"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

COTAS NAS UNIVERSIDADES

O vídeo abaixo mostra o excelente comentário do jornalista Bob Fernandes sobre a manutenção, pelo STF, das cotas raciais nas universidades.
O Supremo tomou a decisão ao julgar duas ações diferentes. A primeira era uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 186), de autoria dos Democratas (DEM), contra a Universidade de Brasília (UnB), que reserva 20% das vagas do vestibular para estudantes negros. O argumento do partido, defendido principalmente pelo senador Demóstenes Torres, hoje mergulhado em um escândalo de corrupção, era de que as cotas raciais ferem o princípio da igualdade. A outra ação é um Recurso Extraordinário (RE 597285) de um estudante gaúcho que foi eliminado do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) embora tivesse obtido notas superiores às dos cotistas. Isso ocorreu porque a universidade reserva 30% das vagas para quem estudou na rede pública, sendo que metade dessa cota é destinada aos candidatos que se declararem negros na inscrição.

5 comentários:

Henrique disse...

Assim que os brasileiros de verdade querem ver a Justiça funcionar.

Do Jornal do Brasil:

Ao comentar hoje (27) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar constitucional o sistema de cotas raciais nas universidades, o presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, afirmou que "a enorme dívida social que o Brasil contraiu com os cidadãos negros e com os pobres em geral foi, ao menos em parte, paga com os votos dos dez ministros da Corte".

Damous lembrou que o sistema de cotas, de acordo com a opinião de diversos educadores, tem sido um sucesso. "Os estudantes cotistas vêm tendo um ótimo aproveitamento, o que desmente os que afirmavam que o sistema de cotas desqualificaria o rendimento escolar".

Amigos do Jekiti disse...

Muito bem, Henrique.
Tivemos 400 anos de escravidão no Brasil e uma má distribuição de renda, por conta desse canibalismo selvagem.
Como sugestão indico o documentário Inside Job (Trabalho Interno) no qual é mostrado como os neoliberais provocaram a grande crise de 2008.
A dívida social com negros, indíos e pobres ainda é muito grande, mas um dia chegaremos lá, isto é, não precisaremos mis de cotas raciais e políticas assistencias tão grandes.

Amigos do Jekiti disse...

Ops: ao invés de canibalismo, leia-se capitalismo.

PAULO R. CEQUINEL disse...

Sei não Luiz, mas acho que você não errou.

Amigos do Jekiti disse...

É, meu amigo, que vc tem razão!

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento