"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



sexta-feira, 4 de maio de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sempre primei pelos princípios democráticos aqui neste blog porque acredito na liberdade de expressão, no debate aberto e limpo e na voz daqueles que necessitam se expressar, independente se a favor ou contra ao que aqui é postado.
Como vivemos muitos anos tolhidos desses princípios democráticos e hoje podemos nos manifestar livremente, sinto que alguns ainda não estão preparados para usar essa conquista com comportamento ético e respeito aos princípios constitucionais. Um desses princípios refere-se ao direito da pessoa se manifestar livremente com opiniões, ideias e pensamentos, independente de censura ou pedido formal de licença para dize-las. É um valor democrático inalienável que levamos muitos anos para conseguir, depois de tantos anos de censura sem o mínimo respaldo moral. O outro princípios é o livre direito de que cada um tem de exercer sua crença religiosa ou convicção política, as quais são o suporte vital da democracia.
No entanto, como esses direitos são respeitados aqui neste blog, sinto-me tranquilo em dizer-lhes que, embora a liberdade de expressão não se configure no anonimato, conforme determina o art. 5 da C.F., permitirei essa manifestação, desde que o comentário anônimo respeite os princpíos morais e éticos de proteção a honra da pessoa humana.
Sem mais delongas, vos digos que a partir de hoje moderarei os comentários, mas permitirei àqueles que preferirem, por questões de privacidade ou interesse pessoal, não se identificar, desde que não façam ilações que prejudiquem a honra de terceiros.
Tal decisão foi incentivada pela falta de postura ética de uma minoria que ainda insiste em não entender os princípios da liberdade de expressão e, pela pequenez de alma, se acovardam em suas atitudes com o intuito de denegrir a imagem de uma pessoa que há anos luta pelas causas de antoninenses.
Como sei que muitas pessoas que acompanham este blog vão entender, peços-lhes que continuem com suas opiniões para que possamos tornar, o mínimo que seja, nossa cidade um lugar mais digno de se viver.

18 comentários:

Anônimo disse...

Posso discordar da linha irremediavelmente idealista do Jekiti quanto a seus comentários sobre a política nacional e política reinol, na medida em que não leva em conta que a natureza humana é naturalmente má e selvagem, inclusive dentro do PT. O homem (e a mulher também) são serem em evolução. Uns estão mais na frente (Jekiti, E. Bó, Bacucu, André da Pharmácia...) outros estão atrás, bem atrás... Os ladrões do povo estão na rabeira do processo evolutivo.

Mas não há dúvida de que é um autêntico democrata, coisa que o PT nunca foi, pois no final do gov LULA, houve insistente tentativa de se introduzir a censura na imprensa.

É justificável a medida adotada, ninguém pode reclamar. Ele é o dono do espaço e está procedendo como outros bloguistas procedem.

Amigos do Jekiti disse...

Meu caro, respeito sua opinião, pois jamais fugirei dos meus princípios colocado na postagem, porém, sinto lhe dizer que você está equivocado ao se referir ao Lula, como censor da imprensa.
Talvez você esteja confundindo com a Lei de Médios, cuja premissa é a democratização dos meios de comunicação, tão usada nos paises ditos desenvolvidos, ou, pela crítica que o presidente fez à imprensa quando está o criticou, segundo ele, sem fundamento em várias oportunidades. Quanto a isso, digo que a liberdade de expressão é uma via de mão dupla, ou seja, o criticado também tem direito de criticar, não importando a posição que esteja.
O que é fato, é que vivemos a plena democracia no que diz respeito à liberdade de expressão, tanto é que a dita grande mídia escreve e fala o que bem entende e jamais houve uma linha sequer censurada.
Em relação às discussões sobre a lei de medios, vejo que é para evitar o monopólio da informação, isto é, que a informação fique nas mãos de meia dúzia de famílias que atuam de acordo com seus interesses. Outro aspecto importante é a expansão da banda larga, que permitirá linhas mais baratas e rápidas a todas as regiões do país.
abraço!

Anônimo disse...

Jekiti, o fato é que a atual Presidente, logo no início de seu governo, viu-se na contingência de se manifestar energicamente pela inteira e plena liberdade de expressão, para, assim, encerrar a apreensão despertada por Lula e seu Min. da Justiça. Isso não seria necessário se no governo do Lula não houvesse movimento no sentido se restringir as manifestações da imprensa. O Lula (Lua) infelizmente, estava tentando ser um estadista na política interncional, mas, aqui dentro, estava influenciado pelo "sucesso" Hugo Chaves, seu amigo, ensaiando aqui posições de caudilho.....
Em tempo:- O Lula conseguiu, sim, ser um estadista:- se tornou o "palhaço da corte" dentro da política internacional.....

Anônimo disse...

Se a direita quer ter espaço neste blog, deve proceder de forma civilizada, urbana e democrática. Queremos um debate sério, honesto e sempre propositivo. Essa história de desqualificações é uma maneira tautológica de encobrir a realidade aviltante de nossas comunidades. Temos muito a realizar, a fazer. Este blog é um espaço que vem ganhando credibilidade junto à comunidade graças ao seu dono que competentemente coloca questões e análises de próprio punho altamente significativas e condizentes com a nossa realidade social e política. Queremos e precisamos do embate franco e leal. Debate de ideais e principalmente de idéias e soluções. Particularmente, acho que a moderação no blog, embora trabalhosa para o L.H. é o melhor caminho para manter um alto nível nas discussões. Este espaço é uma verdadeira ágora. Mas uma praça onde o debate deve ser estabelecido com respeito e dignidade. Saludos, compañeros.,.

Amigos do Jekiti disse...

Ao Anônimo 02:02
Lula, meu caro, de palaço da corte não tem nada. Talvez esse termo pejorativo foi dado por aqueles que ainda insistem em tornar este páis um colônia americana. Lula e seu chanceler (Amorim) andaram pelo mundo na tentativa de mostrar às grandes potências que a política de subsídios prejudicava, e muito, os países mais pobres com suas exportações.
O que Lula conseguiu foi um feito histórico: criou o bloco de países emergentes e fez deles a principal resistência contra o capital especultivo e suas políticas de subsídios.
Hoje não dependemos tanto assim dos EUA, como nos tepos de FHC, embora eu acredite em perigo com relações tão próxims como a China.
Outra ação importante do governo do Lula na polítca econômica foi o incentivo ao consumor interno quer queira ou não, nos salvou do tissunami de 2008, causada pelo colapso financeiro do governo Bush, ocasionando em lilões de desempregado.
Poderia falar mais, mas fico por aqui acreditando no debate sério e democrático.
abraço

2 - Ao anônimo das 09:03, agradeço suas palavras e principalmente a compreensão ao meu esforço.
obrigado pelo incentivo

Cap. Manoel Picão de Carvalho disse...

Acreditei que esse blogue combateria o farisaísmo antoninense, mas ficou clara a sua defesa ao fariseu-mor de Antonina.

Simples seria se o refenciado acima, publicasse em seu blogue o custo de seu projeto de cultura, por que o mistério dessa caixa preta, já que o dinheiro é público. Ou ele te cabresteou LH.

Amigos do Jekiti disse...

Meu caro, já expliquei várias vezes e pela última vez vou explicar:
Não se trata de dinheiro público, pois a doação é considerada como não tributável.
Se vc declara I.R. verá que há campos dedutíveis, tais como doações, despesas médicas e de educação, etc.
Como suponho que tai despesas vc deve lançar para conseguir alguma dedução do que fora descontado na fonte, não vejo essa atitude como sonegadora e, como a lei garante tal medida, também´não pode ser considerado dinheiro público porque não chegou a ser tribitada.
Agora, se vc acha que fui "cabrestado", só poço lamentar sua leviandade e deduzir que você sim está sendo aintidemocrático primeiro, em exigir alguma coisa no anonimato, como acontecia nos tepos da ditadura.
Para concluir, vos digo que este blog não é de nenhum órgão que fomenta à cultura, portanto vc escolheu o lugar inadequado, devendo vc fazê-lo no órgão competente e, mais, se vc quiser algum posicionamento vá ao espaço do sujeito e peça todas explicações, ok?

Jeff Picanço disse...

Caro Luiz: só agora, no meu descanso de sábado, é que tive tempo de ler os blogs todos e seus comentários. Fiquei espantado e enojado com o que vi e li, pessoas sem caráter escrevendo o que querem e ainda manchando a reputação de pessoas assim sem mais, na base do ouvi-dizer. Eduardo Bó está acima de tudo isso, felizmente. Assim como todos os que escrevem na blogosfera capelista de cara limpa e coração tranquilo, como você e as exceções de praxe. A liberdade de expressão termina obviamente no direito do outro, e você está certíssimo em moderar os comentários. É a nossa velha autofagia capelista rugindo no pobre estômago hipócrita e invejoso dos anônimos sem pecados. Um forte abraço.

Amigos do Jekiti disse...

grato, jeff, pela força.

PAULO R. CEQUINEL disse...

Apoio sem restrições esta sua iniciativa de moderar os comentários, você sabe disso porque já conversamos a respeito.
Entretanto, aproveitando que você está pra lá de bonzinho, requeiro que você acabe com esta porcaria do teste do robô.
Não serve pra nada, Luiz. Quem passar pelo teste será moderado do mesmo jeito.
Pghnt hunbr, diria o seu robô inútil.
Mas vamos lá: Blobe Ratessin não seria aquele notável pivô bielo-russo, quase 2,30m, campeão mundial de basquetebol em 1968?

Anônimo disse...

Jekiti, Voce padece do atavismo esquerdista que ainda impera dentro do romantismo universitário, ou seja, o importante é não depender dos EEUU.
Mas acontece que o Brasil estaria muito bem obrigado se não estivesse agora nas garras da China, cuja reciprocidade de comércio para nossos produtos primários são os produtos industrializados lá produzidos, o que está destruindo a industria brasileira.
Nesse aspecto, a China é muito mais deléria ao Brasil do que os EEUU, que exportava e exporta pra cá sobremodo tecnologia, mas sem destruir as nossas fábricas.

HÁ MUITO ufanismo nacionalista e petista quando se atribui ao nosso "aleijadinho do dedo" (não me lembro se direito ou esquerdo) a façanha de haver criado o grupo dos países em desenvolvimento, como se o baixinho e o Brasil tivessem liderança internacional pra isso.
O que acontece é que o contexto internacional permite hoje que "anões também resolvam falar e cuidar das próprias calças".... Você vai ver quem realmente tem mais peso nesse grupo de países, quando um deles se sentar no conselho de segurança da ONU. e é quase certeza de que não será o Brasil.

Por mais que o PT odeie, o gigante da economia mundical continua sendo os EEUU. e assim o será ainda pelos próximos cinquenta anos... se é que a China terá ímpeto para chegar à pujança de um outro tipo de bem econômico, em que os EEUU e a Alemanha são líderes:- a produção tecnológica, produto que não se vende em loja de 1,99, como são os produtos chineses....

O grande trunfo internacional do PT, ou seja a imensa reserva de dolares que o Brasil acumulou se deve sobremodo a dois fatores:-
- juros muito altos, o que faz do Brasil uma verdadeira "mina de ouro" do mercado especulativo mundial;
- a compra de ativos e patrimônio brasileiros,(terras, fábricas, empresas) pelo capital internacional a tal ponto abundante que até um quadro se compra por cento e dois milhes de dolares.....

O dólar sinônimo de riqueza (trabalho mais insumos) que o Brasil ostenta é aquele produzido pela agricultura, riqueza essa consumida em se comprar quinquilharias da China e em turismo internacional.
Os juros estão baixando: quando chegar a hora da verdade, se verá o Brasil que sempre existiu no passado: um país que, a despeito de ser a sexta economia do mundo, vai mostrar "calças rasgadas" como sua co-irmã Argentina....

Anônimo disse...

Isso mesmo Cekinel. Tem que começar, inibindo o mau cheiro da merda explicita. Que é qui v. acha da idéia????

Amigos do Jekiti disse...

Este blog está hilário hoje!
Contexto internacional permite?
Europa em plena crise e Obama discursando na Disnei para atrair brasileiros e mais, ainda vai montar dois consulados aqui para facilitar a entrada de brasileiros.
Felizmente não vivemos os tempos de FHC com a sua subserviência aos americanos, tanto que hoje podemos nos sustentar da crise lá fora graças ao consumo interno. Outro
fator relevante da crise é a entrada de dolares especulativos que obriga a todo momento o Banco Central intervir na economia.
Agora, se vc é incapaz de ver as melhorias que Lula fez e Dilma está fazendo, sinto lhe dizer que sua colocação é mais cega que ideológica, infelizmente.
Sou capaz de apostar que até o final do ano os juros cai abaixo de 8%, para tua raiva continuar, mas se beneficiar.

Anônimo disse...

Vejo sim. Vejo que Vs. são megalomanícacos. O PT não só é bom para o Brasil, como é bom para o mundo.
Vocês são é malucos.

È por aí, mesmo. Os juros vão cair e os dolares da reserva nacional vão desaparecer, pois não mais haverá o PARAISO DOS RICOS INTERNACIONAIS PELA ESPECULAÇÃO, coisa que o PT criou....

O que vai sobrar??? Um país falido como a Argentina, pois a verdadeira riqueza do trabalho que a agricultura produz está sendo jogada no lixo por compra de quiquilharias na CHINA e para que burgueses encandecidos se esbaldem em viagens internacionais.
Essa é a obra do PT para o futuro.

Melhorias???
Sim, melhorias. O PT, por meio de políticas desastradas (o mantega do governo)- fecha indústrias em que seus fialiados trabalham e os sustentam depois com bolsas de tudo quanto é tipo....
O PT está "africanizando" o Brasil....

Henrique disse...

Prezado Luiz Henrique, estou contigo e não aceito baixarias. Nosso problema é em alguns casos má fé e em outros desinformação e até falta de educação. Nosso País tem tudo para enquanto lá fora as coisas vão de mal a pior. Lógico que nossa Antonina é um caso a parte.
Um dos maiores problemas do Brasil é a mídia, leia o post do aposentado invocado de hoje:


"Para desgosto dos brasileiros, nossa imprensa tornou-se uma organização criminosa. Os jornais viraram oposição, sonegam as notícias e tentam desinformar com intuito de esconder a verdade que, parece, a prejudicam. A revista Veja está mancomunada com uma quadrilha montada para roubar e que chegou a tentar dominar a política do país. O contato com a democracia queima a imprensa brasileira, que pensou ser maior que nossa nação. São tantas as mentiras que o pouco de credibilidade que tinha, foi pelo ralo. É triste ver o malabarismo de seus repórteres e ombudsman para justificarem a corrupção que se entranhou no tecido midiático. É triste ver que a imprensa do meu país usa a democracia para praticar crimes!"

Lá também existem os anônimos de plantão, mas vamos em frente.

Anônimo disse...

É crime falar mal de político, sobretudo falar mal do PT.

Vs. combatem a generalização, e generalizam contra a imrpensa, como se tivesse uma "confederação" de jornais, revistas, rádio e tv que ditasse o que todos devem dizer.

Babacas.

Amigos do Jekiti disse...

Tanto não sou babaca que vc esta aqui expressando suas ideias, meu caro. Poderia simplesmente não aceitar seu comentário, mas como aqui prezo pela liberdade de expressão, você tem voz aqui, entendeu?
Duvido que seu entrasse no teu espaço para fazer as críticas que vc fez meu comentário seria aceito.
Não tenho medo do debate, meu caro, mesmo quando me chamam de babaca.
Se vc não quer enxergar a relação da imprensa com a contravenção, é pq não acompanha os noticiários que alguns segmentos virtuais fazem e também não viu a reportagem da Record sobre o caso Veja-Cachoeira.

Anônimo disse...

Tá vendo como essa "confederação" não existe? Pelo menos vs. reconhecem que a record está fora dela...
Quando vários órgãos de comunicação falam a mesma coisa, o que se tem a concluir não é que todos estejam 'vendidos' mas sim que o fato pela maioria alegado tem grande probabilidade de ser verdade.
É assim que funciona o testemunho em tribunal.

Não é porque a Veja foi pega amealhando notícia a ela passada por um defrator que a noticia seria falsa.
Vamos ver o que é que o STF diz do mensalão.
Já se sabe que, em relação a muitos dos indiciados, o conjunto probatório é muito fraco para a incidência da lei penal.
Mas só de haver indícios isso é materialidade suficiente para a reprobabilidade política. Assim seria em qualquer país civilizado. Aqui não, pois o político 'GOSPE" na cara do povo e se ainda houver alguma renitência, sempre haverá algum tipo de "bolsa" pra "convencer" o eleitor que, entre a consciência e a fome, prefere matar a foma.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento