"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ESCRITO NAS ESTRELAS

A vitória maiúscula de João Domero e Wilsinho tem todo um contexto que precisa ser analisado. Aqui mesmo neste blog discutimos muitas situações sobre o que acontecia nas entranhas da política antoninense. O episódio da não ida de Canduca foi um deles e posso considerar que foi o principal, não só pelos seus aspectos éticos, mas pela conjuntura da campanha. Não pensem que eu desconsidero os méritos de João, pois o povo viu nele uma natureza milagrosa, que inspirava confiança, postura ética e a desconstrução dos velhos métodos eleitorais que levaram o povo à desconfiança e ao cansaço. Somado a isso havia os predicados do seu vice, Wilsinho, da sua imagem de rapaz trabalhador, empreendedor e de bom caráter.
Mas aos méritos de João e Wilsinho não lhes dariam a vitória e sim de que maneira as outras coligações e Canduca atuariam na campanha.Ao colocar a questão neste blog, vislumbrei que o drama de Canduca o levaria a acertar as contas com aquele grupo que o impediu de ir para a disputa, como disse na postagem o "O CRIADOR E A CRIATURA". Não foi preciso nenhuma visão “ectoplasmática”, porque naturalmente haveria a obrigatoriedade de se exigir reações, nos casos em que as ações prejudicam a imagem pública de algum político, como foi o caso de Canduca. Mas essas reações precisariam ser bem arquitetadas e com uma boa dose de coragem e paciência. Ao prever o que ocorreria, não estava sendo um mediúnico, estava sim, buscando na natureza humana e na ciência política um entendimento que impõe aos homens uma ação contrária ao que nem tudo que se quer se pode, nem tudo o que se pode se deve e nem tudo que se deve se quer.
Logicamente Canduca, para acertar as suas contas, precisaria indiretamente entrar na campanha, como entrou. Mas para isso era preciso ter um panorama que lhe permitisse vislumbrar em que nicho agiria. Na postagem “A NATUREZA MILAGROSA DO NOVO” previ que Canduca poderia optar por Jeff ou João, mas a sua entrada dependeria de quem, entre os dois, tivesse mais chances de derrotar Munira e, principalmente Zé Paulo, para configurar o desejo que ele tinha de ir à reeleição.
Na postagem “REDENÇÃO” eu apontei os contrates da administração Canduca, mas percebi que ele mereceria um segundo mandato, principalmente quando o IAP deu o aval para a Techint se instalar em Antonina, fato este que me impeliu a acreditar na “rasteira”, pela simples razão que ele precisaria deixar seu grande legado: uma política de trabalho e emprego.
Mas a postagem reveladora e que deu vazão a uma onda de indignação foi a publicação dos textos “O OVO DA SERPENTE” e “OS LOBOS DA ESTEPE”, nas quais eu colocava minha impressão sobre o que ocorrera nas entranhas da coligação “Antonina que queremos”, cujo desdobramento foi a expulsão de Canduca da ofídica suruba. Por estar de fora parti para meus delírios e arrancos e, baseado em fatos pretéritos, deduzi que havia um plano pessoal, escamoteado por um projeto político, no qual se tudo desse errado quem iria se salvar era a única cascavel do ninho, porque era a que tinha o guizo no rabo (provado hoje pelo TSE). Outro exemplo bem típico foi a tentativa do grupo em se desvencilhar do estigma Canduca, mas ao mesmo tempo creditar para si seus aspectos positivos. A prova irrefutável foi o uso do novo hospital, em que o grupo creditou para si o feito, dando a nítida impressão que Canduca era um rei débil, senil e merecedor do exílio de si próprio, inclusive das realizações do seu governo. Para dar mais realidade a trama, usei a baixa popularidade de Canduca e me utilizei da lógica da apropriação dos créditos, ou seja: a coligação tentou passar, na época, que o que havia de bom na administração foi ela quem fez e o que havia de ruim ficou a cargo de Canduca.
Tudo que havia dito foi provado na postagem “O FATOR CANDUCA”, na qual eu afirmava o apoio do prefeito a João Domero. Ali estava provado que Canduca, não só queria o segundo mandato, como acertar suas contas com a “Antonina que queremos”, como acertou. Logicamente eu sabia que as chances de João aumentariam com a entrada de Canduca e deduzi que a eleição partiria, inclusive, para um processo plebiscitário sobre a administração do atual prefeito e os motivos pelos quais o levaram a não se candidatar.
Em parte, Canduca foi o responsável pelo preenchimento de um vazio que era evidente na candidatura de João Domero, e este pela boa imagem que tinha junto ao eleitorado, foi o instrumento que fez o “criador” acertar as contas com a “criatura”, conforme estava escrito nas estrelas.

34 comentários:

GERALDO disse...

O PT de Antonina já estava morto.
Agora foi enterrado!
Acabou!

Acabou pq seus lideres escolheram o lado negro e vc Luiz foi o único que percebeu a canoa furada que embarcaram, iludidos e enganados pela serpente, como vc bem descreveu.

Pois é, a serpente se deu bem, como vc também previu e alertou várias vezes neste blog.

E agora só resta ao PT, lamentar. Lamentar muito... e aprender!

abraços
Geraldo

Anônimo disse...

o eleito so ganhou por causa da maquinada prefeitura. o vice do eleito. o povo esqueceu quando foi secretario da monica , o que ele fez.ANTONINA MAIS UMA VEZ VAI SOFRER. POR NAO SABER ESCOLHER PESSOAS CERTAS.A COMPRA DE VOTOS DE TODOS OS CANDIDATOS FOI FEIA.OS HUMILDES SE TROCAM POR CESTA BASICA .CONTAS DE LUZ EAGUA REMEDIOS,ETC. E OS COVARDES QUE TEM MEDO DE ENFRENTAR A VIDA LA FORA ,FICAM PARA PUXAR O SACO PARA GANHAR UM EMPREGO ,TRISTE MUITO TRISTE POVO OPORTUNISTA. HIENAS

Unknown disse...

Olá......não sou de Antonina, mas tenho muitos conhecidos e família na cidade...Adoro Antonina. Já de primeira, digo que não voto em Antonina mas conheço os partidários. A vitória de João acho que é bem interessante, pois é uma pessoa jovem (nem tanto, desculpe John *rs)com idéias novas e pode mudar um pouco a cara da política da cidade. A eleição de Munira seria um atraso e a "não saída de Canduca", no caso quem estava sentado na máquina, foi um panorama diferente nas eleições dessa cidade. Espero que João consiga por em prática seus planos e idéias e possa realmente ser o "novo" que uma cidade carente como Antonina merece....Kleber prometeu ser o novo...não foi....Canduca, era a certeza que as coisas iriam mudar..muito menos....então....mesmo quem não votou, deem às mãos e apoiem o novo prefeito, que não tem experiencia no cargo mas , pelo que conheço, tem o arrojo para tomar as rédeas da cidade, rumo ao progresso. Abração !!!!!

Anônimo disse...

Pelo que foi visto na última semana de campanha, o "vazio" que Canduca preencheu foi a grana na campanha de João. Espero que ele e Wilsinho lutem por nossa cidade nos próximos 4 anos.

Unknown disse...

Depois de tudo, já te disse que você pode abrir a TENDA do "PAI LUIZ"...rsss
Estou impressionada vendo que tudo o que você me disse aconteceu!

Vamos abrir a tenda, você fica na adivinhação e eu cobro a consulta.
Vamos ficar ricos!!!...rsss

Lia

Amigos do Jekiti disse...

Ao anônimo 13:38.
Meu caro, seja menos rancoroso. O povo escolheu, foi soberano, não votou com a arma na cabeça. O apoio de Canduca respeitou as relações republicas e não deve ser considerado como um ato nefasto.
A democracia é assim: perde-se e ganha-se. Em cada derrota há um aprendizado, em cada vitória um novo caminho.
João nem assumiu e você já o critica com o velho autofagismo antoninense. Se seu candidato perdeu, não é motivo para destilar seu veneno contra os que venceram. A política é dinâmica e o perdedor de hoje pode ser o vencedor de amanhã. Basta rever as escolhas do passado e aprender com elas.

Amigos do Jekiti disse...

Minha companheira, às vezes é bom estar errado. Mas se o preço é ficar rico... Viva o capitalismo! (rsss)

Anônimo disse...

é uma pena termos que nos curvar a uma pessoa que dara continuidade ao governo do atual prefeito mas isso não é nada perto do que o prefeito eleito enfrentará na câmara de vereadores,ele declarou no palanque que não faz conchavos, to pagando pra ver.

Anônimo disse...

SE NÃO TIVER "... FIEL ESCUDEIRO" TOMANDO CONTA DA BOLSA, JÁ SERÁ UM BOM SINAL.

Anônimo disse...

o pt não acabou. basta que pare de 'imitar' o derroído pt nacional.
se tivesse lançado candidato próprio, pode até ser que não ganhasse, mas teria mantido a própria integridade.
eu disse candidato (a) de verdade, e que realmente inspire confiança e governabilidade.
.....................
mas... o pt tem um PADRINHO com o bolso cheio de dinheiro... O VANHONI vai amansar a prefeitura com verbas federais e arrumar um PELEGUINHO pro pt não ficar com saudade do poder por quatro anos....

Anônimo disse...

caro amigo se é que me permite chama-lo assim, gostaria de tirar uma duvida, pelo que me consta 4 candidatos a prefeito dos 4 três demonstram ter uma certa experiencia politica e o quarto foi aquele que declarou conforme o comentário acima que não fazia conchavos,pois bem pergunto eu na maior ignorÂncia, será que o vencedor das eleições antoninense não foi o maior politico e mais será que não foi o que fez o maior conchavo com tudo que não presta em antonina para se eleger?

Anônimo disse...

Vamos falar o 'portugues claro'

O candidato mais bem preparado intelectualmente era o 'Zé', que queimou o próprio filme;

o mais preparado pelos 'calos e manhas do poder' era a munira.

o mais cândido era o 'Domero' era o que mais tinha geito e cara do povo - a simplicidade convenceu e venceu.

se Ele tiver o bom senso de se cercar de 'boas cabeças' o reino será próspero nestes quatro anos que começam. senão..........

Anônimo disse...

Caro Luiz Henrique
O bom senso é a grande oportunidade para um bom texto você consegue atingir o ponto certo. Mas vamos comentar sobre os recentes fatos politicos na cidade. Os indecentes autofagicos locais não perdem a chance de destilar o veneno que a serpente armazenou e que por isso se reelegeu vereador as custas de trouxas politicos picados pela mosca azul, os fatos estão ai para comprovar, que o diga a Monica que passou pelos mesmos atos na eleição municipal passada.

Anônimo disse...

O que tinha preparo intelectual não tinha pois foi derrotado, logo campanha incompetente.

Agora uma dúvida.
Se o João dizia que sua campanha foi sem dinheiro quem pagou o caminhão? A conta aparecerá com certeza, e o bolso do povo.
Ó

Amigos do Jekiti disse...

Aqui não é órgão público. Se quiser informação sobre algum candidato ou políticos peçam através da lei de acesso à informação... É só requerer.

Unknown disse...

Não adianta chorar o leite derramado. Antonina deve aceitar o novo Prefeito e torcer para ele fazer um bom governo. Este bom governo passa pela revitalização do PT em Antonina. A proxima governadora será a Gleisi, e a Dilma vai ser reeleita por mais 4 anos. È a chance de Antonina. Será que desta vez vai?

Anônimo disse...

rsrs espero muito estar errado, mas quem entrar na Prefeitura a partir de janeiro/2013, pensará que Canduca foi reeleito. Que o João não se deixe levar na hora de escolher quem assumirá os cargos de confiança, caso contrário, não haverá renovação!

JAMBO E RUIVÃO disse...



"Anônimo disse...
rsrs espero muito estar errado, mas quem entrar na Prefeitura a partir de janeiro/2013, pensará que Canduca foi reeleito. Que o João não se deixe levar na hora de escolher quem assumirá os cargos de confiança, caso contrário, não haverá renovação!"



9 de outubro de 2012 10:14


A INVEJA É UMA MERDA!!!!!!!

Anônimo disse...

O grande vitorioso desta eleição foi Zé Luiz Velloso, sem a transferência de votos dele, Zé Paulo levaria essa e ficaríamos refén novamente do grupinho que deu a rasteira em Canduca.
Agora o professor flautonista vai ter que trabalhar.

Parabéns João e boa administração.

Anônimo disse...

jekiti,
O blog é público. Quem quiser dar a informação é livre, a não ser que voce censure. Mas isso é fácil de saber é só alguém reclamar em outro blog

Anônimo disse...

Pois é ...credibilidade,simpatia e carisma pesa e conta muito na escolha do do eleitor por seu candidato,se vc nao preenche esses requisitos ,nao passe vergonha se candidatando ,o candidato valentao recebeu 11 votinhos ... Horácio ctba

Amigos do Jekiti disse...

ao anônimo 19:42
Permito comentário anônimo, desde que não seja leviano ou fira a honra de alguém, caso contrário meto a tesoura.
Se não gostou, vá reclamar ao bispo!

Anônimo disse...

pois é...3 candidatos a vereador empataram com 222 votos,venceu quem tinha mais idade ,lei eleitoral,foi isso mesmo que aconteceu ? Abreu - ctba

Amigos do Jekiti disse...

Meu caro, segundo a lei eleitoral, quando dois ou mais candidatos empatam, o mais velho leva.

Anônimo disse...

Passado o 'frisson'das surpresas eleitorais, vamos à vaca fria:

aaa) - Tem 'assombração' falando neste blog. - Explico-me. Tem comentário de uma anônima, com a assinatura de uma ex secretária do Canduca. Será que.... é suspeita, impressão, ou pesadelo que se ressucitem (justo pro sofrido e amarfanhado turismo) pessoas que justifiquem dizer-se, depois de tantas voltas, QUE O MAIS DA MESMA COISA vai predominar??????????

bbb) o próximo suspense é esse:- quais serão os secretários....
(aqui é que mora, agora, o perigo)

ccc) lembro-me de que um determinado secretario de obras, que se não me falha a memoria tb foi diretor da samae cumulativamente, estava lá e lá, pra pagamento de promessa de camapnha.(Não que não tivesse competência, pois era engenheiro...) E AGORA, VAI TER "SANTO" COM PROMESSA PRA PAGAR?????

ddd) - Pelo menos uma certeza:- não vai haver auditoria nas contas do Canduca..... (ah, aqueles carnavais......)

Anônimo disse...

aquela pessoa, G. S., se for Ela mesma, está quebrando o prato em que comeu.... (tá no artigo de cabeceira anterior)

Anônimo disse...

O "MÁRTIR" DO PT, O ZÉ DIRCEU, FOI CONDENADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!!!!
- Mártir, porquê?
- Porque se sacrificou no lugar que cabia ao LULA.
- Lugar do Lula, porque?
- Porque o Lula era o espetalhão que "nunca sabia de nada"....
- ????
- Não pegaram "Ele" na mentira, na hora certa.... Agora não adianta mais, que não existe impeachment de ex-presidente.....

Anônimo disse...

O avião estava caindo e dentro dele estava o Papa, Bill Clinton e um político brasileiro, mas só tinha um pára-quedas então o político falou:
- Vamos fazer uma eleição entre nós quem receber mais votos ganha o pára-quedas.
Depois da contagem dos votos o político é o vencedor.
Inconformado o Papa comenta:
- Eu só não sei como ele conseguiu 581 votos.

Anônimo disse...

Um candidato a prefeito discursava para o povo da seguinte maneira:
- Se eu for eleito vou construir Escola, posto de saúde, as lojas, e vou construir muita coisa boa.
Um aliado resolveu falar com ele:
- Candidato, se o senhor quiser ganhar essa eleição, o senhor vai ter que empregar o plural.
O candidato pensou bem e disse:
- Seu for eleito vou empregar o plural e toda a família dele!!!

Anônimo disse...

JAMBO E RUIVÃO...

INVEJA É UMA MERDA SIM, MAS NESSE CASO A INVEJA NÃO VEM DE MIM!!!! ESTOU NO CAMAROTE, MUITO DE PERTO,ASSISTINDO O QUE SE PASSA E TORCENDO PELO JOÃO...MAS O QUE ACONTECE É QUE ELE MESMO DIZENDO-SE SEM CONCHAVOS FICOU NA MÃO DO ATUAL ..ACHA MESMO QUE FOI DE GRAÇA OU SÓ POR SEDE DE JUSTIÇA DO NOSSO ATUAL PELA TRAIÇÃO SOFRIDA????

Anônimo disse...

O sorriso que anda o atual prefeito é maior que o futuro prefeito,presumo que esteja satisfeito com o resultado das eleições...Vamos esperar pra ver os novos secretários e comissionados para tirar novas conclusões,e sempre lembrado de dar aquele tempinho para podermos avaliar a situação!!

Anônimo disse...

Volto a dizer,
Seja Canduca, Zé Paulo (A Munira creio que não é eexmplo) Se for por algo bom da cidade eles podem devem e tem o direito de contribuir com o JOão Afinal, esqueçam a pessoa, controlem a pessoa, ajudem a pessoa, perguntem porque a pessoa melhorou de vida, coisas assim.
Questionem que compeência suor na eleição, não significa férias na gestão. A pessoa que ganha, não deve secretariar quem suou distribuindo panfletos em troca de um cargo.
O secretariado hoj não é mais confiança, isso é conversa de malandro, É de competencia e se em dois ou tre s meses não deu resultado, bye bye

Anônimo disse...

ALGUEM SABE DIZER PORQUE A OBRA DO HOSPITAL DEPOIS DE OITO MESES
DA SAÍDA DO ZÉ DA PREFEITURA,NÃO AVANÇOU NEM MAIS UM MILÍMETRO???

Anônimo disse...

VAI PERGUNTAR PRO ZÉ!!! NÃO FOI ELE QUEM FEZ!!!???? UAHUAHAUAHAUAHUAHAUAHAUHAAA

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento