"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quinta-feira, 3 de maio de 2012

A DIALÉTICA DO PT DE ANTONINA

Volta e meia os críticos deste blog me aliam ao PT. De certa maneira eles têm razão, devido o respeito que eu tenho por sua base histórica e, principalmente, pelo que Lula fez de bom para este país. Essa minha relação com o partido é de respeito, mas sem deixar de reconhecer que houve uma mudança de rumo que o distanciou de sua base ideológica. Apesar desse meu respeito, eu não me considero um alienado de esquerda, nem faço vistas grossas a essas distorções, principalmente, pelo pragmatismo utilizado por suas lideranças para chegar ao poder com um discurso burguês elitista e com forte apelo liberal.
Como minha formação sociológica-filosófica-política, foi forjada nos tempos de universitário, tinha e tenho como ideologia o socialismo marxista e, como na época, nenhum partido se aproximava dos meus ideais, preferi seguir os passos de Leonel Brizola, mas sem me coligar ao PDT.
Nos anos oitenta, com o advento das diretas, eu me tornei um simpatizante do PT, ao qual por algumas vezes pensei em me filiar. Só não me tornei um ptista, por razões circunstanciais e, recentemente, pelo distanciamento da sua linha ideológica, mas Lula e Dilma sempre receberam meu voto e alguns ptistas o meu respeito.
Não nego que meu voto no PT teve uma grande dose de pragmatismo, mas isso é explicado pela semelhança e não pela incondicional aceitação de todos os dogmas políticos, econômicos e sociais do partido. Mas como é a razão, muitas vezes, que nos governa, principalmente quando a história determina as contingências do fim de um sonho socialista, preferi o PT, devido à ascensão da política neoliberal de Thatcher e Reagan, e FHC aqui no Brasil.
Mas isso é coisa do passado e o que conta agora é a retomada de um novo socialismo mais astuto, que aprendeu com seus erros do passado, principalmente pela concentração de poder, definida pelo marxismo-leninista, e falta de liberdade. Embora a racionalidade seja um fator premente para que possamos superar esse capitalismo concentrador de riqueza, é preciso também que não esqueçamos os ideais socialistas sobre as quais a ideologia marxista – já desvencilhada de Lenin – foi forjada.
O ideal socialista ainda reside na juventude universitária e, no nosso caso, na juventude do PT de Antonina. Não os conheço profundamente, mas pelas suas posições libertárias expostas em seu blog, sinto que há amor pelas causas nobres e que o sonho de uma sociedade igualitária está no coração, no espírito desses jovens antoninenses. Nesses tempos de incerteza para o nosso povo vejo nessa juventude a reação capaz de destruir os mitos da extinção, de elevar e transformar os sonhos libertários em conceitos absolutos, fazendo deles o elemento central das nossas instituições democráticas. Mas há um longo caminho a percorrer, principalmente quando se luta contra uma onda conservadora, subserviente e desagregadora, criada sob os símbolos da desesperança e esquecimento. Nosso canibalismo político e nossa tão conhecida autofagia predatória nos reduziram social/política e culturalmente numa sociedade despolitizada que ainda trata a política como algo nefasto e o político como o dono do nosso saber e destino, quase sempre. A prova disso são os comentários postados nos vários blogs de Antonina, cujas manifestações tendem a defender os interesses das suas agremiações políticas, através de criticas – muitas vezes levianas – contra aquele que, por uma razão ou outra, conseguiu seu espaço na política local ou um cargo na administração pública.
Para não generalizar isento o PT dessas mazelas porque é um partido estruturado, com ideologia própria e conta em suas fileiras com uma juventude engajada, um grupo de mulheres conscientes de suas capacidades políticas e culturais e com uma e outra associação de bairro que tenta levar melhorias à comunidade e cidadania aos seus moradores. Toda essa estrutura pode garantir ao PT de Antonina, no futuro próximo, uma ascensão política em nossa cidade. Não estou aqui afirmando que toda essa estrutura será capaz de fazer do PT o grande vitorioso das eleições que se aproximam, mas se conseguir, meios de inserir-se junto aqueles que mais necessitam de políticas públicas e perspectivas de futuro, poderá obter sucesso. Mas isso ainda não é o suficiente porque em Antonina o conservadorismo é muito forte e o PT, ainda estigmatizado como um partido radical, precisa se reinventar, através do não distanciamento da sua base histórica, fazendo da sua bandeira o símbolo de esperança para àqueles jovens que anseiam oportunidades de crescimento profissional através da educação, para aqueles que ainda não sentiram a presença do Estado e que necessitam de políticas públicas e para aqueles marginalizados pela cultura despótica, machistas, homofóbica e segregadora que temem encarar suas orientações e escolhas.
Sem querer ser pretensioso, se faz necessário que o PT saiba que a sociedade antoninense foi idealizada sobre um contexto histórico conservador e que a nossa política é fruto dessa cultura, cuja característica elitista, porém subserviente aos interesses externos, impõe ao povo uma postura de rebanho, através de migalhas assistencialistas. Embora com valores antagônicos aos seus, é preciso que o PT os considere, porque em seu bojo há toda uma postura cultural e política que, queira ou não, é a formadora da nossa auto-identidade e a ela deve ser dada o valor devido, bem como conjugá-la quando for preciso para, dialeticamente, ser subvertida pelos princípios e valores, sobre os quais a base ideológica do partido foi erguida.

14 comentários:

Henrique disse...

Muito bom seu post Luiz Henrique. Acerta a veia na primeira. Entretanto, o que acontece em Antonina, parece ser uma tônica no Sul do Brasil. Se bem que em algumas regiões, como em Porto Alegre o estígma de petista já não pesa tanto.
Veja quantas linhas de crédito e incentivos fiscais e financeiros estamos deixando de aproveitar por causa deste preconceito político em nossa terra. O povo de Antonina precisa ser pragmático. Não é necessário amar a Dilma ou o Lula.
Basta deixar de ser "cabeça-dura" e pensar. A época dos tucanos, dos udenistas, dos coronéis não volta mais. O mundo mudou, o Brasil mudou e Antonina tem de mudar. Não existe outro caminho.

Anônimo disse...

O PT nunca deixou de dar apoio a governantes 'elitistas'. Tanto é que na administração anterior e nesta também fazia parte do 'esquema'. Pulou fora na última hora...
Uma coisa é o discurso, outra é a ação.
´
A opção pelo ideal é difícil, em face do "canto da sereia..."

Conheci prefeituras do interior em que o PT conseguiu vitória por ideal, e não custou muito tempo pra se tornar administração tão corrupta quanto se viu em Ribeirão Preto (um ex Ministro da Fazenda, um ex Chefe da casa civil) e em Santo Andre, que até assassinatos houveram para se encobrir a corrupção petista...

A ética e a honestidade, antes de ser um ideal de partido, tem que passar por pessoas e almas que vivem a convicção dessas virtudes, não importa qual seja a oportunidade contrária....

Anônimo disse...

10:51 - completando o que v. disse:- ser petista não é marca registrada de ética e de honestidade.

pt saudações.

Anônimo disse...

o qui qui a marga patalógica tá fazendo no pt, qui vota contra a opinião do partido e a favor do prefeito? (no caso do plano diretor)

Anônimo disse...

ei, 10:51 - V se esqueceu de Campinas. (Ribeirão Preto, Sto André e Campinas foram as tres cidades que financiaram grande parte da campanha de Lula para a Presidência, pelo desvio de verbas desses municípios)

Henrique disse...

Os anônimos de plantão, se baseiam na veja,na globo, etc. A pessoa politizada procura sempre verificar se as fontes são confiáveis. Não é de hoje que o Cachoeira e outros fazem o que bem entendem e a mídia brasileira, dá cobertura.
Acorda Antonina!

Anônimo disse...

a fonte confiável de vs. é o 'barzinho da esquina'. tudo e todos que contrariam os interesses do PT são suspeitos..

aliás eu tenho uma noticia 'secreta' quentíssima: a Globo, o Estadão, a Folha de São Paulo, o Jornal do Brasil, a Bandeirantes, o SBT, a Isto É,a Carta Capital e outras que agora não me lembro, fazem uma reunião semanal para 'combinar' a opinião que vão veicular sobre o PT e seu governo....
Vocês são é palhaços.

Anônimo disse...

Euso gostaria de saber pq os criticos de plantão se preocupam tanto com a vereadora margarete ,não entendo.apenas um voto neste tal plano diretor ,e ela ja se tornou alvo de criticas e fofocas de desocupados de
esquinas que estão sempre de plantão esperando um I sem pingo , para transforma-lo em uma frase , depois em tema de debate em blog.tem certos desocupados anonimos que tem ate orgasmo em fazer criticas alheias. mesmo que eles nem saibam quem estão criticando o que vale e falar da vida alheia , povo ilustre e desocupado do reino vamos ao trabalho , so assim Antonina pode prosperar , se cada um fazer a sua parte , com muito trabalho é claro . e tambem se querem criticar o Pt podem sim , mas deixem de fora quem nao tem nada haver com o acontecimento.podem ter certeza que o Pt não tem tanta culpa assim, podem ter certeza. Odracir Pinheiro

Anônimo disse...

Viva o PT, Viva, Dilma, Viva Lula.... o maior presidente que país já teve.
Chorem viúvas tucanas..hauahuahau

Anônimo disse...

Ptistas são iguais a religiosos fanáticos. Não tem geito. São todos chiitas.
Já já vai ter altar pro SÃO LULA DA SILVA, SANTA DILMA, SÃO DELÚBIO, e vai daí pra fora, até com dia no calendário para os 'padroeiros do Brasil'....

Meu Contos Teus Poemas disse...

Brilhante, meu amigo! Você, que conhece essa cidade e seu povo, sabe o quanto nós, que escolhemos viver aqui, queremos ver Antonina sonhar de novo. O PT de Antonina também quer isso. Vamos lá, minha gente, sem medo de ser feliz! É só pensar um pouco,: nos últimos nove anos, o que mudou na sua vida? Trocou a bicicleta por um carro, a casa alugada por uma sua, o emprego informal por um com carteira assinada, o desemprego por uma pequena empresa, um negócio seu, a lojinha sonhada, a barraca de sanduíche, a moto que possibilita carretos e entregas... Por que tudo isso só aconteceu agora, nesses últimos 9 anos? Políticas de inclusão, meus caros anônimos. Políticas do governo federal.
Luiz, você é mesmo brilhante!

Anônimo disse...

O gov federal nem sabe que isto aqui existe.

Anônimo disse...

A Sonia parece entender que a "produção de riquezas pelo trabalho" foi invenção do PT.
Ledo engano.
Isso existe desde o tempo de Adão e Eva... Segundo a maneira figurativa da biblia, todos estão "condenados a produzir riquezas pelo trabalho"....

Ah, sim, há exceções.... JUSTAMENTE POR ISSO É QUE OS CARGOS POLÍTICOS SÃO DISPUTADOS A DENTADAS E GOLPES DE TUDO, ATÉ DE FACA SE FOR PRECISO..... (e atrás desses cargos, tem os comissionados, palavra suspeita que interpretadapela etmologia tupiniquim vem de COMISSÃO $$$ E COMEÇÃO...

SE LIGA PETISTA FESTIVA.....

Anônimo disse...

Cacilda, a Sônia é bem do reino memo. As coisa e as noticia chega aki deiz anos depois qui aconteceu em tudo quanto é otro lugar. I Ela acha qui é tudo novidade.
Como por aqui essas coisa começaram com um atraso bárbaro aqui no reino, Ela entende que é a promoção do gov. petista.

vô escrever pro FHC, o pralguem antes dele, pra Ele protestar contra a Sona, pois no tempo deli CWB e mais quase todas as cidade maior do Brasil estavão lotadas de pizza entregue em casa, cão quente, lanchonete e lancheretas de tudo quanto é tipo e das loja, lojinha e lojão de 1,99 e de troca de bicicleta por moto e de moto por carro

só tá fartando dizer que o PT é que discobriu o Brasil otra veiz.
Seus bola mixa (o muxa), tão se apossando de tudo qui é mais ou menos melhor.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento