"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



sábado, 21 de abril de 2012

MUNIRA E O ÓBVIO ULULANTE

Por Jeff Picanso, editor do Blog Urublues

Existem coisas que não se pode deixar de ver, de tão evidentes. Diz uma lenda carioca que o jornalista Otto Lara Rezende, distraído que era, nunca tinha percebido o Pão de Açúcar - certo dia quando o viu, espantou-se. Seu amigo Nelson Rodrigues, para tirar uma com o espanto do amigo com algo tão óbvio, criou um famoso personagem, o óbvio ululante.
Uma coisa muito evidente, na politica de Deitada-a-beira-do-mar, nos últimos vinte e poucos anos, é a força eleitoral de Munira Peluso, a Mônica. Olhando o quadro abaixo, é impossível não deixar de perceber suas votações, como o óbvio ululante de Nelson Rodrigues. Desde que aqui chegou, vinda de onde eu não sei, Munira foi desses forasteiros que logo entram nas graças dos conterrâneos de Valle Porto. Na sua primeira eleição foi eleita vice-prefeita, na chapa de Leopoldino Abreu, com 2706 votos, ou 31% do total de eleitores. Na eleição seguinte, em 1992, Munira ficou em segundo lugar, com 2038 votos ou 25% do total, com óbvia transferência de votos de seu antecessor.
Em 1996 acabou por ser eleita com 3046 votos, 31% do total. Com a mudança na legislação que permitiu a reeleição – manobra safada do ex-presidente Fernando Henrique, aliás – Munira foi reeleita quatro anos depois com 5298 votos, ou 49,51% do total. Ou seja, neste período ela consolidou uma grande força eleitoral que acabou por transmitir em 2004 para seu sucessor, meu amigo Kleber. Nas eleições de 2008, no entanto, ela e Kleber dividiram sua base eleitoral, o que permitiu a vitória de Canduca e sua campanha paz-e-amor. Canduca, na verdade, obteve menos votos na sua eleição em 2008 que os votos que obteve em 2004, quando ficou em segundo. Munira, por outro lado, cravou 3169 votos, ou 25% do total, uma votação nada desprezível.
Não a conheço pessoalmente. O que sei é que sua gestão na prefeitura foi fortemente marcada por uma politica assistencialista das mais deslavadas. O nepotismo foi outra característica tristemente marcante de sua passagem pelo Palácio da rua XV. Navegando numa conjuntura favorável, na qual o porto funcionou mais ou menos e o Terminal da Ponta do Félix começou a funcionar, as coisas até que andaram na Deitada-a-beira-do-mar. Por outro lado, foi uma administração pouco preocupada com arte e cultura, medíocre até, tanto que os carnavais em sua gestão foram os mais pobres e mais mal preparados que cheguei a ver na Avenida do samba.
Apesar de ameaçada não sair candidata por estar enquadrada na lei da ficha limpa, Munira tem cativo cerca de um terço a um quarto dos votos capelistas. É um cacife imenso, e todos os políticos da cidade cortejam a “Mãe dos pobres”. Como a musa do populismo tardio, Munira Peluso encena seu jogo no papel da mãezona que socorre os despossuídos. Mas a ex-prefeita não é madre Teresa de Calcutá, ela claramente se beneficia desta miséria que sua politica só ameniza. Amansa as massas, dóceis, e vai colher seus frutos de quatro em quatro anos. Bom, não? Para Antonina, não é suficiente. Distribuir cestas básicas entre a população carente não faz um povo melhorar seu nível de vida nem aumenta sua qualificação, tão necessária na hora de conseguir um bom emprego nos tempos que correm.
É um óbvio ululante dizer que o populismo assistencialista à la Munira é uma cruel armadilha para a qual as pessoas mais carentes frequentemente são empurradas. Pra mudar situações de carência material e intelectual é preciso políticas sérias, de longo prazo, mais educação, uma gestão municipal mais profissional – sem xoques de jestão, claro está. Alguém vai dizer que estou sonhando ao pedir isso pra Antonina. Ao realismo pessimista dos que dizem que é impossível, acho que não custa sonhar mais alto e pensar mais alto. É preferível ser um sonhador de olhos abertos que compactuar com a politiquinha de aldeia, com a mediocridade e a mesmice de um novo governo de Munira Peluso.

Por Amigos do Jekiti

Estou até agora me penitenciando por não ter acompanhado o excelente texto do Jeff, pois só agora o li no 'Bacucu com Farinha'. Logicamente concordo com ele e mais: reputo o nosso atraso social a esse tipo de administração que a sra Munira praticou em Antonina. Como bem colocou o amigo Jeff, esta senhora vive da política antoninense há quase vinte anos e, como uma das principais protagonistas, credito a ela boa parte do nosso atraso social e econômico, devido ao seu assistencialismo danoso, cuja característica, difere, e muito, da política assistencial inciada pelo presidente Lula, da qual, evidentemente, milhões de pessoas ascenderam socialmente.
O que a senhora Munira fez e faz não é polítca assistencial e sim um assistencialismo danoso, que usa a população mais humilde como escada para seus projetos pessoais e políticos, sem sequer lhes dar uma perspectiva melhor de vida, embora reconheça algumas realizações - como o terminal da Ponta do Felix -, mas isso considero obrigação e não virtude, porque a conjuntura política estadual, da época, a beneficiava.
Mas uma coisa eu tenho que admitir: ela foi a professora dessa escola chamada política antoninense, cujo processo pedagógico graduou, mestrou e doutorou muitos políticos da nossa cidade, graças ao diploma recebido pelas mãos da "mãe dos pobres".

33 comentários:

Anônimo disse...

No pleito passado, a Mônica tinha por vice um parente muito achegado....
Dava até pra se prever a armação. Depois de algum tempo, Ela iria renunciar o mandato em favor de seu parente mui querido.
E quem votou nela, que se escafedesse.... (golpe de estado branco aqui no reino)

Anônimo disse...

Também assim já é demais. A Munira ser responsável por toda a paspalheira de veio depois dela. Ora,ora, surpreende que o colunista venha procurar 'bode expiatório' pra essa acachapante mediocridade que veio depois e que perdura até nos dias de hoje.

O colunista continua com sua linha maniqueita:- tudo o que é do PT é bom. Tudo o que não é do PT, não presta....

Anônimo disse...

Até a roubalheira e a corrupção patrocinada pelo PT é abençoada, abençoada até pelo Altissimo, que Ele não acredita, mas abre uma exceção pra casos muito especiais, como esse.

Se o Supremo condenar a camarilha do mensalão, o Colunista vai dizer que é por influência da VEJA....

Amigos do Jekiti disse...

O amigo anônimo, pelo visto, além de não saber interpretar o texto é tendencioso, querendo, com o propósito de defender sua “inspiração” política, me tornar um discípulo de Maniqueu. Mas é sempre assim, principalmente com aqueles que se escondem atrás do anonimato para defender ou atacar alguém conforme a sua conveniência política e pessoal. Mas vamos aos fatos:
1 – Não está no texto, em nenhum momento, a minha afirmação de que a ex-prefeita é a única responsável pelas mazelas capelistas, disse sim, que por estar vivendo da política antoninense aproximadamente por 20 anos a incluo junto aqueles que diretamente manipularam o povo humilde para conseguir seus objetivos eleitoreiros.
2 – Se o anônimo não fosse tão tendencioso veria que em muitas postagens fiz críticas ao PT, inclusive ao municipal. Embora para você seja difícil de entender minha postura, lhe digo que a meu ver o PT ainda é o melhor partido do Brasil, mesmo com muitos equívocos e contendo em seus quadros alguns aloprados. Se você é um cego seguidor da Veja e de outras mídias golpistas, só me resta constatar que sua cegueira coaduna-se com a sua falta de senso crítico em relação à política local e nacional.
Posto isso, meu caro, se você se sentiu ofendido, indignado, com as críticas à sua musa inspiradora, resta-me dizer-lhe que não estou nenhum pouco preocupado, pois não considero a política nem boa nem ruim e muito menos divido as pessoas em santos e demônios.

Gilson Cruz disse...

Pena que o povo atualmente esta orfáo,por duas gestões,os papais do poder não fizeram nada pelos mais necessitados,nem o assistencialismo da mãezona,tiveram capacidade de copiar,as gestões da Sra. Munira só não foi boa para um grupinho que acham-se osn intelectuais politicos,mas só sabem falar,porque nproduzir algo de concreto em beneficio da cidade e de alguem,estou esperando ver fazerem!


E torço pela vitoria da Munira que tera o apoio do governador beto Richa e o meu tambem!

Anônimo disse...

Não torço por ninguém. Basta ser político para ser corrupto. Tá dificil descobrir quem seja menos corrupto. A gente ouve "causos" de quase todos os 'ex' e do atual tb.

Anônimo disse...

DEPOIS DA MUNIRA, OS PREFAS SEGUINTES FECHARAM O REINO PRA BALANÇO. E ESQUECERAM DE ABRIR ATÉ HOJE !!!! kkkkk!!!!!kkkkkk

SIR OB@ disse...

Existe uma lógica sobre a corrupção, que pouca gente gosta de reconhecer. É aquela que identifica inconscientemente os limites do individual e do coletivo e em razão disso, se posiciona no local onde parece mais adequado.


Assim, por causa disso, por mais que a mídia esbraveje contra a corrupção, o povo parece já ter percebido que o negócio é um pouco mais embaixo.


Estão notando aos poucos, que a própria mídia é extremamente corrupta e parcial. Então fica o roto falando do rasgado. E com o povo no meio.


E desse povo você também tira aquela quota que se horroriza com a corrupção, mas quando pode, se aproveita dela, e você tem como resultado, uma manifestação contra a "corrupção" de 500 pessoas numa capital de Estado. 500 pessoas é o que comparado a uma "Diretas Já", a um "Fora Collor"?


Não é nada. Não enche uma rua, quem dirá uma praça.


Na data de hoje, passando por Cuiabá/MT pergunto ao taxista o que ele está achando sobre esse negócio do Carlinhos Cachoeira. Desolado, disse que é o maior poder paralelo do país. E com uma inesperada (por mim) lucidez, delineou exatamente o que está acontecendo. De onde vem a corrupção (neste caso) e de onde a mídia está tentando fazer parecer que vem. Desceu o pau na Veja e se entristeceu por ter acreditado durante tanto tempo numa publicação que se fazia de honesta, elegia os honestos do Congresso, e por trás dos panos, deitava e rolava de tanto roubar, desviar, subornar e influenciar.


Antes era mais fácil saber quem eram os corruptos, disse o taxista neste caso, ingenuamente. Ele "sabia" porque o poder dizia para ele no que acreditar e quem odiar. Hoje, num momento em que ninguém parece santo, as pessoas estão cansadas e resolveram cuidar da própria vida. Claro que isso não é uma boa coisa, mas retira ao menos, aquela capa de estupidez com a qual o povo era tratado pelos governos e pela imprensa. É um desânimo mas pelo menos, não é uma manipulação completa.


Três vivas (ou não) para o povo brasileiro. O Brasil continua progredindo apesar de haver uma corja de bandidos que insiste em vê-lo patinar e se ajoelhar perante a comunidade internacional. Deixando estes de lado, curiosamente, quem o faz progredir, além do esforço popular, é uma outra classe de políticos que mediante um bom suborno, financeiro ou não, concorda em votar medidas importantes para o país. Os fins justificando os meios e nós todos nos apercebendo que o sonho acabou. Restam coxinhas e risolis.


E é disto que teremos de fazer nossa festinha.

Anônimo disse...

Uma vez que votar é OBRIGADO, porque o Brasil é uma DEMOCRADURA, há duas alternativas:- anular o voto, ou votar no MENOS corrupto....

Anônimo disse...

No canal VIVA, acabei de assistir um antigo escolinha do prof raimundo.
O quadro do protagonista do PT, estava 'explicando' porque que adão e eva foram expulsos do paraíso.
é porque não pagaram o aluguel. a interpetação da biblia foi coisa da imprensa da época, que tinha uns 'grandoões' interessados em fazer um empreendimento no pedaço... então, precisava inventar uma estoria.
Se o PT existisse, ia fazer um piquete e impedir a safadeza....

CONCLUSÃO:- o ideal da vida, não só para o PT, é comer, coçar e dormir.... Parece que aqui isso é levado a sério, a ponto de terem 'encurtado' o tempo de trabalho na prefeitura..... na cv, faz tempo que esse ideal é realizado ao pé da letra.....

Anônimo disse...

Vs. dão pra Munira uma influência que ela não tem. Se tivesse, Ela teria emplacado nosso querido alcaide, na vez que Ele perdeu do kleber.
Se Ela tivesse essa influência toda, teria ganhado na última eleição....

JUBA disse...

Desde Vale Porto, a doença de Antonina é a Autofagia. Verifica-se no Aulete suas definições:



(au.to.fa.gi.a)

sf.
1 Nutrição à custa de componentes ou reservas do próprio organismo; ação resultado de alimentar-se (homem, animal) da própria substância, da própria carne
2 Cit. Processo celular de destruição e digestão de seus próprios componentes por enzimas [Cf.: autodigestão; autólise]
3 Fig. Processo no qual um grupo, partido, instituição etc. assimila novos elementos, captados dentro do próprio âmbito: "Começou o período de autofagia partidária no Congresso Nacional - em que os partidos assediam fortemente os parlamentares a mudar de legenda..." (, Valor Econômico, 03.02.2005)

[F.: aut(o)-1 + -fagia.]

Anônimo disse...

Sim, a autofagia.
A mesma que aciona os coroneis do nordeste.
É assim: o dinheiro público "afanado" continua a rodar na economia e a produzir efeitos econômicos.... Então, não tem muita diferença botar pão e leite pras crianças na escola, ou faisão na mesa do político. Ambos produzem o mesmo efeito econômico em ativar as vendas do supermercado.....

Anônimo disse...

AH, SE O SUPERMERCADO VENDE BASTANTE, CONTRATA MAIS GENTE POBRE PRA TRABALHAR.

TÃO VENDO COMO "ROUBAR O DINHEIRO DO POVO " TAMBÉM É BENÉFICO??????????? O DINHEIRO VOLTA PRO POVO EM FORMA DE SALÁRIO !!!!!! VIVAOS POLÍTICOS LADRÕES, POIS ELES SÃO MAL COMPREENDIDOS !!!

Carlos Ramos Júnior - O cascatinha disse...

Cabide de Emprego

Dicró

Se não fosse o crime, muita gente morria de fome

O vagabundo é quem garante o pagamento dos homens

Porque um preso da vários empregos, você pode acreditar

É um policia pra prender
Um delegado pra autuar
Um promotor pra fazer a caveira
Um juiz pra condenar
Um carcereiro pra tomar conta
E um advogado pra soltar

Se não fosse o crime, muita gente morria de fome

O vagabundo é quem garante o pagamento dos homens

Eu não faço apologia, mas infelizmente é verdade
Existe o bem e o mal
Em todo canto da cidade
Quem nunca foi assaltado, por favor, levante o dedo
A maré esta tão braba, que eu já ando até com medo.

***quem quiser escutar acesse;
http://www.kboing.com.br/dicro/1-1055863/

Anônimo disse...

taí bem dito pelo anônimo de cima:- O LADRÃO É NECESSÁRIO
O dinheiro roubado vira BARCO DE PESCA NOVO (...), CARRO IMPORTADO O KM, VIAGEM PRO RIO DE JANEIRO, FÉRIAS EM FLORIPA, COMPRA DE COFRE NOVO, ROUPAS PRA MADAME, COMPRA DE APÊ EM CWB, COMPRA DE FAZENDA DE GADO, ETC... ETC.... pra produzir tudo isso, precisa de mão de obra !!! Tão vendo o benefício no incrimento do consumo e aumento de pontos de trabalho???????????

Anônimo disse...

(argentus non olet) -

(provérbio precioso pra todos que podem meter a mão do dinheiro dos outros, principalmente no dinheiro dos cofres público)

Salustiano Denerval disse...

Vocês viram as pesquisas. Tem dois presidenciáveis com chances reais em 2014. Lula e Dilma ou Dilma e Lula. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

José Caetano Maurício de Almeida do Nascimento de Hiram Fonseca Peluso Luzia Moreira Fressato Feres Gaspar Bruije Pires disse...

Grandes merdas. Denerval!!!!

Em alguns aspectos nós somos felizardos. Temos a nossa revista (VEJA), os nossos blogs (Reinaldo, Augusto Nunes, etc), mas no que diz respeito a institutos de pesquisas nós estamos de pés e mãos quebrados. Não podemos continuar dependendo do Ibope, Vox Populi, Datafolha, etc. O Datafolha, por sinal, deveria mudar de nome para Datalula ou Datadilma.
.
Já passou da hora da Veja criar o IVP – Instituto Veja de Pesquisas – para atender a nossa sede de pesquisas confiáveis.
.
A divulgação dessas pesquisas fajutas tem o propósito claro de semear o pessimismo e o desânimo no nosso meio, criando as condições para a derrota de Serra na eleição paulistana. Eles acreditam que a derrota de Serra em São Paulo inviabilizaria também a sua candidatura presidencial em 2014.
.
No sonho deles, afastado Serra da eleição presidencial, chegaria a vez do anódino Aécio Neves cumprir o seu papel de candidato preferencial dos adversários, para ser triturado no primeiro turno.
.
Bem, sonhar eles podem mas vão acordar com um pesadelo. Serra ganhará a eleição paulistana no primeiro turno e também a eleição presidencial de 2014. Os institutos de pesquisa que afirmarem o contrario estarão condenados à desmoralização. Aguardem e verão.

Anônimo disse...

O anônimo aí de cima se esqueceu da principal destinação do dinheiro fácil que sai "pelo ladrão" - farra em boites com belas prostitutas......

Anônimo disse...

Tá muita baixaria neste blog, vou assistir o JN da Globo.

Fui!!!!!!!1

Amigos do Jekiti disse...

Tô gostando de ver! Intencional ou não os anônimos estão discutindo Karl Marx e seu Capital x Trabalho.
Só para ilustrar vocês falaram sobre a "mais-valia", termo criado pelo filósofo em questão para se referir aos lucros de capitais em relação ao custo de produção x salários.
Numa dessa o antoninense vira um marxista de carteirinha...rs

Dom Diego de La Verga disse...

Menos editor. Menos!!!!

Paulo do B disse...

Notícia interessante para os trabalhadores de Antonina, eu disse: TRABALHADORES. Não uns e outros que são "gato de armazém", que passam o dia dormindo em cima do saco e escrevendo mentiras nos blogues.

-------------------------

Vale, enquadrada, triplicará produção de potássio para fertilizantes


A presidenta Dilma esteve em Sergipe, na cidade de Rosário do Catete, para assinatura do contrato que permitirá a Vale triplicar sua produção de potássio, usado para fabricar fertilizantes.

A empresa já possui uma mina em operação por meio de contrato de arrendamento que foi renovado nesta segunda-feira com a Petrobras, em uma parceria considerada estratégica pelo governo brasileiro.

O empreendimento vai gerar 5,7 mil empregos em Sergipe.

Hoje, o Brasil importa 90% do potássio e 70% dos fertilizantes que consome.

A produção de fertilizantes foi privatizada no início dos anos 90 e ficou concentrada na mão de oligopólios, inclusive internacionais, e a "mão invisível do mercado" não acompanhou as necessidade de crescimento da produção agrícola brasileira.

Em 2008, antes de agravar a crise do subprime no EUA, o mundo foi sacudido por um aumento internacional de preços nos alimentos e nos fertilizantes, que colocou em risco a segurança alimentar em outros países, e impactou os preços dos produtores nacionais e a inflação.

No governo Lula houve mudança de orientação para desenvolver a produção nacional de fertilizantes. Esse é mais um passo dado nesta direção.

Anônimo disse...

essa conversa do fertilizante é velha. quando tinha 25 anos já escutava essa mesma cantilena. hoje tenho 65.

Amigos do Jekiti disse...

Meu caro, importamos potássio. Acho que isso explica tudo, certo?

JUBA disse...

Do blog do Saraiva:



“Curva em alta de Dilma e Lula e reta descendente do PSDB mostram que vai ser difícil vencer o candidato do PT em 2014; Aécio, que não gosta de disputar sem grandes chances, pode ser levado a suceder seu afilhado político Anastasia em Minas



Em Minas, costuma-se dizer que o ex-governador e atual senador pelo estado, Aécio Neves (PSDB), não costuma entrar em jogo disputado. Só entra se a certeza de vitória for praticamente certa. Não era assim no começo de sua carreira na política: em 1992, por exemplo, foi candidato a prefeito de Belo Horizonte e ficou apenas em terceiro lugar.
Mas, desde então, não perdeu mais. Mais do que isso, articulou-se politicamente para sempre concorrer com favoritismo mais do que certo. Foi assim quando foi eleito e reeleito governador do estado; foi assim quando jogou seu futuro político na eleição de Antonio Anastasia como seu sucessor; e foi assim até quando optou por uma aliança com o PT do ministro Fernando Pimentel, em 2008, e elegeu Marcio Lacerda prefeito da capital mineira.
Agora, quando se prepara para sua maior cartada, Aécio Neves está num dilema: caso confirme sua candidatura pelos tucanos à presidência da República, em 2014, ele terá que rever sua estratégia. A nova pesquisa Datafolha, divulgada no início da noite de sábado, é um pesadelo para o PSDB.
Se for fiel a seus instintos políticos, Aécio, à luz do novo Datafolha, será empurrado para uma nova eleição ao governo de Minas. Seu afilhado político, Anastasia, não poderá tentar a reeleição. O PSDB não tem nomes fortes para 2014. E, finalmente, se Aécio trilhar esse caminho, tudo indica que sua candidatura seria vitoriosa - e, melhor para o senador mineiro, fiel a seus “princípios”, já que provavelmente nenhum nome do PT ou outro partido ofereceria grande resistência eleitoral.”

Anônimo disse...

estudos indicam, acreditar na VEJA, na Folha ou na Globo faz bem, prá burro.

Anônimo disse...

Pra gente inteligente também, até certo ponto.... O que "faz bem pra burro" mesmo são os jornalecos do PT.

Amigos do Jekiti disse...

Ao anônimo aí de cima
Não adianta, quando alguém não quer enxergar os fatos é preferível deixar que a cabeça acerte o muro.

Anônimo disse...

Desta vez, até o penúltimo número da revista CARTA CAPITAL tá dando razão pro Jekiti.... A Veja vai ZOIAR desta vez...

Anônimo disse...

Vcs sabem de uma cisa , para mim a Mônica e uma super política, coloca todos os pré no chinelo...

Anônimo disse...

Vcs sabem de uma cisa , para mim a Mônica e uma super política, coloca todos os pré no chinelo...

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento