"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DEIXO AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO E O MEU PROTESTO...


Sou diretora na ESCOLA ESTADUAL PROFª Maria Arminda e estamos sofrendo muito com o vandalismo e arrobamentos cometidos por MENORES... E O QUE ELES SOFREM? E COMO PAGAM? ....NÃO SEI ...E QUANDO SEI ME REVOLTO POIS TENHO QUE ESCUTAR QUE É COM PAGAMENTO DE VALOR SIMBÓLICO PARA A COMARCA OU COM SERVIÇO COMUNITÁRIO....MEU DEUS!!!!!!!!!!! EM QUE MUNDO 
VIVEMOS ? ONDE NÓS EMPREGAMOS NOSSAS VERBAS? EM REPAROS , EM AQUISIÇÃO DE MATERIAL ROUBADO, EM RECONSTRUÇÕES!

O QUE VAI MUDAR COM ESSAS MINHAS PALAVRAS ? NADA!
TODAVIA DEIXO AQUI A MINHA IRA COM TUDO ISSO !

ESCOLA ESTADUAL PROFª Maria Arminda, ESCOLA SOFREDORA COMO TANTAS OUTRAS!

B.O - 07/06/2010 - PIXAÇÃO
B.O - DATA 30/05/2011 - ARROMBAMENTO, FURTO E DESTRUIÇÃO NA ESCOLA
B.O - DATA 11/09/2011 - ATO DE VANDALISMO , DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO
B.O - DATA 02/04/2012 - ATO QUEIMADAS, ARROMBAMENTO E DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
B.O DATA : 11/05/2012 - INVASÃO NA ESCOLA AOS FINAIS DE SEMANA
B.O - DATA : 21/10/2012 - ARROMBAMENTO , DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO , ARROMBAMENTO DA COZINHA .

UM DOS VÂNDALOS COM REGISTRO EM B.O. DE NOSSA ESCOLA foi ENQUADRADO NESSE ARTIGO:Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou mulTA..... PORÉM.........................
O JOVEM FOI LIBERADO POR SER RÉU PRIMÁRIO , ASSIM A PROPOSTA DA JUSTIÇA FOI SOMENTE O PAGAMENTO DE UM VALOR X , SENDO PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA PARA A COMARCA!
ELE ME OLHOU , OLHOU PARA A JUSTIÇA E FALOU " SE EU TIVESSE TRAZIDO O DINHEIRO JÁ PAGAVA , AMANHÃ MESMO FAÇO O DEPÓSITO! "

PARABÉNS PARA NÓS CIDADÃOS !
A ESCOLA AGRADECE A CEGUEIRA E ATUAÇÃO DAS LEIS DO NOSSO BRASIL!

ANA PAULA MACHADO RIBEIRO
"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
Che Guevara
Por Amigos do JekitiAna Paula é diretora da Escola Maria Arminda e este blog já se manifestou a respeito do excelente trabalho que ela e sua equipe realizam junto aos alunos e à comunidade ligada à escola.Entendo a sua indignação e revolta, principalmente pela ação recorrente dos vândalos em sua escola, como mostra seu texto.Minha maior preocupação é que estes atos de vandalismo se tornem um meio de lidar a questão exclusivamente como sendo de segurança pública.Sei que é revoltante para quem trabalha muito ver seu esforço perdido em questão de horas, mas é preciso que contextualizemos a questão para não agirmos unicamente pela Lei do Talião.É bem possível que esses jovens deliquentes sejam de famílias pobres e talvez usuários de drogas, fatos estes que nos obrigam a pensar que Antonina precisa arcar com esse ônus social para que a situação não piore.Porém, criar unicamente uma política de combate à violência já está provado que não resolve o problema, porque a repressão remedia e não incluiu, além de gerar mais violência, devido os seus aspectos difusos.Queiram ou não, nosso modelo educacional, em parte, é responsável, pois não há uma política alternativa que diminua a exposição do jovem à criminalidade e nem uma rede colegiada que abranja políticas públicas, não só para o delinquente como para à sua família.Políticas públicas de prevenção devem ser pensadas e uma delas é o ensino integral, cuja premissa é possibilitar que o jovem passe mais tempo na escola, onde, além de aprender o currículo didático, irá potencializar suas aptidões artísticas, esportivas e de cidadania, além de ajudá-lo na percepção de uma nova realidade.Outro fator importante, é a implantação de uma política educacional profissionalizante para que o jovem tenha uma perspectiva de melhorar seu padrão de vida, através de uma política de trabalho e emprego.Logicamente que essas ações não são as únicas, porque há ainda o ônus social que recai sobre a família desses jovens. Dentro disso também é necessário que avaliemos que a perspectiva do jovem também passa pela perspectiva dos pais e queiram ou não, essa situação também é uma das vertentes da delinquência. Numa cidade pobre como a nossa e que há anos não se investe em políticas públicas, só nos resta entender que esse ônus social é proveniente de todo um contexto histórico refletido pelo abandono e pela cegueira da nossa classe política. Essa realidade está estampada nos nossos índices sociais, cuja valor foi dado pelos levantamentos realizados recentemente que nos impôs  o ranking de uma das cidades mais pobre do Estado. Deixo aqui meu apoio aos profissionais da Escola Maria Arminda e, humildemente, sugiro que cobrem das autoridades uma mudança nesse formato educacional e exijam mais empenho e sensibilidade das autoridades para que esses atos de violência diminuam. Políticas educacionais para um ensino integral, políticas de trabalho e emprego para dar perspectiva aos pais e aos jovens, política de saúde para o dependentes químicos serem reincluídos e por fim políticas preventivas de segurança pública para inibir os atos de violência e depredação.Parabéns a Ana Paula e à sua equipe pelo trabalho.

29 comentários:

Anônimo disse...

Crime- a pichação é crime previsto no artigo 65 da lei de crimes ambientais e o flagrante prêve pagamento de multa administrativa de R$ 714,20 .Ainda pode haver detenção de 3 a 1 ano e imposição de medidas socioeducativas ,não há distinção na lei entre grafiteiros e pichadores...( gazeta do povo 21/10/2012 vida e cidadania pagina 4,por ano são gastos 1,3 milhão com limpeza de pichações em ctba. para denunciar atos de vandalismos ligue p o numero 153...

Anônimo disse...

as cadeias estão superlotadas,ontem em ponta grossa pr ,onde cabiam 150,tinha mais de 500 presos,esperando transferencia p o presidio,já pensou se vandalos e pichadores em geral fossem presos,colocariam onde essa gentalha.. ,aqui no meu condominio eu tenho que limpar o lixo que eles espalham em busca de restos de comida,roubam lampadas,fios de luz,ate a caixinha do correio... escutem a musica Luz da Paz ,com Jose Augusto ...

Anônimo disse...

Pois é.... A cidade está à mercê dos vândalos... E a prefeitura??? Ora, a prefeitura não tem nada com isso.... Isso é com a polícia....
É isso mesmo??? A ESCOLA NÃO É PATRIMÔNIO DA PREFEITURA???? Pra que é que tem guardas municipais??? (cada vez menos) Pra guardar a casa do prefeito???? que não se vê guarda municipal em lugar nenhum:- nem nas escolas, nem na estação ferroviária, nem no trapiche....
- Não tem dinheiro?????
MAS BEM QUE PRA LAMBANÇA NUNCA FALTA DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

correção, multa de R$ 714,20 ( setecentos e quatorze reais e vinte centavos e detenção de 3 meses a 1 ano e imposição de medidas socioeducativas .eu me lembro de um caso em que 2 adolescentes foram pegos pichando e os guardas os despiram e os pintaram de cima a baixo,pintaram tudo dos cabelos as unhas dos pes e nas partes intimas tbm ,foi engraçado passou na tv ,nao precisa matar, mas eles merecem receber o troco na mesma moeda...

Anônimo disse...

E sempre vem o Jekiti com essa conversa mansa de padre em sermão de missa de domingo.... O que segura ladrão é grade. O que espanta ladrão é guarda.
Quando morava numa cidadezinha do interior, via que a prefeitura construía, em todas as escolas, UMA PEQUENA RESIDÊNCIA PARA ZELADORIA. E ALI COLOCAVAM PRA MORAR, COM FAMILIA E TUDO, UM (A) DOS (AS) FUNCIONÁRIOS (AS) DA ESCOLA Nunca vi escola arrombada ou depredada...
Ou seja, tendo GENTE MORANDO NO PRÉDIO, isso afasta esse tipo de vagabundo, delinquente juvenil.
E o funcionário agradece, pois vai ter casa de graça...







Anônimo disse...

eu acredito que sao os mesmos meliantes,menores que roubaram a casa da dona Lourdes no tucunduva e de seu cunhado o sr Elias no km 4,a policia tem a ficha deles...em cidades pequenas é mais facil combater esse tipo de crime se a sociedade se unir e denunciar,pq sao sempre os mesmos ...

Anônimo disse...

Por quais motivos um bem público torna-se alvo de vândalos? Bem, vamos recorrer à história para compreendermos um pouco melhor: o termo vandalismo teve sua origem na História Antiga, e deriva-se do povo vândalo, um dos povos bárbaros que invadiram o já decadente Império Romano.
Assim sendo, o vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte e a cultura de um povo, ou seja, destruição intencional de bens e propriedade. Bens que podem ser uma placa de trânsito riscada, uma lixeira quebrada, telefones ou iluminação pública danificados, chegando até os atos mais brutais, como destruir praças, escolas e postos de saúde.
O vandalismo começa cedo; dentro das próprias escolas alunos detonam bombas nos pátios ou nos banheiros, aterrorizando colegas, professores e diretores
Ao contrário da opinião comum, estes atos não acontecem apenas no interior de escolas estaduais ou municipais. Fatos como esse são também muito freqüentes em colégios particulares. Sendo assim, não é apenas um problema de classe social, mas também educacional e comportamental; fruto de uma profunda crise de valores, da impunidade e de uma descrença completa em princípios morais básicos, como o respeito, a solidariedade e a aceitação das diferenças.
Este é um problema que somado a tantos outros fatores de violência, vem crescendo principalmente nas grandes cidades, mas não isentam completamente as pequenas comunidades, provocando sérios distúrbios sociais. Na maioria das vezes promovida por jovens, à depredação de patrimônio público causa prejuízos financeiros enormes, gera poluição visual e contribui para a insegurança.
A motivação de um vândalo pode ser explicada de diversas formas. Pessoas que não possuem expectativa de vida, limitadas física e/ou mentalmente, geralmente representam o maior subgrupo dentro do conjunto dos vândalos. Outros acreditam que a destruição do patrimônio público pode ser vista como uma forma de mostrar revolta.
Mas qual a solução para esse problema? A solução sem duvida está na educação das populações. Assim será possível a verdadeira defesa do nosso patrimônio público.

Anônimo disse...

Mostrem os custos disto, invistam em alarmes que discam para a polícia, iluminem,
Vão em busca de patrocínio das empresas de alarme. A Prefeitura pode ajudar.
Infelizmente a má educação de alguns pais é custo para a comunidade. Em Curitiba, há proteção de perímetro com câmeras.
Tenham um cachorro (com canil é claro, coisas assim, não adianta reclamar, é coisa de polícia sim, mas a gente pode fazer algo.
E a óbvia educação nas escolas constantemente.Aqui em Curitiba, jogar bituca e papel de sorvete\bala, ou carteira de cigarro no bem publico chamado rua e\ou calçada dará multa ao cidadão. Filmado, ou denunciado).

Anônimo disse...

Mandem os drogados pra casa do Jekiti, que Ele tem pena desses pixotes de barba e faca na cintura.... rsrsrsrs....

Anônimo disse...

tem um aí falando que a solução para conter o vandalismo nas escolas é mais EDUCAÇÃO.
Sim, não, sim, não, sim..... mais acontece que se for só educação, nós vamos ter escolaa arrombadas e depredadas pelos próximos CEM ANOS.... (outro dia vi na televisão que em cwb os vândalos BOTARAM FOGO na secretaria da escoal.... só pode ser aluno descontente)

Anônimo disse...

As escolas sempre estão numa PINDAÍBA danada. Inda com isso de arrombar, roubar e depredar... sei não. já já vão entrar pra desmontar o prédio (roubar luminária, fio, interruptor, torneira, lavatório, privada etc....)

Cueca Frouxa disse...

Primeiro em Antonina não existe guarda municipal.

Segundo tem que responsabilizar os pais desses vândalos, se forem de menor.

Anônimo disse...

tem guarda terceirizado. ou pelo menos tinha. vai ver que não tem mais, que precisavam do dinheiro pra "farra do boi"

Anônimo disse...

tem que abrir a caixa preta da firma de segurança que foi contratada pela prefeitura no governo atual que da noite pro dia sumiu, se liga joão bão do mero

Anônimo disse...

ACHEI INTERESSANTE A IDÉIA DE COLOCAR ZELADORIA EM TODAS AS ESCOLAS.
(se em prédios particulares na praia dá certo, porque é que nas escolas não daria???)
- Depende de as diretorias de escola começarem a pressionar a prefeitura, pois a área de educação tem orçamento obrigatório. Se o prefeito não cobrir a cota educacional, Ele se ferra.....

Anônimo disse...

Não adiante responsabilizar os pais. Geralmente esses moleques são de familia que até passa fome. Não vai adiantar serem condenados a pagar o prejuízo, que eles não tem o suficiente nem pra comer.
Seria preciso, (aí, sim, vale o palpite que é necessário educação)- que essa molecada visse na escola a própria salvação: de agora (além da instrução, comida, uniforme, material esc. e lazer decentes) e do futuro profissional.... (Mas, aí são outros quinhentos.....)

Cueca Frouxa disse...

Escola passa informação e conhecimento, educação e cultura vem de casa. Esses pais "passam fome???" vá sexta e sábado nos bailões de Antonina para vê-los saracoteando por lá. É a mesma coisa adolescente grávida os pais tem que serem responsabilizados pela criação dos netos, ninguém faz filho sózinho.

Anônimo disse...

o caramba!!! além de passar fome, não podem afogar as mágoas nem sequer num copinho de manguaça e nem ir a um baile chaqualhar os ossos que um dia os cachorros hão de lamber.... A solução, então é suicídio, que nem esses consolos mínimos sobram pra esses coitados que nada mais tem a perder.
Grávidas??? É que as camisinhas de hoje são uma porcaria, principalmente essas de graça distribuidas em posto de saude. Quando era moço, não me lembro de ter estorado tanta camisinha assim.... (foi uma vez só e tive tanto azar que peguei gono....)

(sou antipetista, mas não quero o tutano de ninguém....bem que esses deserdados da vida podiam curtir o que ainda sobra de bom, sem depredar escolas, não é mesmo????

Anônimo disse...

Esse cueca froxa deve ser professor. Separar informação e conhecimento de um lado e cultura e educação do outro é bem coisa de professor fajuto que tira o 'seu' da reta.
Seu fessor, num tem jeito de separar, viu, é tudo a mesma farinha.

Cueca Frouxa disse...

Mesma coisa: é o particípio passado do pretérito do presente com o gerúndio impessoal dos apedeutas.

Pai de "Responsa" disse...

Anônimo das 10;11 vc deve ser daqueles pais irresponsáveis que existem em Antonina, tua esposa passa o dia inteiro com a buzanfa no sofá assistindo televisão e vc nos botecos da vida, enquanto isso; a sua filha fica grávida, e seu filho está na pedra...daí vc terceiriza a sua culpa, joga no c** do prefeito e quer que os professores eduquem os seus rebentos. Ora vá tomar no meio dos
'zôio' seu...doente vá se internar para ver a sua realidade e a de outros pais irresponsáveis de Antonina que abandonam os seus filhos

Anônimo disse...

12:01 - A juventude brasileira é um espelho do sistema educacional do país. Educação de terceira conduzida, também, por alguns professores (exceção) que não tão "nem aí pro babado"...., pois acham que a função da escola não é educar.... que a função da escola não é levar a lugar nenhum..... Senhor "fessor" a palavra educação vem do verbo latino "duco-ducis-ducere-duxi-ductum" (verbo transitivo direto, da quarta conjugação) - Pra Lhe poupar o trabalho de ir à biblioteca consultar dicionário de LATIM, já Lhe traduzo:- significa CONDUZIR, LEVAR PARA ALGUM LUGAR.....
Presume-se que um professor com formação universitária esteja muito, muito acima desses coitados pais de alunos que mal sabem ler e escrever..... esses pais de alunos que cumprem a Biblia à risca, pois COMEM O PÃO, COM O SUOR DO PRÓPRIO ROSTO........... Presume-se que, a partir da suposta formação universitária, tenha muito a ensinar e a ORIENTAR... Há uma frase famosa de SÃO PAULO APÓSTOLO que deveria ser postulado de procedimento de todos os professores: "DUCO, NON DUCOR" (conduzo, não sou conduzido....) - "Seu fessor" ainda é tempo de se redimir perante a sociedade que paga o seu salário, e SE aplicar com denodo em prol da EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO DE SEUS ALUNOS.....
(O trabalho de professor não pode ter por critério o mesmo que tem o político que não faz esgoto e galeria de águas, porque em pouco tempo o povo esquece e isso não dá voto. O trabalho do prefessor necessariamente é altruísta:- somente depois de muito tempo é que aparece.... É jogar a semente da boa nova.... Sempre haverá, dentre os alunos, aqueles que saberão aproveitar. Os que não aproveitam, a própria vida os julgará....)

Anônimo disse...

10:19- Sei não se São Paulo Apóstolo falou o proverbio "DUCO, NON DUCOR, mas o que sei é que esse provérbio é o dístico da bandeira do Estado de São Paulo

Anônimo disse...

O reino poderia adotar em sua bandeira o dístico seguinte:- "QUIETA NON MOVERE".... (rsrsrs)
ou.... "UT OMNES REQUISCANT IN PACE".... rsrsrs.

Cueca Frouxa disse...

O editor em seu artigo tergirversou e não chegou ao foco principal, que é a indignação da Ana Paula, volto a afirmar a escola forma cidadãos(as)passando informações para que o aluno(a)através de exercícios forme o seu conhecimento. Educar é dever dos pais, pois educar é ter um comportamento em sociedade.

A indignação da Ana Paula é com a IMPUNIDADE.

Impunidade, essa palavra defini muito bem a fragilidade do cidadão de bem, diante de uma sociedade que esta a mercê de verdadeiros malfeitores travestidos de menores, esses elementos que vivem por ai a solta nas cidades e pelas ruas de nosso País, praticando todo tipo de crime que puder cometer, onde estupros e assassinatos são apenas alguns, dos que infelizmente estamos acostumados a ver todos os dias nos telejornais e na imprensa de uma forma geral.

A Polícia pouco ou nada pode fazer, diante das situações expostas por um conjunto de leis cheias de falhas, que na verdade só deixam os cidadãos e as cidadãs de bem, órfãos de uma segurança de qualidade, onde na verdade essa deveria ser uma das principais prioridades dos nossos governantes. Chega a ser revoltante assistir praticamente todos os dias nos jornais, assaltos ou tentativas de assaltos com vítimas fatais, onde a participação efetiva desses malfeitores travestidos de menores, já tem se tornado ato constante nos centros urbanos.

Esses elementos quando estão atuando contra um cidadão, são capazes de praticar todo tipo de violência contra quem quer que seja, toda essa maldade e empáfia é alimentada pela “IMPUNIDADE”, e a certeza que na pior das hipóteses pra eles, quando forem pegos irão apenas passar alguns dias internados em uma dessas casas de “recuperação”, o que todos nós sabemos que La, eles podem adquirir qualquer coisa menos recuperação. Relatos de vítimas desses elementos que conseguiram sobreviver, dizem que passaram pelas piores humilhações de todas suas vidas, palavras como: “há sô de menor e num tô nem ai!”, “sô de menor e num vai dar em nada”, são frases alimentadas pela impunidade, e a falta de reação por parte dos poderes públicos, que como sempre em sua grande maioria, pouco ou nada faz para mudar essa realidade.

Uma das medidas a serem tomadas, chega a ser óbvia para todos, a redução da maioridade penal para os dezesseis anos de idade, sabe por que digo que é óbvia? Porque se os jovens de dezesseis anos já podem dirigir e escolher os políticos que ai esta, porque não podem responder pelos seus próprios atos? Nada mais justo de que essa seja, uma das medidas a serem tomadas, isso é o mínimo que o povo Brasileiro espera por parte dos Parlamentares, a sociedade esta indignada e algo deve ser feito o mais rápido possível, chega basta de IMPUNIDADE.


Fortunato disse...

Luiz, abaixo posto um artigo muito importante e que foi por mim muitas vezes comentado com o Prefeito Canduca dado a importância do assunto e, aguardo até o momento a materialização desse projeto.

Abs

Nato

----------------

Escolas Municipais do Município de Tapera - RS

Educação para o pensar em Tapera

O município de Tapera localiza-se no Planalto Médio, microrregião do Alto Jacuí, destacando-se como centro geográfico e cultural dessa região.

Atualmente conta com uma população de 10.649 habitantes, sendo que 2.859, ou seja, 26,85%, são alunos matriculados na rede municipal e estadual, da educação infantil ao ensino médio.

Tapera é reconhecida pelo epíteto "Cidade Cultura", devido à preocupação que tem com o estudo e com a cultura dos taperenses.

Considerando a educação um dos pilares de transformação da sociedade, Tapera, através da Secretaria Municipal de Educação, desde sua criação, sempre investiu na formação de seu corpo docente.

Tendo presente o Plano Municipal de Educação, onde se evidencia que as maiores dificuldades na aprendizagem estão na leitura, na interpretação, na produção textual e no raciocínio lógico-matemático (calcular), foi detectada a necessidade de buscar uma nova forma de pensar e atuar, hoje, respaldada na Educação para o Pensar. Esse trabalho é desenvolvido pela Equipe do NUEP (Núcleo de Educação para o Pensar) de Passo Fundo, tendo como coordenador Altair Fávero.

Esse trabalho tem como meta desenvolver o estudo da Filosofia na sala de aula, fazendo parte do Projeto Político Pedagógico Escolar que trabalha a favor de uma cidadania autônoma, livre e solidária, envolvendo toda a comunidade escolar.

A Filosofia se mostra como prática interdisciplinar, isto é, perpassa todas as disciplinas trabalhadas no espaço escolar, proporcionando ao aluno um pensar crítico, reflexivo e a "dinâmica do conhecimento, pois, somente assim, estaríamos (educadores) evitando o risco de transformá-los em depósitos de significados prontos e estanques" (Ann Sharp).

A Educação para o Pensar está sendo desenvolvida na rede municipal, envolvendo aproximadamente 500 alunos e os educadores das 6 escolas municipais. A primeira etapa do trabalho ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro do corrente ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva. Nesse período foi trabalhado o tema Investigação Conceitual com os professores da educação infantil e do ensino fundamental.

Na oportunidade desse processo, os professores discutiram, analisaram e elencaram as habilidades essenciais para cada série, tendo presente a Educação para o Pensar. As aulas de Filosofia começaram a ser desenvolvidas nas escolas, sendo realizados os registros dos aspectos positivos e das dificuldades que eram encontradas.

No dia 2 de junho, ocorreu a primeira assessoria pelo NUEP aos professores da educação infantil e séries iniciais, onde foram estudados alguns conceitos referentes à Educação para o Pensar, levantadas as dúvidas e encaminhado o trabalho posterior.

Para agilizar ainda mais o processo, foi escolhido um dinamizador da Educação para o Pensar de cada escola. Esse grupo reúne-se periodicamente para estudos, discussões e encaminhamentos referente às aulas de Filosofia, bem como, participa mensalmente de encontros do NUEP em Passo Fundo.

É salutar para o sucesso desse trabalho que todos os professores envolvidos busquem maior embasamento através de leituras, discussões e avaliação da prática desenvolvida em sala de aula, tendo presentes as habilidades essenciais de cada série e, também, os registros de seu fazer pedagógico.

"A filosofia contribui para o processo de libertação das crianças. Oferece a elas condições para um pensar crítico e reflexivo, afim de que possam buscar, por si mesmas, o significado das coisas (palavra-mundo)" (Ann Sharp).

Fonte:http://nuep.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=140&Itemid=127

Anônimo disse...

corrigenda:- é "REQUIESCANT"

Anônimo disse...

Pois é... ontem dia 02/11/12 no sbt passou o filme os dez mandamentos,já pensou se as leis daquela epoca fossem praticadas hj ,ia faltar pedras no mercado para castigar os pecadores...coitados dos imalaquitas...eles usavan ate uniformes azul e branco ( uma mini saia... kkkkkk

Anônimo disse...

me lembro kome se fosse hoje o kaduka perguntando ao povo onde existe uma area para as crianças poderem brinkar ke jamais levaria suas esposa para uma secretaria pois se brigasse com a mesma a secretaria ficaria a deriva, resumIndo, ta tudo a deriva e ele foi o sargento eleitoral do joão bão do mero kom sua txurma.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento