"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A votação da Câmara dos Vereadores e eu

Por Sonia Nascimento
Blog Meus Contos Teus Poemas

Como se esperava, a alteração do Plano Diretor foi aprovada ontem pelos vereadores. Surpresa para os eleitores de Margarete foi o seu voto a favor. Isso exige uma discussão à parte, que farei no momento devido.
O que me impressionou foi a fumaça que os favoráveis à alteração jogaram sobre os olhos da platéia selecionada: de que a AMBB é contra o progresso e os empregos. Mais ainda, que seríamos o retrocesso de quem já tem o seu ganha pão garantido e dos que esperam pelos novos empregos. Em nenhum momento o padre Marcos, defensor da Fortesolo, falou da ilegalidade da construção do barracão, nem da falta de discussão do tema com a população DIRETAMENTE AFETADA, da qual, senhor padre, senhor prefeito, senhores e senhora Vereador@s, faço parte. Moro nas Malvinas. Minha casa fica bem no lugar onde o prefeito quer instalar uma área industrial. Estou aposentada,senhor padre, e o único patrimônio da minha família é esta casa, que os senhores pretendem transformar em pó (de adubo e quem sabe do que mais).
Não me envergonho de fazer a luta política, porque qualquer reivindicação de cidadãos é luta política. Lutar pelos direitos (meus e dos outros) não é vergonha nenhuma, senhor padre. Sua igreja sempre tentou vender essa imagem, de que os cordeiros de Deus devem mugir somente quando o padre deixar, e serem tangidos para onde a igreja quiser ou for do interesse dela. O senhor não vai conseguir me fazer sentir envergonhada de lutar pelos meus direitos e da minha família. Direito de morar num bairro decente, sem poluição, sem sujeira, sem perigos.
O senhor sabe que a questão não é de empregos. O senhor sabe que os empregos podem ser construídos no local adequado. O senhor sabe porque a Fortesolo não quer construir no porto e sim na entrada da cidade. Porque o senhor e o prefeito não querem contar isso para a população? Eu quero saber. Eu TENHO O DIREITO ASSEGURADO EM LEI DE SABER. A Lei 20/2008 me assegura esse direito.
O senhor jogou fumaça nos olhos dos rapazes fortões convidados a lhe aplaudir. Não ouviu, ou fingiu não ouvir a fala da AMBB. Nossa fala pedia a legalidade do processo. Não dissemos, em nenhum momento que somos contra os empregos. PORQUE ESSES EMPREGOS TEM QUE SER CONSTRUÍDOS NOS BAIRROS POPULOSOS, NA ENTRADA DA CIDADE? Nem o senhor, nem a Câmara, nem o prefeito respondem a essa pergunta.
Por fim, senhor@s todos envolvidos nessa grande trapaça, asseguro que não vou parar de lutar. Lutar não é vergonha. Vou combater o bom combate, como fizeram meus pais e como a minha família, da qual muito me orgulho, sempre fez.
Que Deus se compadece da alma do padre. Ou não (como diria aquele velho compositor baiano).

Por Amigos do Jekiti
Os que leram minha postagem sabem que não sou a favor do atual plano diretor, no que tange ao uso e ocupação do solo para fins industriais e muito menos este que foi votado ontem. Não vou aqui explicar os motivos pelos quais da minha contrariedade para não perder o fio da meada sobre o que acho a respeito dessa manipulação canônica sobre o povo de Antonina.
Sou antoninense e sei como pensa sua sociedade, principalmente a sua postura de rebanho. Já escrevi sobre o laicismo do estado e o hino de Antonina que invoca a padroeira como única protetora da cidade, já escrevi do absurdo que é a Mitra querer fechar o restaurante Bulganvill para doutrinar as crianças capelistas e outras coisitas mas sobre a posição desagregadora da igreja em relação aos homossexuais. Mas quem sou eu para mudar os ditames da igreja e a postura de rebanho dos seus fiéis.
De tudo que li o que mais me espantou foi a posição da representante do PT na votação, direta ou diretamente, apoiando os interesses da empresa com a qual a “rádio do padre” tem relações comerciais. Que tudo é uma questão financeira, eu não duvido, e agora concluo que há por trás de tudo isso um interesse eleitoral. Se o PT pretende receber apoio do atraso e através dele fazer seu trampolim eleitoral, que o faça, embora entenda que na política o pragmatismo seja uma arma importante para qualquer projeto de poder. Como não sou político, nem filiado partidário e muito menos ‘dizimista’ adestrado, sinto-me livre para opinar e espinafrar (com respeito) qualquer vinculo nefasto na política.
O que me intriga também é a posição da maioria dos blogs de Antonina, cuja relação com a comunidade se limita a espinafrar a administração sem jamais se posicionar (contra ou favor) sobre as questões que envolvem o posicionamento do líder católico em relação às causas mais prementes daqueles que ficam a margem da "proteção divina", como os homossexuais e o fechamento do Bulganville.
Vontado a "vaca fria", como diz a Sonia, reputo essa cumplicidade da representante do PT com o atraso, mero interesse eleitoreiro, como se Antonina fosse obrigada beijar a cruz e pedir a benção para continuar sua sina de cidade decadente.
Não vou mais perder meu precioso tempo com essa história e muito menos me indignar com as manobras feitas no breu das docas das instituições antoninenses. Deixo a decisão para o povo e que ele seja sábio na hora de botar seu voto nas urnas e seu dízimo na sacolinha.

45 comentários:

Anônimo disse...

Senhores empresários do turismo: mudem pra outra cidade (Morretes, por ex) - enquanto é tempo.
Aqui Vs. não são benvistos e nem ouvidos.
Vocês 'atrapalham' o 'pogressio' desta terra!!!

Anônimo disse...

sera que a vereadora não ficou com medo de ser transferida do porto para outra cidade, afinal ela trabalha na ponta do felix mas nunca a vemos no trabalho somente pelas ruas da cidade dia e noite, que mulher de sorte dois empregos que cairam do ceu, isso é se cargo politico for emprego.

Amigos do Jekiti disse...

Pelo que me consta ela exerce função no legislativo e está licenciada do seu vínculo empregatício.
Portanto, não seja maledicente.

Anônimo disse...

Os Vereadores são 'carneirinhos' do prefeito. Só faltava a Marga entrar no time. entrou.
Porque será que o prefeito nunca, nunca, nunca é contrariado pelos Vereadores???? Alguém poderia ou saberia explicar??? Explicar o que não tem explicação????? Qual é o fator determinante que os torna submissos ao prefeito????
É sintomático:- parece que Executivo e Legislativo do Reino, todos pertencem ao mesmo partido: que partido seria esse?

XÔ SATANÁS disse...

É a volta do PADRE PRICILLA!!!!!

TAVA DEMORANDO!

Só mesmo numa cidade de gente mediocre e ignorante, como Antonina, deixa esse padreco mandar e comandar os destinos políticos, espirituais e sexuais.

O PADRE QUE VÁ CUIDAR DA IGREJA, que aliás já faz muito se assim o fizer.

Mas o que esperar de um padre que acolhe sob sua batina CASAIS ADÚLTEROS da elite falida?

Eis o lema do Padre Piscilla:
HOMESEXUALIDADE NÃO PODE
ADULTÉRIO PODE!!

Isso, desde que o adultero tenha grana pra contribuir com um gordo dízimo!

QUE PODRIDÃO!!



E A DONA MARGA HEIM?
TAMBÉM SE VENDEU?
QUE VERGONHA!!

Anônimo disse...

Uma coisa está bem clara:- não é o prefeitura e a cm que governa o município: é a fortesolo.
se ela resolver mudar alguma coisa, muda-se outra vez o plano diretor da cidade....
pouca vergonha.... políticos de m....

Anônimo disse...

A vereadora Marga nunca me enganou, percebi desde sempre que ela pertence a um partido só: o dela.

Quero ver como ela vai explicar aos eleitores que se vendeu aos interesses escusos do padre e dos políticos safados da nossa cidade.
Estamos em ano de eleição municipal.Será que o povo vai se deixar enganar de novo?

Bacucu com Farinha disse...

Se o povo tiver vergonha na cara com certeza vai dar o troco para essa turma...

...a nossa parte e informar os desinformados...

...está na hora de mudar tudo...

...se continuar do jeito que está, aí sim, não terei dúvidas que o nosso povo é sem vergonha mesmo...

VAMOS LÁ PESSOAL, O TROCO NELES JÁ!!!

Neuton Pires

Maria da Conceição disse...

O povo tem os políticos e o padre que merece.
Me afastei da igreja por discordar dos métodos de da prepotência do padre Marcos.

Ele deveria ser um representante do Senhor, mas será que o Senhor concorda com seus métodos?
Com sua arrogância?
Com sua prepotência?
Com seus preconceitos?
Com sua ganância?
Duvido!

Maria da Conceição

Anônimo disse...

Hummmm, o padreco convidou rapazes fortões para o aplaudir?

~E as carolas não foram?

Anônimo disse...

porque será que os outros blogues não se manifestaram sobre esse assunto, pó de arroz ou pelegos.

PAULO R. CEQUINEL disse...

Apareça lá no Ornitorrinco, anônimo. Entre, de uma voltinha, conheça o ambiente e tome um cafezinho.

Amigos do Jekiti disse...

Como não admito ilações de ordem moral neste blog a postagem anônima das 00;26 foi deletada.
Critiquem mas não ataquem a moral alheia sem provas.
Sejam responsáveis, porra!

Henrique disse...

Para acalmar o clima tenso, pré-carnavalesco deixo aqui uma anedota aos amigos de nossa cidade.

" o carinha em cima do muro. De um lado os bons, os anjos, os bem intecionados, que lhe pediam para pular para o seu lado. Do outro os diabinhos, fazendo festa, muita cerveja, caipirinha, churrasco, energizantes e mulher.Estes não estavam nem ai com ele. O carinha ficou encucado e perguntou. O pessoal do lado de lá está me chamando, gritando para eu pular para lá, e vocês nada, me ignoram. Um dos diabinhos respondeu: Não esquenta cara, O MURO É NOSSO."

Anônimo disse...

Prefeito e Vereadores formam um só coração no amor por esta terra, por este chão!

(kkkkkkkk!!!$$$$kkkkk$$$!!!!)

Anônimo disse...

Duas palavras definem "o coração" na política: 1)- oportunismo; 2)- cifrão. Isso mesmo $$$$$$$$$ é o que se vê.

o padre tá maculando o altar, quando se expõe ao serviço dessa gente. (inocente útil).

Márcia disse...

Não é que não queiramos o progresso, Antonina precisa sim de uma sacudida para, como disse o poeta "sair desse marasmo", mas temos tudo para deslancharmos no turismo, com muitos empregos! Com o turismo, nossa querida cidade seria preservada e continuaria a ser a bela cidade histórica do Paraná. Foi assim que muitas outras cidades brasileiras sobreviveram e sobrevivem! Era isto que eu queria para meu futuro de aposentada...era isso que eu sonhava, ser novamente acolhida em minha, digamos, terceira idade, pela cidade que me viu nascer!!! Mas também não posso ser egoísta e esquecer daqueles que ainda estão por ganhar a vida e que precisam de emprego e que não querem sair de nossa cidade, destino que sobrou para as últimas três gerações, incluindo a minha. Como dizia o Professor Romildo pelo corredores do então Colégio Valle Porto, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come..." Como acredito em Deus, peço a Ele, sabedoria para todo o povo antoninense, incluindo os políticos atuais e os que virão, que realmente saibam o que estão fazendo e que fiscalizem essas indústrias, dia e noite, para preservar o que nos resta ainda (pelo descaso), pois se depender dos proprietários das empresas, cujo objetivo é a lucratividade, tirarão até o último suspiro desta cidade que tanto amamos!!!

Anônimo disse...

o turismo exige criatividade, diligência, trabalho e esforço por parte da prefeitura. melhor gastar essas forças em alterocopismo
a cidade vai é se afogar no pó da fortesolo.

Anônimo disse...

O 'brog' oficial da prefeitura é tão merda, que traz notícia boa.... de MORRETES !!!

Anônimo disse...

Chegou o carnaval, minha gente!!!
Larguem esses 'baterfolios' intelectuais!!! Agora é relaxar e gozar.
Como??
- Abaixo as sungas e as calcinhhas!!! Todo mundo sentindo o mel e a loucura dos deuses !!!!!
Não se reprimam!!! que a vida passa!!! e o que resta é a lembrança das cosias boas !!!!

(não se esqueçam da camisinha!!!)

(o excitante de Antonina, é que o 'motel' da cidade é de graça:- tá cheio de moita e cantinho escuro pra se confessar que a sacanagem é ótima!!!!!!!!!!!!

VIVA O CARNAVAL DO REINO !!!!!!!11

Anônimo disse...

mais respeito, né, sinaão vao pensar que o carnaval é phoda!!!!!!!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

hummmm... vou cometer adultério..... (eta palavra excitante!!!!)

luiz disse...

O Partidos dos Trabalhadore de Antonina nunca foi e nunca será contra o desenvolvimento de Antonina e no meu entendimento todos os que estavam na sessão da câmara na última terça feira tambem são favoráveis ao progresso da cidade.
Infelizmente os que defendem o Projeto de alteração do Plano Diretor,deturparam o foco da discussão; a Discussão é: que tipo de desenvolvimento queremos para Antonina.
Na fala do padre marcos não ouvi em nenhum momento ele referir-se á violência sofrida pela lei, primeiro libera a construção do barracão, concede alvará e depois quer mudar a lei?
Não ouvi o padre falar em algum estudo de impactos ambientais para cidade, para os moradores do barigui e adjacências.
E tão somente isso que a AMBB, PT e a sociedade antoninense quer discutir. É díficil perceber isso?
O Partido dos Trabalhadores de Antonina é o partido que mais trouxe recursos para cidade e tem posição firmada sobre o plano diretor, o voto da vereadora marga não representa nossa posição,
Luiz Antonio de Souza
Presidente do PT Antonina

Anônimo disse...

recado de um eleitor para essa vereadora, MARGA, MARGA, ASSIM VC ME MATA e dizem que essa vereadora quer ser prefeita da terrinha

Anônimo disse...

SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Che Guevara

POUCA GENTE SABE DISTO, VAMOS ESCLARECER...
ACREDITE SE QUISER:
O PAULO BERNARDO
MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES É MARIDO DA SENADORA
GLEISI HOFFMANN
CHEFE DA CASA CIVIL.
O GILBERTO CARVALHO
SECRETÁRIO GERAL DA PRESIDÊNCIA É IRMÃO DA MIRIAN BELCHIOR
MINISTRA DO PLANEJAMENTO.
ESSA MIRIAN BELCHIOR JÁ FOI CASADA COM O CELSO DANIEL
EX-PREFEITO DE SANTO ANDRÉ, QUE MORREU ASSASSINADO.
VOCÊ SABIA E NÃO CONTOU PRA NINGUÉM?
A doutora Elizabete Sato
delegada que foi escalada para investigar o processo sobre o assassinato do Prefeito de Santo André, Celso Daniel é tia de Marcelo Sato marido da Lurian da Silva que, apenas por coincidência, é filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Exatamente: Marcelo Sato, o genro do ex presidente da República, é sobrinho da Delegada Elisabete Sato, Titular do 78º DP, que demorou séculos para concluir que o caso Celso Daniel foi um "crime comum", sem motivação política.
Também apenas por coincidência, Marcelo Sato é dono de uma empresa de assessoria que presta serviços ao BESC - Banco de Santa Catarina (federalizado), no qual é dirigente Jorge Lorenzetti (churrasqueiro oficial do presidente Lula e um dos petistas envolvidos no escândalo da compra de dossiês).
E ainda, por outra incrível coincidência, o marido da senadora Ideli Salvatti (PT) é o Presidente do BESC.
CONCLUSÃO:
OU A CORRUPÇÃO PARA OU PARAMOS O BRASIL!
SEJA PATRIOTA: Passe adiante.

Voltando a "vaca fria" disse...

A Câmara Municipal de Ponta Grossa tem três meses para diminuir o número de funcionários comissionados, que é maior que o de efetivos.

A decisão liminar é do juiz Gilberto Romero Perioto, da 2ª Vara Cível da Comarca, e atende ação civil pública proposta em janeiro pelo Ministério Público do Paraná e o Ministério Público do Trabalho. A responsável pelo caso é a promotora de Justiça Michelle Ribeiro Morrone Fontana e a procuradora do Trabalho Thais Athaude da Silveira. Constatou-se que a prefeitura tem 75 cargos em comissão e apenas 33 efetivos.

Tanto lá como aqui em Antonina, fica muito difícil uma renovação na camerata municipal, MP neles!!!!

Anônimo disse...

10:45 - E o Jekiti é 'apaixonado' por essa cambada de canalhas..

é mesmo uma pena jogar tanta cultura e inteligência pra defender esses vagabundos...

Anônimo disse...

Ao 12:04

Esta medida judicial tomada pelo MP de Ponta Grossa é uma maneira de não deixar perpetuar do poder público na mãos de poucos, com qual intenção a CM de Ponta Grossa tem mais comissionados do que efetivos? Simples, movimentar um caixa 2, para que nas eleições o postulante a vereador tenha recursos para compra de votos, nos meios políticos isso tem uma nome: "VACA PRETA" - para quem não sabe é o nome de uma bebida em que mistura-se uma maior porção de sorvete e pouca Coca Cola, no caso a Coca é o vereador postulante de uma reeleição e o sorvete são os recursos dos subsídios dos comissionados na proporção de 50% p/ 50% tem caso que chega a ser de 80% p/20%, então quanto mais comissionados mais sorvete e menos Coca Cola para uma campanha.

Uma mudança no sistema político seria uma das melhores maneiras de enfrentar vários males da nossa democracia, como o patriarcado, o patrimonialismo, a oligarquia, o nepotismo, o clientelismo, o personalismo e a corrupção. Este conjunto de valores e práticas que perpassam instituições políticas/públicas e a sociedade são as bases para a corrupção.

Uma nova cultura política deverá ter como base os princípios da igualdade, diversidade, justiça, liberdade, participação, transparência e controle social. Vale ressaltar ainda que uma base importante para esta nova cultura política é a construção de um Estado realmente público, democrático e laico.

Para chegarmos a isso, precisamos enfrentar, com radicalidade, a questão da corrupção. Quando falamos em corrupção, estamos falando de uma forma de fazer política baseada no uso do poder político para a manutenção de interesses privados e particulares e, ao mesmo tempo, interesses privados e particulares assaltando os espaços públicos e de poder. Num círculo vicioso que não tem permitido uma renovação significativa dos quadros políticos brasileiros. Utiliza-se deste expediente para manter-se imune às punições legais existentes e manter-se no poder. Assim a corrupção alimenta o poder e o poder alimenta a corrupção.

A corrupção no nosso país não é apenas monetária/financeira, mas é principalmente o uso do poder político para interesses privados e particulares (aqui incluído o desejo de permanecer sempre em cargos eletivos). Para isso, mudam-se as regras do jogo eleitoral a bel prazer de quem está no poder. Vide o processo que permitiu a reeleição. O maior roubo da corrupção é o roubo do poder de decisão do povo, que não tem nenhum mecanismo de revogação de mandato ou de controle do processo decisório, por exemplo, a não ser o limitado processo eleitoral onde o que mais se conta são as estratégias de marketing dos/as candidatos/as e os recursos financeiros que se tem (muitos oriundos do Caixa 2 dos doadores, fruto da sonegação ou corrupção). Este processo cria, como muito bem definiu o professor e jurista Fabio Konder Comparato, uma “democracia sem povo”.

Nos últimos anos a sociedade brasileira criou alguns mecanismos e tentativas de controle social sobre a ação do Estado. Graças a estes mecanismos (sejam os institucionais como os conselhos, sejam as organizações que monitoram o orçamento público de forma autônoma) e à democracia – mesmo que formal - que os casos de corrupção estão sendo denunciados.

Entretanto, este processo é paradoxal, pois promove a sensação de que o Brasil é mais corrupto na democracia do que na ditadura. Sensação falsa, pois na ditadura não havia liberdade de denúncia, portanto pouco sabemos sobre este período da história brasileira. Algumas forças políticas ainda defendem que para enfrentar a corrupção somente uma ditadura. Mas a história tem mostrado que o contrário é mais verdadeiro. Só enfrentamos a corrupção com a radicalização da democracia e a construção de um poder democrático. Não uma democracia que se estruture apenas na representação (via processo eleitoral e partidos). Mas sim uma democracia que conjugue a questão da representação, com a democracia direta e a participativa.

Anônimo disse...

Recado para o Luiz do PT. é verdade que o pt foi o partido que mais trouxe recursos para Antonina, através do deputado Angelo Vanhoni, mas não foi por causa dos seus belos olhos, nem da Marga ou de qualquer petista na cidade.

O Profeta do Caos disse...

Luiz do PT, a merda já foi feita, vcs deram tiros nos dois pés. Se não era a posição do PT o voto da Marga, reunam-se em assembléia e caçem o mandato dela, por menos que isso a Heloísa Helena foi expulsa do PT, lembre-se, ela nem votou.

Anônimo disse...

Na política, é sempre "toma lá ($$$) dá cá ..($$$$)

Na política do reino só tem gente onesta....(roubaram o 'h')

Anônimo disse...

A "Dita Cuja" já tá se sonhando prefeita.... que margura nos espera.... o PT vai encarar essa?

JUBA disse...

Ai que saudades do Cel. Macedo,

Henrique disse...

Do blog tijolaço do Brizola Neto, veja também o vídeo.



O senador Eduardo Suplicy é, certamente, uma das pessoas mais gentis e corteses da política brasileira. Calcule você o que é preciso para deixa-lo, como no vídeo aí em cima, nervoso e irritado. É que o senador (serrista) Aloysio Nunes Ferrreira, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, hoje, recusou-se a debater sobre os acontecimentos de Pinheirinho – especialmente as acusações de violência sexual contra algumas de suas moradoras, ouvidas por Suplicy – sob o argumento de que se estaria politizando “o episódio para favorecer o partido (PT) nas eleições municipais” e que não se debatiam eventuais reintegrações de posse em governos petistas.
O Senador Ferreira, como Serra um esquerdista nos anos 60, agora prefere acusar “os líderes comunitários do movimento de “parasitas”, atribuindo a eles a radicalização, “o circo”.
Circo, senador? Tirar seis mil pessoas de casa não pode ser chamado de “circo”, a menos que nos queiram fazer de palhaços.

Anônimo disse...

qui é qui ceis queriam: a Marga é do porto e ia votar contra o porto? mais conveniente trair a tropa de cabeça cheia de idéias e de bolso vazio (PT), que lá '.... tem dinheiro de sobra pra financiar campanha....' partido é fácil arranjar...

(a estória dos trinta dinheiros é a estoria da concupiscência humana... dificil resistir, n'é???)

Anônimo disse...

Parabens a AMBB, todas as associaçôes deveriam seguir o exemplo!!
Que este nosso governo,faça o trabalho direito como deve ser feito, que teram apoio merecido.

Contada pelo Menino Maluquinho disse...

O POLITICO ARREPENDIDO, O PADRE E A PROSTITUTA
Aquele velho e desonesto político sentindo o peso dos anos, estava arrependido de sua vida de bandalheiras (existe político arrependido?) e resolveu se confessar. Procurou o padre de sua paróquia e disse:
-Padre, durante toda minha vida de político, fiz todo tipo de falcatrua. Desviei dinheiro de construção de orfanatos, asilos, aceitei propinas, soneguei impostos, e embora já fosse rico quando entrei na política, sempre quis mais e mais, agora milionário, estou arrependido...
O padre ouvia tudo calado, e pensou, pensou e finalmente disse:
-Para que eu possa perdoá-lo meu filho, você terá que doar a metade do que possui, para obras de caridade.
O político arregalou os olhos, era uma fábula de dinheiro!
-Metade? tá doido padre!
-Se não fizer isso, não posso perdoá-lo em nome de Deus, seu apego ao dinheiro não lhe abrirá as portas do Céu...
O cidadão ficou contrariado, mas estava mesmo querendo ser perdoado. Disse ao padre:
-Mas padre, até eu apurar tudo que tenho, vai demorar muito, não sei se vou viver tanto...Eu quero resolver isso o mais breve possível.
O padre pensou mais um pouco e disse:
-Está bem, enquanto você faz um levantamento de tudo que arrecadou ilicitamente, você vai fazer o seguinte: a primeira pessoa que você encontrar, você vai dar a ela uma nota de cinquenta reais, essa pessoa representará o povo trabalhador que você surrupiou o dinheiro...
O politico saiu um pouco aliviado. Daria simbolicamente a nota de 50 reais a primeira pessoa que encontrasse.
Andou um pouco, já estava escurecendo, a primeira pessoa que viu foi uma mulher debaixo de um poste. Aproximou-se dela e meteu a mão na carteira e tirou uma nota de cinquenta e ofereceu à mulher. Ela disse:
-Vem não Neném, são 100 reais!
Ele retrucou:
-Mas o padre falou que era só 50...
Ela respondeu na bucha:
-Ah, mas o padre é freguês velho, para freguês novato são 100...
* * *Herculano Sousa

Amigos do Jekiti disse...

"Herculano"
Isso me lembra o pagamento de indulgência e o protestantismo de lutero

Provocador do Mercado disse...

Na Igreja Católica Espanhola vigorá até hoje uma indulgência:

Na quaresma é proibido comer carne nas sextas-feiras, acontece que: se o católico doar um valor material($$$$$) para o padre da sua paróquia, estará liberado e, sem pecado fazer fazer o seu churrasquinho.

Putz...que idéia que eu dei para o pároco de Antonina.

Vou postar como anônimo, senão tô phodido com vcs.

CURIOSO DO JEKITI disse...

(...)Mitra querer fechar o restaurante Bulganvill para doutrinar as crianças capelistas(...)

Editor dos AdJ, como ficou este caso, pois o restaurante esta lá funcionando e em pleno emprego.

Na boca grande de Antonina - em que sou cético - fala-se que a dona do restaurante pediu a intervenção do executivo municipal para uma conversa com o Padre Marcos, e a conversa foi muito proveitosa.

Se o nosso pároco recuou em seu projeto de catequese, e refletiu nos empregos que seriam tirados.

Não esta da hora deste 'combativo' blog que luta pelas causas antoninenses, se de fato essa estória tem alguma veracidade, fazer neste blog um desagravo ao Padre Marcos.

Com a palavra o Sr. Hendrika, para nos esclarecer.

SINUCA DE BICO... disse...

E agora José, digo Luiz Henrique!!!

PAULO R. CEQUINEL disse...

Conversei rapidamente com Tony, no sábado e não ouvi dele nada a respeito de uma possível acerto entre o padreco minúsculo e o Buganvill.
Pelo que entendi, a coisa toda terá desfecho é na justiça.

Amigos do Jekiti disse...

O que soube pelo Toni é o que está descrito pelo Cequinel.
Se por ventura o padre ajudar a reverter a situação do buganville terá meu desagravo, sim.
Torço sinceramente por isso e não me sentirei constrangido em agradecê-lo, no caso.
Meu caro, tem muita coisa acima das nossas desavenças.

Anônimo disse...

Sônia não confunda PDZO com PD.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento