"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



terça-feira, 27 de março de 2012

FACULDADE DE MÚSICA DE ANTONINA

Meu pai sempre fala nas reuniões de família que quando criança via os navios cheios de artistas aportarem na cidade para uma ou outra apresentação no Theatro Municipal. Essas companhias, que seguiam com destino a Argentina, paravam por aqui graças a pujante economia de Antonina, liderada pelo Porto, Matarazzo e empresas exportadoras de erva-mate. Os espetáculos eram financiados por essas empresas, mas apenas a elite tinha o direito de assisti-los. Com o passar dos anos e com a decadência econômica, popularizou-se os espetáculos e a elite foi obrigada a dividir os assentos com a plebe.
O acesso do povo a esses espetáculos ajudaram a criar nossa cultural artística, da qual surgiu, na Rádio Antoninense, artistas como Ivete Cecyn, Ivo Fonseca, Djalma Costa e Rachid; no carnaval, Relem Salemberg foi nossa maior expressão e nos festivais da canção Antônio Eugênio e Anselmo Scarante se destacaram. Tempos depois, Robertinho Plasmann e o mestre Severino idealizaram a Filarmônica Antoninense, a qual foi responsável pela formação de vários músicos de renomes.
Essa cultura forjada lá anos 20 ainda permanece forte hoje em dia e podemos constatá-la nas rodas de samba no Mercado Municipal, nas apresentações artísticas, aos sábados, no Baía de Antonina e pela Orquestra Show que se apresenta por todos os cantos país.
Como vimos, não precisamos de estudo antropológico, nem sociológico, para justificar a criação da Faculdade de Música de Antonina. Só precisamos de um olhar mais atento para as nossas potencialidades e fazer delas um meio para que o músico possa ter uma formação ampla e adequada para seu desenvolvimento artístico e cultural. Tal política ainda permitirá a ampliação da nossa economia, a inclusão social do jovem e o seu desenvolvimento como artista e cidadão. 

19 comentários:

Anônimo disse...

ANTONINA TÁ 'CAINDO DE MADURA' PRA SE TORNAR UM CENTRO CULTURAL DE MÚSICA COM RESPEITABILIDADE EM TODO O ESTADO.

SERIA UM GRANDE SALTO DE QUALIDADE PARA ANTONINA.

MAS ISSO DÁ TRABALHO. E TRABALHO É TUDO O QUE OS POLÍTICOS DAQUI NÃO QUEREM:- CÂMARA SÓ TRABALHA UMA OU OUTRA VEZ POR SEMANA. O RESTO É DORMIR E COÇAR. PREFEITURA, PREFA E SECRETÁRIOS, DELES, O QUE MAIS SE OUVE É QUE "..... NÃO ESTÁ..." TENTE MAIS TARDE......ESPERA AÍ (SENTADO QUE DE PÉ VAI CANSAR....)

Henrique disse...

A Faculdade traria sangue novo para a cidade, gente com mentalidade diferente. Professores e alunos novos impulsionariam a economia, proporcionando empregos e destaque ao município.
Será que não existe ninguém para fazer um ante-projeto? Trabalhei quase trinta anos como professor universitário, sei que não é difícil.
Com a Gleisy junto da Dilma, seria muito fácil. Desde que tenha-se uma boa idéia. Viável é sem dúvida.
Acredito que o que falta é união e boa vontade. Este sempre foi o problema de Antonina, sempre com fixação em um porto que já se transformou em uma utopia.
Acorda Antonina!

Anônimo disse...

Acho que não são só os políticos que não querem trabalhar aqui em Antonina.

O povo é preguiçoso!
O mal de Antonina é a preguiça!

Anônimo disse...

é só espalhar que a 'pinga é de graça', aí aparece uma porção pra ajudar, inclusive da prefeitura.

Amigos do Jekiti disse...

Lendo os comentários dos anônimos aí de cima me veio na lembrança Robertinho e Severino quando idealizaram a Filarmônica Antoninense.

SIR OB@ disse...

AVANTE ELITE ANTONINENSE, VAMOS PEGAR EM ARMAS PARA DEFENDER O NOSSO UNGIDO!!!!!!


Viva o MEDDDTIRFMEOCPPPPMLCAA!

Longa vida ao MEDDDTIRFMEOCPPPPMLCAA!

Morte aos inimigos do MEDDDTIRFMEOCPPPPMLCAA!


O MEDDDTIRFMEOCPPPPMLCAA viverá para sempre!

O MEDDDTIRFMEOCPPPPMLCAA = Movimento Em Defesa de Demóstenes Torres, Indústrias Reunidas Fernando Matarazzo e Outros Companheiros Perseguidos Pelo Petismo e Pelo Marxismo Leninismo Comunista Ateu e Atroz.

IONÁ GUIMARÃES disse...

MINHA VOZ!!!!!

O melhor de tudo é que dá para acreditar, que tudo que foi postado no texto acima aconteceu e acontecerá, melhorando a qualidade de vida de toda a população antoninense. Ocorre que; Antonina está vivendo um momento muito esperado que é o de afastar da cena política a oposição raivosa e sistemática, a ausência de diálogo e a impossibilidade de entendimento. Eu espero anos de prosperidade com a maturidade política do CANDUCA.

Antonina está de parabéns pela administração do prefeito CANDUCA. Um gestor preocupado em atender as necessidades que o municipio necessita. Sabemos que no inicio do seu mandato foi dificil, pois recebeu a cidade praticamente abandonada , sem ter escolas apropriadas para os alunos, sem ter profissionais suficientes para atender a saúde da população, os professores ganhando baixos salários, enfim, se eu for citar todos os problemas e debitos que o ex- gestor deixou ao municipio, o espaço seria pequeno para cita-los. Mas voltando a realidade , hoje Antonina vive em desenvolvimento constante… A educação é composta com excelentes professores em sala de aula, foram reformadas escolas tanto da sede como da zona rural, escolas foram construidas, programas educativos foram implantados no municipio, etc… Na saúde foram construidos UBS em bairros da cidade, composta por equipes de PSF. Contratação de médicos. Capacitação de ACS, etc.. Portanto, se eu for mencionar todas as obras, programas e projetos que o prefeito CANDUCA já fez pela cidade , confesso que vou me estender por inumeras linhas, pq foram muitos durante essa administração.
Quem vota contra CANDUCA vota contra a democratização social, o fenômeno mais novo na história brasileira recente. O governo de CANDUCA já realizou e realizará o melhor conjunto de políticas sociais que Antonina conheceu. Antonina precisa, merece, pede que esses programas sejam continuiados, para que Antonina possa tornar-se um cidade humana, solidária, de que todos nos orgulhamos.
NÃO VAMOS ESQUECER UM DETALHE: Se o exs- gestores tivessem sido uns “bom prefeito” , cumprido e feito uso adequado dos recursos do municipio na época da sua gestão. pergunto-me: pq será que ela é inelegivel e faz parte da ficha suja hoje? QUAL TERIA SIDO O REAL MOTIVO DO MÉRITO?
A aliança tucano-demoNIACA representa o que de mais conservador e reacionário tem Antonina. Não por acaso têm o apoio unânime da imprensa blogueira antoninense, não por acaso tiveram suas maiores votações nos bairros mais ricos da cidade e as piores nos bairros mais pobres. É a direita antoninense, com seus privilégios e falta de sensibilidade social, a que tem feito de Antonina a cidade mais cruel do Litoral do Paranál – entre miséria, trânsito anti-social, contaminação desenfreada.
CANDUCA tem compromisso e respeita cada cidadão antoninense que acreditou que ele podia fazer a diferença em nosso municipio. Parabéns CANDUCA pela excelente administração! Esquerda contra direita, justiça contra desigualdades, inclusão contra exclusão, democracia social contra ditadura das elites antoninense. E a luta continuará em 2013! Por isso, eu voto CANDUCA. Viva Antonina. Antonina Viva.

Ioná Guimarães/médica, professora Msc, mãe, mulher, empresária, capelista e cidadã.

Anônimo disse...

Essa sra. Ioná Guimarães com certeza não mora em Antonina e tbm com certeza há muito nem dá as caras por aqui. Mas na minha opinião acho que digitou seu nome errado. Não será a atriz IONÁ MAGALHÃES? Pq pelo que ela diz é uma verdadeira atriz anônima.

Anônimo disse...

Essa sra. Ioná Guimarães com certeza não mora em Antonina e tbm com certeza há muito nem dá as caras por aqui. Mas na minha opinião acho que digitou seu nome errado. Não será a atriz IONÁ MAGALHÃES? Pq pelo que ela diz é uma verdadeira atriz anônima.

Anônimo disse...

essa médica aí precisa ser internada (no manicômio) pra achar que aqui tá a maravilha que ela descreve.
a prefeitura (....) respeita o cidadão, sim. O cidadão RICO, que não precisa de Antonina e vai pra CWB, por qualquer besteira. Até compra de supermercado faz no extra, ou no wall-mart.
O cidadão pobre que se f.... Hospital sem médico, sem remédio (desculpe, tem melhoral e paracetamol, água oxigenada, esparadrapo, não!!!)
Aluno pobre que se arrume pra comprar uniforme e tênis pra comparecer na escola, qui tem PROFESSOR EXIGINDO, se o aluno não tem, não participa...
Livro e caderno e mochila, gente pobre que conheço teve que tirar pão da mesa pra poder comprar.
Pra médica aí de cima a vida tá uma maravilha. Mora em castelo construído no meio da favela.... Bacana, não???? sentir-se grande no meio da miséria do povo....
PQP pra ela.......

JUBA disse...

O momento é oportuno para fazer uma homenagem ao MILLÔR FERNANDES, com uma de suas frases célebres.
" A diferença entre a galinha e o político é que a galinha quando cacareja bota ovo. Já o político, quando cacareja faz merda."

Anônimo disse...

Será que não teria um bendito político pra adotar a idéia da FAMA???
Não senhor político, não é a fama que o Sr. quer para si. É a FAMA que nos queremos pra Antonina. É a FACULDADE DE MÚSICA DE ANTONINA.
Será que não tem unzinho sequer, que adotasse a idéia, nem que fosse por mero proselitismo político pra ganhar voto???

Anônimo disse...

DIA TRINTA, AMANHÃ, OUVI DIZER QUE O VANHONI VEM AKI.
VOCES DO PT, PT ESSE QUE O JEKITI TANTO DEFENDE, VOCES NÃO PODERIAM "INAUGURAR" NOS OUVIDOS DO VANHONI A IDÉIA DA "FAMA", DA FACULDADE DE MÚSICA DE ANTONINA?????

Anônimo disse...

Orra, meo, o prefeito foi muito cabeça nessa de aumentar a grana dos professor....
mas se isqueceu dos otros que ralam na Prefeitura.
pra ganhar 30, perdeu 70... bela roba, essa.
nessa daí perdeu mais voto do que ganhou. Tem gente na prefeitura qui tá "fusilando de raiva"

Amigos do Jekiti disse...

Seria ideal que algu´m dissesse no ouvido do Vanhoni que em Antonina caberia uma faculdade musica.
Quanto ao aumento para os professores, vejo que Canduca está "maquiavelicamente" certo.
Uma eleição em Antonina é definida, muitas vezes, pela classe docente.

Anônimo disse...

O voto de qualidade se perdeu na era vitoriana.
Os professores não são mais votos do que cabeças, cabeça por cabeça.
Por isso, nosso alcaide fez mau negócio.
Já ouvi gente da prefeitura dizendo que, por isso, não vota nele.

Caprichoso de Parantins disse...

Ioná Guimarães MD, para dar essa continuidade que ele quer, as pessoas indicadas seriam estas:

Prefeito: FM
Vice: PRC
Chefe de Gabinete: NPPS
Secretário de Obras: LS
Secretário de Turismo: Hendrika
Diretor do SAMAE: MS
Presidente da CMA: ED

Com esses homens comandando o município de Antonina não precisamos mais de cargos em comissão. Antonina definitivamente na GLOBALIZAÇÃO.

A URNA disse...

Caprichoso!

Esse pessoal aí em cima que vc postou, são afiliados do;

PCB do P / PARTIDO DAS COISINHAS
BONITINHAS DO PAI.

JUBA disse...

SE PRECISAR EU DESENHO:


RANKING DOS PARTIDOS MAIS CORRUPTOS DO BRASIL
O PORTAL LUIS NASSIF informa que Segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – o ranking da corrupção no Brasil foi o seguinte, medido pela quantidade de políticos cassados por corrupção desde 2000:
1º) DEM (69);
2º) PMDB (66);
3º) PSDB (58);
4º) PP (26)
5º) PTB (24);
6º) PDT (23);
7º) PR (17);
8º) PPS (14);
9º) PT (10);
10º) PV, PHS, PRONA, PRP (1).

Dos 623 políticos que foram cassados, quatro eram governadores e vices: Flamarion Portela, de Roraima, e Cássio Cunha Lima, da Paraíba, mantido no cargo por força de liminar do TSE.

Os demais são senadores e suplentes (seis), deputados federais (oito), deputados distritais (13), prefeitos e vices (508) e vereadores (84).

De acordo com a pesquisa, o DEM é o partido que lidera o ranking (69), reunindo 20,4% dos políticos cassados.

O PMDB (66) aparece logo depois, seguido por PSDB (58), PP (26), PTB (24), PDT (23), PR (17), PPS (14) e PT (10).

Na última posição está o PV (1), empatado com PHS, Prona e PRP.

Estar nesta lista não é mérito nenhum, mas o que podemos notar é que proporcionalmente o DEM e o PSDB são os partidos mais corruptos do país, e que o PT, apesar de toda o denuncismo da imprensa tucana, por ser o segundo maior partido em número de filiados, é um dos que tiveram o menor número de cassações.

A corrupção no Brasil e na politica é a grande ameaça a jovem democracia que vários lutadores sociais deram a vida e ainda dão para conquista-la e para mante-la até os dias atuais.

A luta para a sua consolidação passa pela conscientização popular que não devemos nos vender em momento algum e principalmente na hora de votar.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento