"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



domingo, 21 de outubro de 2012

A LOCOMOTIVA VERMELHA E ESTRELADA


"O DEM acabou e o PSDB caminha para o fim". A frase foi dita pelo ator José de Abreu em entrevista à Folha de São Paulo. Embora ele tenha se referido à política nacional, transfiro essa previsão para a nossa realidade e seus desdobramentos em Antonina e Curitiba nas eleições do dia 07/10. Nas duas cidades Beto Richa e seus aliados perderam e essa derrota terá reflexo em 2014, quando haverá eleições para presidente e governadores. Como Curitiba é a maior zona eleitoral do Estado e se Gustavo ganhar a eleição, vislumbro que Gleise Hoffmann surgirá como a principal candidata.
Mesmo que Gustavo não vença, as chances da Gleise mudam pouco, pois Ratinho Júnior, como prefeito, enfrentará um forte dilema, porque ao aliar-se ao PMDB e ao PSDB, vai ser pressionado a se posicionar entre Beto Richa e Requião, para o governo do Estado, e entre Dilma e o candidato Tucano, para a presidência da República. O grande problema de Ratinho justamente é a sua falta de convicção política, devido à sua aliança com o PSDB, principalmente. Já Gustavo não passará por este dilema, pois além de apoiar Gleise para o governo do Estado, apoiará Dilma à Presidência da República.
 Partindo do princípio que as chances de Gleise são maiores que a de Requião e Beto Richa, devo concluir que Antonina ganha muito com a eleição da “prima donna” petista, graças ao apoio que Vanhoni e Vargas sempre deram à administração Canduca e continuarão dando ao João Domero. Essa minha certeza está na possibilidade de Caduca ser o elo entre João Domero e os deputados petista, fato este que beneficia Antonina, devido o livre acesso que a administração terá em Brasília. Se João Domero souber transitar nesse terreno, terá grandes chances de se reeleger, desde que tenha um pouco de sorte e competência nos investimentos que estão em andamento para a área portuária.
Para João Domero é fundamental entender essa lógica, pois as perspectivas para Antonina são alvissareiras, principalmente se ele conseguir uma parceria com essas empresas para algumas políticas sociais. Elas poderiam, por exemplo, ajudá-lo no aparelhamento do hospital, na construção de uma escola integral e, principalmente, numa política de trabalho e emprego para os jovens. Mas os desafios de João vão além, porque ainda ele precisa atender os anseios daqueles que vivem do turismo e desenvolver uma política séria para área cultural e socioambiental. Naturalmente João ainda vai ter que manter a máquina funcionando e negociar com o legislativo seus projetos e políticas públicas.
Com essas perspectivas, só posso aliar-me à profecia de José de Abreu e digo que Antonina, pela primeira vez na sua história, deixará de ser o curral eleitoral dos oportunistas tucanos e seus aliados. Logicamente   esse papel caberá ao povo e parte da sua classe política que precisará sentir a necessidade de mandar ao ostracismo político os tucanos e seus aliados e lá deixá-los viver seu exílio eterno.
E o PT de Antonina? Bom! Ele vai ter que avaliar suas estratégias políticas desses últimos dez anos e se restruturar como um partido ligado aos movimentos sociais e à classe trabalhadora. Enquanto isso, vai ter que se resignar e assistir por mais quatro anos a sua locomotiva vermelha e estrelada andar sobre os trilhos de mais uma administração, sem que ele seja o condutor da máquina... Se é que me entendem.

38 comentários:

Anônimo disse...

Correto, Luiz Henrique. Parece que Curitiba, pelo que indicam as pesquisas vai mudar também. Antonina precisa de uma gestão ativa voltada para o social e geração de empregos.
Pasmem, que por incompetência do governo do Estado, já perdemos duas fábricas de automóveis. A BMW que vai para Sta. Catarina( acredito que Joinville e Hiunday que é da RENAULT, QUE VAI PARA O RIO ( Rezende). Perdemos a Kraft ( que continua com a fábrica aqui, mas o CNPJ é de S. Paulo. Caso o HSBC, seja vendido, conforme boatos. O HSBC, como alguns não sabem tem sua administração do Brasil em Curitiba. Provavelmente, também perderemos. Tudo por incompetência do governo tucano.

Anônimo disse...

Luiz qualquer que seja o resultado de Curitiba, Ratinho ou Gustavo, considere a "prima donna" candidatíssima, não haverá opção pra ambos.
Quanto a Canduca voce está certíssimo, numa tacada o alcaide livrou-se da tranqueira e pavimentou seu caminho a Brasília como representante capelista dos nossos interesses. E diziam que estava "morto", hein?

Anônimo disse...

Luis Henrique as alianças políticas são feitas para chegarem no poder em determinado momento. Sinceramente não vejo ainda, os candidatos de sempre se posicionarem. Vc acredita que Requião vai ficar de fora dessa eleição pra governador? Osmar Dias e Alvaro Dias vão ficar a reboque de alguém? Em Antonina os deputados federais André Vargas e Vanhoni apoiaram o candidato do 15. Canduca já é rei morto, portanto está morto. João Domero vai atrás do Ratinho Jr. que também é deputado federal pelo PSC.

Amigos do Jekiti disse...

Meu caro, no caso de Requião, coloquie no texto que ele é candidato sim ao governo. Mas não ganha da prima donna.

Anônimo disse...

vs. acham que o psdb não anda bem, só porque aqui no reino o partido se ferrou.
vs. acham que o psdb não anda bem, so porque em são paulo o partido vai se ferrar.

o problema do psdb é dar espaço pra figuras caquéticas, QUE JÁ MORRERAM E ESQUECERAM DE CAIR.....

é só isso mudar, que o psdb revigora.

.....................

e vê se vs. não disfarçam. O PT, AQUI, NÃO ELEGEU NEM UMA MERRECA DE VEREADOR!!!!!!!!!
- POIS SEJA, OS PETISTAS NÃO VOTARAM NO PT............

Anônimo disse...

A DONA PIMENTINHA, GANHAR DO PIMENTÃO???
- NÃO AKERDITO, NÃO!!!!!!!!!!.
- É PHODA
.......................
"arguém" poderia informar se o Partido Oportunista já arranjou uma secretariazinha na prefeitura pro proximo governo????
- que diabo de partido é esse?
- é que, na última reunião da executiva aqui no reino, o PT resolveu mudar de sigla: agora é PO, como sempre acontece após as eleições.....










Anônimo disse...

Pois é, 'seu' Jekiti. Há dualidades e dualidades, uma diferente da outra.....

Na construção, há dualidades entre idéias diferentes. Essa, é, por exemplo, a dualidade entre adversários políticos. O suposto é que ambos queiram o bem-estar de sua terra, de seu povo.

Na destruição, não há convivência com a dualidade:- Ou se aceita o positivo como escopo final, ou se 'baixa a guarda' e se aceita o império do mundo negativo.
Todo esforço para reparar, ajudar e preservar as pessoas, tem por convicção subjacente que, um dia, o MAL SERÁ CEIFADO DESTE MUNDO....
Eu, e todos os que tem FÉ, acreditamos na vitória final do mundo positivo, do bem e da virtude.... (ou, em linguagem abominável para os ateus:- é a vitória do plano de Deus) - Justamente por isso, que admiro o teu esforço quase "QUIXOTESCO" em ajudar os viciados e outros tipos de "descaídos", excetuados os políticos corruptos que devem ser combatidos sem misericórdia.... (que pena que a democracia não admite o paredòn pra estes últimos ....)

Anônimo disse...

ANTONINA, CAPITAL DA MÚSICA.

(bola dentro:- no programa do "futuro prefeito" está que vai ser reabilitada a "liga das escolas de samba"

.....................

SENHORES POLÍTICOS, PENSAM MAIS, PENSEM GRANDE:- CADÊ QUE ALGUÉM DISSE QUE VAI VESTIR A CAMISA DA "...FACULDADE DE ARTES E/OU DE MÚSICA AQUI DO REINO????"

Amigos do Jekiti disse...

Meu caro, não há dualidade e dualidade. A dualidade, na verdade, é o extremo, dois pólos antagônicos.
Vou te dar um exemplo:
Caridade e avareza
castidade e luxúria
prudência e loucura.
Sua colocações me lembram os falsos profetas, que se apresentam como o condutor do povo a terra prometida.
Me desculpe, mandar político ao paredão, excluir os que vc considera a "ralé" social só prova que vc não passa de um sociopata. Desejo, sinceramente, que vc viva em paz com toda a humanidade, meu caro.

Anônimo disse...

Até o PIG reconhece só o PT cresceu.
( EM aNTONINA? ISTO É UM CASO A PARTE).

No dia 28 de outubro, há indícios de que o PT novamente sairá das urnas como o grande vencedor nas cidades com mais de 200 mil eleitores, podendo levar pela terceira vez a joia da coroa, São Paulo.

Ao votar dessa forma, o eleitor protagoniza duas atitudes -e não faço aqui juízo de valor, só constato. Elege seu prefeito e entrega à sigla de Lula um grande voto de confiança para fazer do PT cada vez mais um partido hegemônico no país.

—–

Amigos do Jekiti disse...

Concordo, meu caro! O povo (pobre) não é bobo. Mas a "UDN" não vai descansar enquanto não pegarem Lula e a depois Dilma. 1964 ainda não terminou.
Esqueça julgamento do mensalão tucano, da lista de furnas, da privataria tucana e tantos outros escândalos. Toda as provas vão servir para limpar o rabo dos togados.

Anônimo disse...

Jekiti, largue o verniz. Voce também é sociopata, à sua maneira.
Você faz questão de não distinguir entre 'força de expressão' e 'reflexão'. Vá à merda. (desculpe, Cekinel, depois te pago direitos autorais)

Anônimo disse...

Nova fábrica da BMW será no município de Araquari (SC)
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse, em nota disponível no site do governo do Estado, que a alemã BMW escolheu Santa Catarina para suas novas instalações no País. O município escolhido seria Araquari, no norte do Estado, com investimentos de cerca R$ 1 bilhão.
"É uma grande conquista para Santa Catarina. Toda vez que uma indústria desse porte se instala, outras nascem ao entorno dela, gerando emprego e renda. Assim, a economia como um todo se desenvolve muito e com competitividade".
Este investimento poderia ser feito aqui no Paraná, faltou força politica, pois há tempo a BMW cogita montar fábrica aqui no Brasil.
O duro vai ser aguentar a catarinada andando de BMW por aí!

Anônimo disse...

Ola nobre Editor . apenas uma correção ao primeiro comentario. a Hyundai é uma montadora Sul Coreana.e não faz parte do grupo renault/nissan.
grato....
Elder.

Anônimo disse...

Um sujeito entra num boteco novinho, todo hi-tech, e pede uma bebidinha.

O barman é um robô, que serve um cocktail perfeito e pergunta:

- Qual é o seu QI?

O homem responde:

- Uns 150.

Então o robô inicia uma conversa sobre aquecimento global, espiritualidade universal, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia, e por aí afora....

O cara ficou impressionado, e resolveu testar o robô.

Saiu, deu uma volta e retornou ao balcão.

Novamente o robô pergunta:

- Qual é o seu QI?

O homem responde:

- Deve ser uns 100.

Imediatamente o robô lhe serve um uisquinho e começa a falar, agora sobre futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo de mulher, e outros assuntos semelhantes.

O sujeito ficou abismado.

Sai do bar, para pensar, e resolve voltar e fazer mais um teste.

Novamente o robô lhe faz a pergunta:

- Qual é o seu QI?

O homem dá uma disfarçada e responde:

- Uns 20... eu acho!

Então o robô lhe serve uma cachaça, se inclina no balcão e diz pausadamente:

- E aí, mano, vamu votá na Dilma em 2014???

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/73502-um-pais-estranho.shtml


O que pensam a respeito ?

Anônimo disse...

A imprensa PIG ouviu as lamentações do Jekiti. Dêem uma olhada na revista Carta Capital desta semana. Até parece que foi o Jekiti que escreveu a capa. (tão reclamando que o STF 'passou na frente' o julgamento do mensalão do PT, quando tem ainda o mensalão do PSDB pra ser julgado e mais 159 ações penais contra políticos diversos.....

Amigos do Jekiti disse...

ao anônimo que postou o link da Folha.
Vc tem que assistir ao documentário Inside Job (trabalho interno). Se eu conseguir posto aqui pra vc ver.
O documentário mostra como a Islândia faliu e também as causas que originaram a crise americana de 2008.
Se FHC estive comando o Brasil, hoje estaríamos pior que a Grécia, Espanha e Portugal.

Anônimo disse...

O Jekiti, teima e quer e porque quer que o PT seja a salvação do Brasil.
O PT é a salvação do Lula, que, segundo a rev. FORBES é o quinto homem mais rico do ....
-É mintira, Terta???

Amigos do Jekiti disse...

Vc está atrasado, meu caro.
A revista, cuja capa aparece o Lula como um poderoso chefão é falsa... é uma montagem muito mal feita.
"A ignorança é que estravanca o pogresso".

Anônimo disse...

Quanta besteira...
Canduca como articulista em Brasilia!Tamo fú...Não conseguiu ser articulista nem no partido dele.
Industria automotiva em SC,vocês conhecem araquari,fica próximo do porto de são chico,itajaí,navegantes...
Só pra terminar não dá pra pedir para o prefeito renunciar,esse cara é muito pé frio todas as catastrofes possiveis aconteceram nessa gestão mediocre,vaza canduca que ainda faltam 2 meses e pode acontecer coisa pior!
E essa vaguinha que tão creditando ao PT,retirem da nossa conta,pois esse ASPONE,já está expulso do nosso querido PT...

Anônimo disse...

Quando Deus criou o mundo, ao terminar foi questionado pelo Santo Anjo. Senhor em todos os países, o senhor colocou terremotos, vulcões, tornados, secas, etc. só o Brasil foi beneficiado, prais maravilhosas, clima temperado, três safras por ano. O senhor não está sendo injusto com os outros povos?Não meu caro. Vou criar lá uma cidade chamada Antonina e vou encher de tucanos, vc. vai ver a merda que esses pássaros vão fazer, é o pássaro mais cagão e burro do mundo.

Anônimo disse...

Mulher porreta!

Ministro que substituirá Ayres Britto será indicado de forma “fulminante” pelo Palácio do Planalto; uma de suas missões será colocar em julgamento o esquema comandado pelo ex-governador Eduardo Azeredo, na tentativa frustrada de reeleição, em 1998

247 – A presidente Dilma Rousseff tem pressa. E vai indicar de forma “fulminante” o ministro do Supremo Tribunal Federal que substituirá Carlos Ayres Britto, cuja saída está prevista para novembro. Uma das missões do novo juiz da suprema corte será relatar o mensalão mineiro, colocado em prática em 1998, quando Eduardo Azeredo, do PSDB, tentou se reeleger em Minas Gerais, mas perdeu para Itamar Franco. Leia na coluna de Monica Bergamo:

Anônimo disse...

Justiça. Por quê?
O MPF e o STF não sabem das estripulias dos criminosos senão do PT.
Não sabem do mensalão tucano, do mineiro, do de Brasília.
Não "ouviram falar" da Privataria Tucana?
Desconhecem a lista de Furnas?
Não sabem do pagamente de propinas pela Alston?
Não viram as patifarias do Rouboanel?
Esqueceram a compra de deputados para a aprovação da re-eleição de FHC?
..

Amigos do Jekiti disse...

ao anônimo das 16:58
A velha mídia sabe de tudo isso.
Agora, não pense que o PIG adora FHC e os tucanos. Ela está a serviço do capital estrangeiro que entrou neste país graças a Proer da mídia que FHC fez em seu governo para salvar os cofres midiáticos. O capital estrangeiro (principalmente americano) representa 20% e essa grana salva a globo. O interesse de derrubar governos com forte expressão popular nada mais é que a da intervenção americana, cuja prerrogativa é a imposição da sua política neoliberal. A América do sul é alvo de "atentados" contra os países com forte apelo popular, porque não mais nos curvamos aos interesses americanos. Prova disso é o golpe no paraguay que teve a presença da mídia, a SIP que atua como um braço midiático do EUA.
Bom, tem mais coisa, mas para por aqui, senão vira um texto.

Anônimo disse...

sobre o link.
A islandia, a finlandia, tiveram seus altos e baixos, não confunda o foco com bunda.
USA teve algumas crises de 29 outra recente que se aprofunda.
Europa várias guerras, mas por favor não misture. vc não entendeu o motivo. Uma pena o do jkt leia e entenda o motivo. Ou preciso sispricá.

Anônimo disse...

Não confunda mensalão mineiro (estado) com mensalão federal (PT)

Amigos do Jekiti disse...

no mensalão mineiro a grana foi maior, por incrivel que pareça.

Anônimo disse...

interesante a democracia e a liberade de expressao,um blogueiro que nao permite comentarios anonimos no blog dele ,mas vem responder aqui no blog dos outros,qdo o nome dele sequer foi citado e um outro ainda diz ter nojo dos anonimos ,muito interesante, e instigante o comportamento humano... ( se ele pode ser ateu p q eu nao posso ser anonimo ?

Anônimo disse...

esse blogueiro se fixou na fase anal.... (até 4 anos de idade....)

Anônimo disse...

aki no reino, não tem locomotiva. tem é carroça puxada por gente. rsrsrsrs

Anônimo disse...

aki no reino não tem locomotiva. tem é carroção puxado por gente...

Anônimo disse...

Esses paises da Europa foram à falência porque há anos que gastam o que não têm.

Sempre se falou que o Brasil é maior do que o buraco. Mas o volume de riquezas que é dado pra quem não produz, está chegando a níveis alarmantes.

Espera-se que o PT caia do poleiro antes que os meios de produção de riquezas sejam insuficientes pra suplementar as farras socialistas:-
a)- farra da corrupção
b)- farra da compra do povo por meio de bolsas e cestas.....

Anônimo disse...

A Melhor frase ouvida nos ultimos tempos:

"O PT é, de fato, um partido interessante...
Começou com presos políticos ...

e vai terminar com políticos presos ! "


(Joelmir Betting)



Anônimo disse...

No nordeste o PT tem apoio maciço do povo, porque os benefícios sociais são repassados por meio dos CORONEIS... haja vista que o grande aliado do PT é o SARNEY, o 'coronel dos coronéis'

Anônimo disse...

Movimento dos Sem-Mídia, presidido por Eduardo Guimarães, protocola ação contra a Rede Globo em razão dos 18 minutos dedicados ao especial sobre o mensalão, após o horário eleitoral gratuito; emissora comandada por Ali Kamel (dir.), que nunca se recuperou da edição do debate entre Lula e Collor em 1989, é acusada de partidarismo

Brasil 247

A edição de ontem do Jornal Nacional, que dedicou 18 minutos a um especial sobre o mensalão, logo após o horário eleitoral gratuito, pode ter infringido a Lei Geral das Eleições. Comandada por Eduardo Guimarães, a ONG Movimento dos Sem-Mídia, decidiu entrar com representação contra a Globo junto à Procuradoria Geral Eleitoral e ao Ministério das Comunicações, acusando a emissora da família Marinho, comandada pelo jornalista Ali Kamel, de agir de forma partidária, assim como ocorreu em 1989, na edição do debate entre Lula e Fernando Collor.”

Anônimo disse...

Falam tanto do mensalão e os mensalinhos de Antonina, os mesmos porcos que falam do PT são os financiadores de campanhas em Antonina, Alguns apreensórios da Cidade.

Anônimo disse...

"Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção, só levam em conta a corrupção no ambiente público", diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira. Ele é coordenador nacional da campanha do Ministério Público "O que você tem a ver com a corrupção", que pretende mostrar como atitudes que muitos consideram normal são, na verdade, um desvirtuamento ético.

Como lida diariamente com o assunto, Moreira ajudou a BBC Brasil a elaborar uma lista de dez atitudes que os brasileiros costumam tomar e que, por vezes, nem percebem que se trata de corrupção. Confira a lista:

- Não dar nota fiscal
- Não declarar Imposto de Renda
- Tentar subornar o guarda para evitar multas
- Falsificar carteirinha de estudante
- Dar/aceitar troco errado
- Roubar TV a cabo
- Furar fila
- Comprar produtos falsificados
- No trabalho, bater ponto pelo colega Falsificar assinaturas

"Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções", afirma o promotor. "Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção."

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento