"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



terça-feira, 8 de novembro de 2011

GARAPA - UM RETRATO DA FOME

Um amigo anônimo enviou-me uma dica sobre o documentário do diretor José Padilha (Tropa de Elite), no qual mostra a vida de três famílias cearenses que convivem diarimente com a fome. Embora retrate a realidade brasileira, Garapa não é um documentário sobre a fome no Brasil e sim uma janela pela qual nos permite olhar a miséria no mundo.
Segundo a ONU 920 milhões pessoas passam fome no mundo. Aqui no Brasil são 11 milhões.
Garapa é uma mistura caseira de água com açucar que as pessoas tomam para sobreviver.
O que considero relevante é a discussão, pelo foco da ética e da cidadania, sobre as possíveis causas da fome no mundo e as soluções para eliminá-la.
GARAPA - parte 1/8 (vejam o restante no youtube).

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando moleque, corria descalço e vivia trepado nas goiabeiras em Antonina, cheguei a conhecer casos semelhantes ao documentário Garapa. Confesso que, ao ver este vídeo quase chorei. Hoje as coisas melhoraram muito no Brasil, mas o problema está longe de ser resolvido. Verbas existem o que falta é conscientização e seriedade dos políticos e cobrança do povo. Cidadania não é apenas reclamar e falar mal deste ou daquele político. Temos todos que fazer um pouco, por pouco que seja.
Se todos contribuírem com um pouquinho (nem estou falando de dinheiro), a coisa anda.
Felicito e parabenizo o retorno do amigo blogueiro e sua família (que filha linda heim?). Tenho ainda uns filhos solteiros aqui, para ser exato três. Espero que fique por muito tempo, fazendo as nossas cabeças e divertindo-nos com suas "tiradas" bem humoradas.

O BARÃO DO MORRO DA CRUZ disse...

Repasso abaixo o texto escrito pelo meu primo e dar ciências aos frequentadores do Jekiti.

Ass.: Barão do Morro da Cruz

Ultrapassada e desnecessária, lei áurea é obstáculo à livre iniciativa no país
12/11/2011
By Marquês do Morumbi

Tratados com muito amor e carinho, os trabalhadores compulsórios recebiam alimentação, vestimentas, cuidados médicos e habitação para morarem perto do serviço. Hoje a realidade é outra.

A crescente ameaça da hiperinflação, preconizada pela bela virago no Bom Dia Homens Bons, urge com que sejam tomadas medidas econômicas responsáveis e austeridade fiscal. Sem dúvida, é mais do que urgente se fazer uma ampla reforma trabalhista, começando pela revisão de uma lei antiquada e eivada e forte influência do marxismo sujo.

A famigerada “lei áurea“, editada por uma outra fêmea insubmissa que ora ocupava também indevidamente o cargo maior da nação, provoca vários danos à economia da nação.

Imenso aumento do custo da mão-de-obra, falta de competitividade dos nossos produtos no exterior, além de estimular a multiplicação das horrendas e antiquadas carteirinhas azuis da CLT, são algumas de suas perversas consequências.

É preciso dar um fim a esse verdadeiro atentado que restringe a propriedade de outros seres por homens bons, o que configura grave ameaça à livre iniciativa e à propriedade privada. Além do mais, não se deve abalar os sagrados estamentos da pátria, pelo qual a gentalha é colocada em seu lugar de direito e não deve se misturar aos homens de bem. Portanto, flexibilização laboral já! Abaixo a comunista lei áurea!

Que São João P2 nos livre do marxismo trabalhista!

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento