda em 1999, a população branca que trabalhava tinha rendimento médio de cinco salários mínimos. Pretos e pardos alcançavam menos que a metade disso: dois salários. Essas informações confirmam a existência e a manutenção de uma significativa desigualdade de renda entre brancos, pretos e pardos na sociedade brasileira.” – http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/ontemhoje.html


“De alguma forma, os serviços do Estado reproduzem o preconceito de parte da sociedade. Pesquisas mostram que nos locais onde a maior parte da população é negra o serviço tende a ser pi0r”

Eliane Barbosa, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo que publicou um trabalho analisando políticas públicas que lidam com desigualdade no país, diz que parte dos médicos dão tratamento diferenciado a indivíduos brancos e negros, mas não apenas ns serviço de saúde público como também no privado.

“Em alguns casos os médicos consideram que as mulheres negras, por exemplo, são mais fortes que as brancas, que elas não precisam dos mesmos cuidados”, diz Eliane, que tem 40 anos e faz parte da parcela dos 15,2% dos negros que possuem plano de saúde no Brasil.

Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, a proporção dos brancos com acesso plano de saúde é o dobro, ou 31,3%. - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111116_negros_saude_ciscriminacao_mm.shtml


“Negros e brancos ainda não têm o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo a Síntese de Indicadores Sociais de 2010 (SIS), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra que as pessoas que se classificam como pretas e pardas entre as opções oferecidas pelo IBGE (as outras opções são “brancos”, “amarelos” e “indígenas”) já são mais da metade da população (51,1%).

Mesmo assim, o número de estudantes brancos no ensino superior é mais que o dobro do de negros. Segundo o instituto, 62,6% dos estudantes entre 18 e 24 anos nas universidades são brancos, contra 28,2% que se declaram pretos e 31,8% pardos.” - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100917_educacao_ibge_cc.shtml

Esse dia detestável, pelo péssimo exemplo de revolta contra o status quo de uma elite progressista, sofisticada e esclarecida como a nossa, deveria ser duramente reprimida pelas autoridades, pois não passa de mais um mote divisionista – querem nos transformar em uma nação bicolor – dos subversivos, que pregam o comunismo internacional, de demagogos e oportunistas que sempre se aproveitam dessas situações.

Mas esse governo corrupto de Dilmolullistas vendidos a anarquia sindical e aos rubromarxistas, nada fará para reverter esta situação absurda. Pior ainda, estão transformando a data em feriado, tudo para nos dividir, e incentivar a sublevação contra a ordem estamental estabelecida.

Pelo status quo, reafirmemos sempre: Não somos racistas!

Amigos do Jekiti disse...

prof. hariovaldo fazendo escola...hahhaha

Anônimo disse...

um fã diz para michael jackson:- vc precisa fazer algo por nós os negros ,sofremos discriminação e preconceito... michael responde :- eu sei, tbm já fui negro...

Martin Luther da Silva Roussef disse...

Eles são invisíveis na mídia, são negros, são discriminados, são amordaçados para que não gritem a situação que ainda os escraviza mais de um século após a Casa Grande colocá-los na rua sem passado, sem futuro, sem meio de sobreviver.

Em pleno século XXI, os negros ainda ganham menos, morrem mais de causas violentas e padecem de tudo mais que se sabe. E isso, sobretudo, porque brancos ricos que detêm o poder de Estado investem contra eles para garantir que continuem invisíveis.

Amigos do Jekiti disse...

Martin, vc foi certeiro no comentário. O negro, o homossexual, o nordestino ainda sofrem por conta dessa ética branca e cristã, que os alijou do processo civilizatório e os renegou aos guetos, periferia e morros deste país. O PT não representa este povo, mas é o único partido que se aproxima, com políticas públicas, do ideário socialista.

Anônimo disse...

Meu amigo Luiz Henrique, o PT não se aproxima de nada mais. A corrupção atingiu até os vestibulandos de bons propósitos! Para permanecer, tem que ceder... A única força que resta, é que o brasileiro é povo valente, e por demais de crédulo! Sempre achando que amanhã dará certo, mas isto nos torna pacíficos e faz dos homens poderosos cada vez mais corruptos. Neste país não é só o negro que sofre. No meio da miserabilidade, o negro e o branco, sofrem e sofrem mesmo! O roubado é tanto o branco como o negro. Do negro foi roubada a sua terra natal, direito de viver em seu próprio paraíso, para viver na completa escuridão e a eles muito devemos. Mas dos seus descendentes negros e dos brancos e dos índios e dos amarelos, de nós brasileiros, está sendo roubada a dignidade, o direito de decidir de verdade, porque num país de boatarias, de mentiras, quem sabe dizer o que é certo e o que é errado, o que é verdadeiro ou falso, quem está envolvido ou sabia do envolvimento, etc., etc., etc.?

Martin Luther da Silva Roussef disse...

‘Preto para ter um carro assim, só se for roubado’ diz professora racista para aposentada

Alexandre Barreira, no Diário de Mogi das Cruzes, sugerido pelo Julio Ribeiro Xavier

A aposentada Sandra Aparecida dos Santos, de 58 anos, alega ter sido vítima de injúria racial, na tarde de segunda-feira, na Rua Presidente Rodrigues Alves, no Centro de Mogi das Cruzes. De acordo com Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado no 1º Distrito Policial, a acusada de proferir as ofensas contra a funcionária pública aposentada, que é negra, é a professora Iracema Cristina Nakano, de 53 anos.

A discussão teria ocorrido nas imediações do Mercado Municipal. De acordo com Sandra, Iracema teria alegado que o carro da aposentada, um VW Fox prata, placas DKC-1142/Mogi, era seu e que havia sido furtado há quatro meses. No entanto, mesmo com as negativas de Sandra, Iracema teria insistido que o carro era dela e dito que “preto para ter um carro assim, só se for roubado”. Esta frase foi ouvida pelo marido de Sandra, o policial Carlos Roberto Madeira Pereira, e a testemunha M.D.E..

“Senti-me humilhada. Nunca imaginei que chegaria aos 58 anos de idade e passaria por isso”, desabafou Sandra, que trabalhou por 33 anos no Hospital Luzia de Pinho Melo. Ela contou que o ex-marido da professora e a tia dela é que pediram desculpas pelo fato.

A aposentada ainda descreveu que a professora abriu seu carro, olhou o interior do veículo e teria continuado a afirmar que o mesmo era o dela, que havia sido furtado e está em nome da tia, Helena Cardoso Siqueira. “Mesmo com todas as evidências contrárias, ela continuou insistindo em algo que não tinha qualquer razão. Além disso, foi totalmente irresponsável com os comentários racistas que fez. Ficamos surpresos de ela ter feito isso sendo uma professora, que deve educar e ensinar as coisas certas”, destacou Pereira, que pretende processá-la por danos morais.

A reportagem de O Diário entrou em contato com a professora, mas não teve êxito. A ocorrência foi registrada pelo delegado Orli de Morais e sua equipe formada pelos policiais Ivone, Laudemiro e Arlindo. Ele entendeu que houve crime de injúria racial e determinou a prisão da professora, que pagou fiança de R$ 545,00 e responderá em liberdade. A pena para o crime é de até 3 anos de prisão.

http://www.viomundo.com.br/politica/preto-para-ter-um-carro-assim-so-se-for-roubado.html

Amigos do Jekiti disse...

Anônimo, de 01/12.
Vc precisa ter uma atitude crítica em relação a tudo que vc ^vê na TV e lê nos jornais. O pior é que em nenhuma das várias denúncias foi apresentado um indício de prova, pq a grande mídia sabe que não é preciso.
Na A.L. de São Paulo muitas CPIs foram abafadas, para apurar irregularidades envolvendo tucanos, mas isso não interessa à grande mídia, pois o que ela quer é ter de volta essa turma que tanto a bajulou com finaciamentos e leis convenientes.

Anônimo disse...

Engraçado, parece que o que importa é o volume, quem fez mais safadezas. Acontece, que não estamos e nem devemos discutir quem fez mais ou menos, ladrão é ladrão!

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento