"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



terça-feira, 6 de março de 2012

EL CONDOR PASA

A abertura de vagas para o supermercado Condor não deixa de ser boa. Para um povo que chora há anos suas mágoas qualquer trabalho é um fio de esperança. O mais importante não é o salário de 700 reais e sim a perspectiva de melhora da auto-estima, provocada pelo esforço da administração em ampliar sua política de trabalho e emprego. Embora possa ser contraditório, o perfil profissional exigido pelo Condor prova o quanto nunca tivemos um projeto sério em educação, trabalho e emprego, mas reconheço que de alguma maneira amplia a classe de pequenos consumidores, juntamente com aqueles que ingressarão no serviço público municipal, via concurso. Mas o grande problema está justamente nessa dualidade que mostra o quanto Antonina continuará sendo uma cidade pequena, de profissionais pequenos e de economia pequena.
Para muitos posso parecer um megalomaníaco de ideias faraônicas ou um espartano que vê na dor e na dificuldade a oportunidade para crescermos como sociedade. Essa minha visão se configura pelo que vejo e sinto do Brasil, da sua economia, das políticas sociais, do aumento da classe consumidora e das grandes perspectivas que teremos em médio e longo prazo com o Pré-sal. Antonina precisa ter o seu projeto desenvolvimntista e deixar de ficar eternamente deitada à beira do mar, sobre a tutela do atraso político e religioso que moldam a personalidade do seu povo.
Lembro de ter escrito sobre os motivos que levaram muitos filhos de empregados do Porto e do Matarazzo buscarem novas perspectivas de vida em outras localidades, principalmente em Curitiba. Lá trabalharam, estudaram e constituíram famílias e os que ficaram tiveram que se sujeitar aos “milicianos da política”. Essa casta é fruto do nosso subdesenvolvimento, responsável direta por Antonina não ter um projeto de cidade para seu povo, mais precisamente para os seus jovens. Se analisarmos o perfil do nosso legislativo, veremos que muitos que estão lá há várias legislatura não passam de uma tropa de elite fisiológica que há anos vem forjando sua perpetuação no poder à custa de um assistencialismo danoso da compra do voto em troca de migalhas.
Não quero dizer com isso que abomino o assistencialismo e o avanço do pequeno emprego em Antonina, mas, a meu ver, prova o quão é - e sempre foi - atrofiada a capacidade administrativa, gerencial e legislativa dos nossos representantes. Investir em um projeto educacional é uma saída, mas não é tão somente dar ao jovem capacidade intelectual ou formá-lo técnico, via cursos profissionalizantes; é criar, na política de trabalho e emprego, perspectivas para que ele seja inserido no projeto desenvolvimentista da cidade.
Mas hoje essa perspectiva ainda é remota, haja vista a pouca qualificação exigida para ser um empregado do Supermercado Condor. Assim será com os galpões de entrepostos, que levarão riquezas para outros municípios de economia mais forte, com os empregos na prefeitura e com a abertura de um comércio e outro. Assim também caminhará nossa humanidade, cheia de preguiça e medo para idealizar um projeto sustentável para Antonina, como por exemplo, o turismo que reergueu tantas cidades históricas e hoje colhe seus frutos.
Mas, porém, todavia, contudo, não cabe apenas ao turismo essa solução desenvolvimentista, devido à pequena remuneração que ele oferta à maioria dos seus empregados, tais como garçons, guias, etc.. Uma cidade, como a nossa, precisa desenvolver-se, inclusive, por outras vias para que o jovem possa ascender socialmente, dando-lhe uma nova perspectiva que lhe garanta o pleno emprego e, consequentemente, melhores rendimentos.
A oportunidade está aí batendo à porta da nossa tradição portuária, das nossas potencialidades naturais e culturais. Mas, enquanto isso não acontece, ficamos assim: enquanto el condor pasa, Antonina fica...

25 comentários:

Anônimo disse...

Cada vez que leio uma maetria do seu blog fico com a nitida impressão que a geração que está beirando os 60 anos foi um fracasso total para a cidade.

JUBA disse...

O Condor é uma rede de supermercados paranaense, ao contrario de outras que existem no Paraná. Pode trazer benefícios e facilidades de consumo para Antonina. Será que Antonina não poderia fornecer algum produto agrícola para esta rede de supermercados? Não entendo, Morretes tem uma agricultura importante e tem o mesmo tipo de solo de Antonina. Por que em Antonina não dá nada. Aquela farinha de mandioca que eu comia quando jovem, não tem mais? O Brasil está importando bananas para suprir a demanda interna. Terra tem, pois nem todo município é área de preservação. Falta vontade acredito.

Silva disse...

Isso que acontece com Antonina, também verifica-se na grande maioria dos pequenos municípios paranaenses. Que bom que esse tema está sendo debatido há tempos por este blog, que tem, repercussão para além das fronteiras de Antonina.
Creio que seja um tema para ser tratado não somente como uma preocupação local, mas estadual. Também acredito que está passado da hora para se criar uma política de longo prazo para o desenvolvimento sustentável dos pequenos e médios municípios, cada qual com sua especificidade econômica e social.

Anônimo disse...

A verdade e a realidade é que nossos jovens nao querem trabalhar nos domingos e feriados ,eu sou vizinho deste super mercado aqui no cajuru loja 37 que completou 2 anos em set 2011,o custo da loja foi de 20 milhoes de reais difulgado na epoca ,nao para ninguem ,eles contratam pessoas obesas e esses nao aguentam o trabalho por ter que ficar de pe 8 horas por dia ,tem pessoas da 3 idade tbm ,esta dificil,essas 400 vagas p os Antoninenses nao sao nenhum favorecimento como quiseram passar p a população... Abreu -cajuru

Henrique disse...

Não existe favorecimento, pois negócio é negócio.
Para Antonina acredito ser uma boa, pois já vi muitos amigos fretarem ônibus para fazer compras no Mercadorama em Curitiba. A credito que os supermercados poderiam pagar melhor seus funcionários, pois assim não faltaria mão-de-obra.
Hoje os jovem estão mais exigentes e não tiro a razão deles.
Quando jovem em Antonina, trabalhei quase 6 anos em uma empresa. Ganhava meio salário mínimo e nunca tirei férias.
Acredito que foi um bom aprendizado. Como dizia Confúcio, " o pé que te acerta o trazeiro, também te empurra para frente (SIC)".

Anônimo disse...

Não é de hoje que se ouve falar de Cianorte, cidade com alta tecnologia agrícola, há décadas.

Mas isso foi pouco. Cianorte conseguiu criar, além dos tradicionais empregos agrícolas, um grande mercado industrial de FABRICAÇÃO DE ROUPAS. Lá existe quase o ideal do PLENO EMPREGO.

Teve duas pessoas do alto escalão da prefeitura daqui que foram lá e fizeram o maior alrde, com foto e tudo !!!! Que iam implantar aqui incentivos à mesma iniciativa industrial.... Implantaram???? Sim, nos 'sonhos' das ciestas, depois do almoço......

.............

Na última cheia que teve aqui, viu-se a prefeitura proporcionar o triste e vexatório espetáculo (com fotos publicadas, inclusive c. a esposa do governador, o que aumenta o vexame) - concedendo verbas para reforma de um estabelecimento comercial que é a característica da cidade:- UM BOTEQUIM!!!!!!!!!!! ISSO MESMO UM BOTECO !!!!

Taí, minha gente, com uma prefeitura de m.... como essa, com políticos dessa laia, todas as angústias dos cidadãos mais esclarecidos caem no vasio....

Faz-se necessário que todos os cidadãos mais esclarecidos "entrem em campanha" para esclarecer as cabeças dos cidadãos mais simples, de modo que se consiga mudar a opinião dos eleitores e por na prefeitura um conterrâneo que realmente queira mudar esta terra e não apenas usufruir e peitar o cargo eletivo.

Anônimo disse...

setecentos mangos pra trabalhar em Curitiba no Condor???

Bestalhões essa prefeitura. nao sabem fazer contas.

O empregado já recebe 652, com o desconto do INSS.
Está longe de casa.
Então vai gastar 25x5,00 pra comer marmitex no almoço. São $125,00. Mais outro tanto de café da manhã e lanche na janta.
652,00 - 250,00 = 402,00
Vai precisar dormir numa dpensão: 300,00 - SOBRA $102,00.
Não pode ficar doente, não pode comprar roupa e sapato, não pode vir pra cá visitar os pais, senão..... VAI PAGAR PRA TRABALHAR!!!
Bela porcaria que a prefeitura tá arrumando pra essa gente!!!!

JUBA disse...

Pois é Cianorte tem inclusive um dos melhores times de futebol profissional do Estado. Não só Cianorte, mas Apucarana, a cidade que mais fabrica bonés no Brasil. Tambémtpse Arapongas possui grandes fábricas de móveis. È o Paraná grandioso não apenas na agricultura. Um dos maiores PIB do Brasil. Quando os times do Roma Apucarana e Arapongas jogam é uma festa. A torcida de Arapongas grita:
É...É..É... mané vai fazer boné. E a de Apucarana replica E...E...E.. otário vai fazer armário. E o 29 de maio o que gritam quando joga?

Bacucu com Farinha disse...

Sai Pavão, sai de cima do telhado... deixa o 29 dormir um sono sossegado...

...e no embalo desta melodia sonolenta do 29 de maio... estão dormindo em berços explêndidos... a prefeitura e seus comissionados... alguns vereadores... e a maioria da população...

...já Antonina...,

...Antonina contiuna deitada à beira do mar...

...enquanto eu e uma minoria, contiamos sonhando acordado...

Um abraço.

Neuton Pires

Anônimo disse...

tinha que ser 1100,00 ou 1200,00 para começar a valer pralguma coisa.

setecentos aqui no reino é uma coisa, em cwb é outra muito diferente. com essa mixórdia não dá mesmo pra pagar casa e comida na capital.

(ah, sim, ouvi dizer que quem aceitar, a prefeitura completa!!!
-?
(ué, não pode espalhar mentira?????

Amigos do Jekiti disse...

1 - Meus caros, é inadmissível que Antonina não tenha um projeto sustentável para toda extensão da PR 440. Esta região tem potencial para o turismo, para a educação ambiental e para um pólo de pequenas indústrias.
Para desenvolver a região basta que no projeto conste a abertura de estrada até a BR 116, que dista do bairro alto apenas 13 km.
2 -Um amigo colocou que a geração dos 60 anos é culpada pelo fracasso de Antonina. Analisando os prós e os contras, concordo com ele, mas incluo a minha; dos 50 anos.
3 - Sobre a preguiça do povo: O problema da inércia capelista é a falta de perspectiva para seu povo. Como nada foi feito o povo se desiludiu e se tornou um bando de zumbis à busca de algum conforto intangível. Não é à toa que as igrejas e os políticos assistencialistas proliferaram.
Pastores e padres disseram: "O céu não é uma promessa"... se é que me entendem
abraços

Amigos do Jekiti disse...

Para esclarecer a questão do condor: Segundo informações, os trabalhores receberão condução gratuita.

Anônimo disse...

se tem ida e volta de graça, té que dava pra encarar... (leva marmita e dorme em casa...)

8hs de serviço mais 4 de estrada todos os dias....

se a moda pegar, a terrinha ia virar cidade-dormitório, né?

Amigos do Jekiti disse...

concordo com vc. A dualidade está justamente aí.

Fortunato disse...

Penso que todos estão se enganando, em Antonina tem muito "livre pensador", e muito "gado" em que esses "livres pensadores" acreditam que assim seja. Conheçam o nosso povo e vcs se enganarão sempre.

O que a esquerda deveria aprender com os evangélicos, digo, também a direita.

Acessem para maiores informações:

http://www.pavablog.com/2012/03/07/o-que-a-esquerda-deveria-aprender-com-os-evangelicos/

A democracia liberal - essa em que estamos construíndo - é uma democracia de direito, e não de fato, pois o que ocorre é a elitização do poder: apenas as pessoas que têm propriedade têm poder político. A decorrência é que os homens não são tão iguais assim e, portanto, a "liberdade de escolha" não é tão "livre" quanto se poderia imaginar. Na verdade, as condições de escolha já estão predeterminadas.
Explicando melhor: ao tentar exercer sua liberdade, o assalariado verifica que a livre escolha dos indivíduos privilegiados acaba por delimitar cada vez mais o seu próprio espaço de ação. Na selva do salve-se-quem-puder, onde cadaum luta por si mesmo e não deve obrigações a ninguém, a liberdade é uma ilusão. Além de que, se os pobres quiserem expressar seus desejos, isso assume imediatamente um caráter de desordem. O princípio do liberalismo é: "A RAPOSA LIVRE NO GALINHEIRO LIVRE".
Quando nos referimos ao caráter social da liberdade, queríamos justamente nos contrapor a essa idéia individualista de liberdade.

O PONTO DE PARTIDA não deve ser a liberdade individual, mas sim o INTERESSE COLETIVO. É a partir dele que o comportamento individual se regula.
Só assim é possivel será possível a efetiva liberdade de cada um, como PROCESSO FINAL de uma ação calcada na COOPERAÇÃO, na RECIPROCIDADE, e no desenvolvimento da noção de RESPONSABILIDADE e COMPROMISSO.

Abs

Luiz Henrique

Amigos do Jekiti disse...

Natinho, meu amigo.
Como sempre vc me leva à reflexão. Um delas é a ética protestante e o espírito do capitalismo, cuja obra Max Weber nos apontou os fenômenos históricos da burguesia protestante. A criação de uma ética do trabalho, via educação, foi a percepção que Weber teve ao analisar a sociedade de predominância protestante.
Uma frase reveladora dos livros do provérbio está na biografia de Benjamin Flanklin, cujo pai era calvinista: "Vês um homem exímio em sua profissão? Digno ele é de apresentar-se perante os reis".
O Dinheiro é procriador e fértil, Natinho, e essa ética serviu para os países desenvolvidos, quem sabe sirva para nosso povo.
Talvez o que vc colocou tenha alguma relação com isso tudo que escrevi.
abs.

Henrique disse...

Caro amigo Luiz Henrique, quanto a transposição da serra para ligar o Bairro Alto até a BR-116, quero informar que é tecnicamente inviável.
O DER/PR já fez estudos neste sentido. O desnível é muito grande, o que inviabiliza a obra. E não existe outra passagem que seja viável. Por isto o Estado do Paraná é o único Estado do Brasil em que não foi construida a BR-101.

Anônimo disse...

A pref. de Antonina deveria procurar parcerias com empresas e ongs para formar prof. na area da constr. civil,pedreiros ,azulejistas e instalador hidraulico etc...fazer parc. com a cohapar e treinar nossos jovens e aposentados ,falta mao de obra nessa area,uma empreeiteira de sp capital esta selec. candidadtos p trabalhar em Itu -sp ,aqui em ctba e nao vai encontrar pois aqui a maioria dos jovens nao querem meter a mao na massa p se sujar...

Anônimo disse...

"...Se os pobres quiserem expressar os seus desejos, isso assume um caráter de desordem"

Nunca vi tamanha estupidez. (taí, logo aí em cima)
No mínimo esse cara é tão 'raposa' que nem lembra que tem rabo...pobre nasceu pra ser escravo, não é meu amigo???? só tá faltando v. dizer que o 'interesse coletivo' se identifica com os dos politicos que hoje dominam nossa cidade....fdp

Anônimo disse...

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER !!!!!!!

não sei bem pra que que serve, mas é....

Amigos do Jekiti disse...

1 - Henrique, vou confiar na tua colocação sobre a inviabilidade da ligação, Propus isso justamente em face de um amigo engenheiro com experiência em estradas que me disse da viabilidade. Segundo ele há 13 km de trecho plano.
Grato.
2 - Hoje é o dia do ser mais abstrato, obliquo e obtuso que conheço: A mulher.

Anônimo disse...

Jekitinauta!!!
Essa noite de Quarta Feira em Curitiba esta acontecendo uma reunião com a FIESP e Diretores da Techint na Sede do SEBRAE, assunto vinda da empresa Techint para Antonina, para começar o Prefeito se apresentou como Canduca(Fiasco) ninguém entendeu??? Os Diretores da empresa em fala disseram que Antonina tem capacidade hoje de gerar 500 empregos diretos, e que Antonina será uma base de apoio, por não ter calado devido para transportar peças grandes, então ficaríamos encarregados da fabricação de peças de médio e pequeno porte. Fiquem pasmos o assunto da abertura da estrada ligando antonina Paranaguá foi levantado pela vereadora Marga, a mesma que apresentou um documento questionando a falta de estudos para construção do barracão no Barigui na primeira votação da Câmara , que pedia para parar a votação do mesmo, e que em fala disse que foi pressionada ao voto a favor por um certo Santo da Cidade. De uma coisa eu sei, se ela foi pressionada, então seu voto não foi comprado. será que estando presentes o Secretario do Governo o Vereador fiel companheiro não se atentaram a isso, eles esqueceram da estrada, não!!! o assunto deles é fortesolo...
lembrando a fala da Vereadora foi:
Daí vão abrir a estrada ou não, resposta vamos estudar a possibilidade...
De uma coisa eu sei, com a paralisação das obras do Barracão no bairro do birigui, o investidor foi obrigado a se adequar a Cidade não a Cidade a ele, e que a Techint se estalando na AREA PORTUARIA força o Governador a repensar a abertura da estrada dos Portos, portanto não venha com conversa furada, se Canduca agora é a favor da abertura da estrada, pois se você fosse não violentaria o plano diretor com tantas irregularidades.
Portanto não acreditem em nada que esses caras falarem na radio na Câmara e nas esquinas, e no Jekiti é Claro com todo respeito...

Henrique disse...

Luiz Henrique, em engenharia rodoviária pode-se fazer quase tudo. Entretanto sempre é levado em conta o fator benefício/custo. No caso presente, este custo torna-se muito alto.

Amigos do Jekiti disse...

Henrique, acho que vc tem razão.
custo/benefício e estudo de viabilidades.
abraço

Anônimo disse...

bom primeiramente acho um absurdo, a empresa graciosa mandarem onibus,digamos bons com ar condicionado pra levar esse pssoal do condor para curitiba.sendo que sempre vejo esses onibus irem só com 4 ou 5 pssoas para lá, absurdo.eenquanto isso a graciosa manda carros velhos e sem conforto algum para passageiros que fazem a rota antonina -curitiba. creio que essa febre do condor logo passa..é igual carla perez,essa moda passa logo..

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento