"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

UM PTISTA HISTÓRICO

Como o PT foi o partido que obteve a maior votação nesta eleição e o povo deu provas de que não é mais manipulado pela mídia, aqui vai minha homenagem ao partido e ao seu mais ilustre militante: meu primo Gibe "araponga".

60 comentários:

Anônimo disse...

O Jekiti deve andar frequentando a "estrela vermelha" perdida no confundó do firmamento..... Deu sorte que o PT ter ganho em são paulo.... também, contra a múmia do serra, não era difícil emplacar o 'belezinha' do haddad que não teve capacidade nem pra fazer um ENEM que prestasse....
com toda a máquina governamental pressionando, o único lugar de xuxesso foi são paulo. nas outras capitais.... bau bau.
aqui no reino, então, o PT é vergonha e não aparece. O Jekiti encontrou esse adepto aí de cima que 'deu a cara pra bater', no lugar da "deretoria executiva'...

Anônimo disse...

PERGUNTAR NÃO OFENDE. COME SE FAZ PARA SER BENEFICIADO COM PARALEPIPIDOS RETIRADOS DAS RUAS DA CIDADE PARA BENEFICIO PROPRIO, COMO SE VE NUMA CASA AO LADO DO RIO NA ENTRADA DA CIDADE DE UM DONO DE RESTAURANTE. QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDENCIA.

Amigos do Jekiti disse...

É meu caro, o povo do paraná e sampa (redutos do PSDB) já deu um chega pra lá na tucanagem.
Que os políticos e o povo de Antonina se espertem e façam o mesmo. Entenderam ou querem que eu desenhe?
João tem dois anos tranquilos para conseguir recursos para Antonina. Os outros dois dependerá da vitória de Dilma. Mas se a prima donna ganhar o governo, a coisa fica menos difícil.

Anônimo disse...

João, faça como o PT e como a Munira:- distribua cesta básica e galinha velha (bem + barato e despenada, ninguém percebe) pro povão, todo fim de ano. (no dia do servidor e no natal e.... e....)

Anônimo disse...

O Domero vai ter o 'padrinho' Vanhoni, só se arrumar "cama e mesa" pro PT aqui do reino... Pode ser, por exemplo, a secretaria da industria e do comércio, que não faz nada além de coçar.....

Anônimo disse...

O Jekiti tá de brincadeira. Olha o petista que Ele arrumou pra representar o partido. O "home" tá 'pra lá de Bagdá' (rsrsrsrsrs) - vai ver que é isso mesmo. Só com a 'marvada' derramando do copo, pra botar esse boné "vermeio de istrela" e exibir pra todo mundo na rua.

Anônimo disse...

Uma piada para descontrair um pouco.

Uma professora petista explicava aos alunos o “ser petista.”
Pediu que levantassem a mão, todos os simpatizantes ao partido.
Todos os alunos, por temerem represálias, levantaram a mão, exceto um menino sentado no fundo da sala.
A professora perguntou:

- Joãozinho, por que não levantou a mão?

- Porque não sou petista.
A professora disse:

- Se não é petista, então com quem simpatiza?

- Com os tucanos.

A professora, cujos ouvidos fanáticos não podiam dar crédito a isso, exclamou:

- Joãozinho por que é simpático aos tucanos?

- Minha mãe é tucano, meu pai é tucano, meu irmão é tucano, por isso eu também sou tucano.

- Bem, mas isso não é um bom motivo. Você não tem de ser tucano como seus pais.

Por exemplo, se sua mãe fosse mentirosa, seu irmão um meliante vagabundo e contraventor e seu pai um fraudador ladrão de dinheiro público, o que você seria?

- Bom. Aí sim, certamente eu seria um petista.

Anônimo disse...

O PT, que usou os bons resultados da economia do governo FHC para fingir que governou, ousa dizer que "estabilizou" a economia, quando o PT tudo fez para acabar com o Real, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, contra tudo que agora apregoa como atos "seus". Fingem de democratas para apodrecer a democracia por dentro.

Anônimo disse...

Nos 8 anos anos de mandato do governo, Lula fez uma multiplicação sem precedentes de cargos, verbas e poderes da presidência da republica. É incrivel. Vejam só: em 8 anos, o orçamento da presidência que era de 3,7 bilhões ao final do governo de Fernando Henrique, passou para 8,5 bi no governo lula, ou seja cresceu 126%. Somente o gabinete de Lula , teve seus custos aumentados em 5 vezes. Mas que aumento de pessoal foram esses? Foram técnicos pra melhorar as necessidades do povo, que tem saneamento basico em apenas um terço dos municípios do país? NÃO. Esses gastos foram aumentados porque foram usados pra contratar GENTE. Isso! O quadro de funcionários de Lula aumentou na presidência 150%, só nestes 8 anos.
E a militância impressionante do PT está lutando pra melhorar a qualidade de vida do nosso povo? São românticos revolucionários? Ora, isso é coisa do passado, “revolução” agora é todo mundo com sua bolsinha cheia, e seus empreguinhos garantidos. Não é mais a revolução socialista, não.
É a revolução dos "pelegos".

Anônimo disse...

Sem dúvida o grande vencedor nacional das eleições foi o ex-presidente Lula, que elegeu o até então desconhecido para a massa, o ex-ministro da educação Fernando Haddad (PT) como prefeito de São Paulo. O PT foi o partido mais votado no Brasil no primeiro turno e elegeu prefeitos em várias grandes cidades do país.

É claro que a presidenta Dilma Housseff (PT) também foi uma vencedora, pois os candidatos de sua base de apoio também foram os grandes vencedores por todo o país. Dilma já havia sido a grande vencedora no primeiro turno em Curitiba. Os quatro primeiros colocados na eleição para prefeito de Curitiba são de partidos da base de apoio ao governo de Dilma (PSC, PDT, PSB e PMDB) e citaram positivamente a presidenta em suas campanhas.

No Paraná o grande derrotado foi o governador Beto Richa (PSDB), que elegeu poucos prefeitos se comparado com outros governadores e o seu PSDB não elegeu nenhum prefeito em grandes cidades do Estado. E claro, a derrota de Luciano Ducci (PSB) e de Ratinho Junior (PSC) comprometeram seu futuro político no Estado. Ele terá grandes dificuldades em se reeleger em 2014. ( blog do Tarso).

Anônimo disse...

Cerra, Haddad não é um poste. Dilma ganhou de 56 a 44 !

“Caiu a Stalingrado tucana. Uma dos traços marcantes do PSDB (de São Paulo) é menosprezar o pobre ou o representante do pobre.

Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada

A eleição de Haddad mostra o poder do Lula.

A irrelevância do julgamento do mensalão para o eleitor.

Mensalão é coisa para deleitar o Ataulfo Merval de Paiva, que vai carregar as algemas do Dicreu para o túmulo.

Significa que os tucanos de São Paulo – o centro da Oposição, a barriga de aluguel de Elite, o porta-voz do PiG (*) – perderam a segunda mais poderosa fortaleza que controlavam.

Falta o Estado de São Paulo.

Para isso, o Lula tem vários postes à disposição.

E FHC, que vai ser demitido, já já, nenhum !

Anônimo disse...

anonimo,do dia 29. as 10:05 NAO SO PARALEPIPEDOS, COMO BARRO, E DESTRUINDO O RIO AO LADO. NINGUEM VE. E PARA ACABAR .

Anônimo disse...

Tiro o chapeu pra dois personagens do PT;- Luiza Erundina e Eduardo Suplicy.
Do resto, quem prestava e pensava no povo de verdade já se mandou do PT faz tempo...
Quem ficou, o poder e o dinheiro subiu na cabeça. Agora é só o prazer de exercer o poder e usufruir de suas delícias. Vale até fazer aliança com o Maluf.
- Porque aliança com o Maluf?
- Porque, assim, não precisa criar outro verbo na língua portuguesa:
- Que verbo é esse?
- É o verbo MALUFAR. (aliás, MALUF e HADDAD são 'patrícios' e patricios se 'entendem.
Além disso, o Haddad 'dá' (o que não sei). Ia ser etimologicamente conflitante dizer que ele 'tira'. É por isso que se socorreram do Maluf. Assim fica mais fácil:-
- O Haddad malufa.... Vai sair RICO da prefeitura paulistana. (O Maluf ensina, se é que petista precisa aprender alguma coisa nessa seara....)

Anônimo disse...

A eleição paulistana, tanto quanto, o julgamento do mensalão, terá consequências muito sérias na sucessão presidencial.
- O julgamento do mensão alijou definitivamente o ZÉ DIRCEU DA PARADA. Isso interessava tanto à Dila quanto ao Lula.
- A eleição de São Paulo põe o Lula no primeiro párea e cria problemas para as ambições da Dila Dila.....

.......................

Quem pode 'virar a mesa' são os pequenos do mensalão, que tão levando penas monumentais. Se resolverem 'abrir a boca' vão dizer com todas as letras o que todo mundo já sabe:- O LULA SEMPRE SOUBE DO MENSALÃO E O APROVAVA. Se os pequenos, embora ricos, falarem, IMPLODEM O PT.

Anônimo disse...

O grande 'inimigo' do PT era o Serra. Isso, para os petistas. Queriam massacrá-lo. Não economizaram tempo, forças e dinheiro.

O Lula já 'avisou' que quer outro petista bem fresquinho pra governador do estado de são paulo... é o PADILHA....

Anônimo disse...

De uns tempos pra cá, há um novo fator decisivo pra angariar votos

É a beleza e o charme pessoal.

Vejam:- a Vanhoni perdeu a prefeitura de CWB pro Richa, que era bonitão. (deus me livre qui eu só gostcho de mulé)
O Haddad, perto do Serra, é um Adonis. (deus me livre, qui eu só gostho de mulé)
Aki no reino, ouvi umas gatinhas dizerem enfaticamente que iam votar no "Dom", porque ele é um "homão"....
Cacilda, hein, gente, mais esse complicômetro pros partidos:- já, já vai haver caça a galãs de novela pra candidato... Assim, estamos bem arranjados... (cabeças de serragem.... doninhas de auditório...)

Anônimo disse...

A estratégia do PT deu certo. Em vez de velhos rábulas do partido, botar na mostra "carne fresca"

É isso que o PSDB precisa fazer. tá todo mundo de saco cheio de caciques mortos que esqueceram de cair.

Não exagerem, hein! Cara de criança, não! Como o filho de um determinado apresentador de tv......

Anônimo disse...

Perderam para Lula em 2002.
Perderam para Lula em 2006.
Perderam para Lula e Dilma em 2010.
Perderam para Lula e Haddad em 2012. A aliança contra Lula e o PT montada pelos barões da mídia reunidos no Instituto Millenium sofreu no domingo mais uma severa derrota. Eles simplesmente não aceitam até hoje que tenham perdido o poder em 2002, quando assumiu um presidente da República fora do seu controle, que não os consultava mais sobre a nomeação do ministro da Fazenda, nem os convidava para saraus no Alvorada. Pouco importa que nestes dez anos tenha melhorado a vida da grande maioria dos brasileiros de todos os níveis sociais, inclusive a dos empresários da mídia, resgatando milhões de brasileiros da pobreza e da miséria, e dando início a um processo de distribuição de renda que mudou a cara do País. Lula e o PT continuam representando para eles o inimigo a ser abatido. Pensaram que o grande momento tinha chegado este ano quando o julgamento do mensalão foi marcado, como eles queriam, para coincidir com o processo eleitoral.Uma enxurada de capas de jornais e revistas com quilômetros de textos criminalizando o PT e latifúndios de espaço sobre o julgamento nos principais telejornais nos últimos três meses, todas as armas foram colocadas à disposição da oposição para o cerco final ao ex-presidente, mas a bala de prata deu chabu. Na noite de domingo, quando foram anunciados os resultados, a decepção deve ter sido grande nos salões da confraria do Millenium, como dava para notar na indisfarçada expressão de derrota dos seus principais porta-vozes, buscando explicações para o que aconteceu. Passada a régua nos números, apesar de todos os ataques da grande aliança formada pela mídia com os setores mais conservadores da sociedade brasileira, o PT de Lula e Dilma saiu das urnas maior do que entrou, como o grande vencedor desta eleição.

"PT — O maior vencedor" é o título do quadro publicado pela Folha ao lado dos mapas das Eleições em todo o País. Segundo o jornal, o PT "foi o campeão em dois dos mais importantes critérios. Além de ter sido o mais votado no 1º turno (17,3 milhões), é o que irá governar para o maior número de eleitores".

RK

Amigos do Jekiti disse...

RK,
Só a maioria cega de Antonina não enxerga isso. Ter um prefeito em Antonina ligado ao PT é uma grande chance para que a cidade dê seu salto de qualidade.
Já disse aqui que o povo precisa esquecer os tucanos e seus aliados.
o cego é tbm aquele que não quer ver.

Anônimo disse...

É a estoria do 'primo rico' e do 'primo pobre'. O PT daqui tá morto e esfarrapado. Então 'o negócio' é cantar a vitória do 'primo rico'.... Criem vergonha!!! O PT daqui não elegeu nem sequer umzinho vereador.....

Anônimo disse...

Jekiti, não é prefeito que se liga ao PT. É o PT que sempre se liga ao prefeito vencedor. É coisa de gente oportunista que não gosta de fazer esforço próprio. Se o PT do reino tivesse brio, lutava e botava a cara pra bater, sem se esconder atrás de nenhum 'papai'.
O PT daqui segue à risca a má fama da cidade:- é indolente e preguiçoso.
Quanto vs. querem apostar que vão arrumar um 'lugarzinho' no novo gov. pra dormir e refrescar??? (somba e água fresca é a lei ....
- Ué, o qui qui vs. querem:- damo bolsa e vida boa prum monte de gente, e vamo nóis se 'matá' pelas esquinas???? Merecemo um cantinho de sossego na prefeitura.... Só "ansim" as mamata do Vanhoni vão continuar chegando............

Anônimo disse...

fiquei muito feliz em saber que as bombeiros aposentados que farão parte do governo JOAO BAO DO MERO, trabalharão voluntariamente isto é se onus para o municipio, que BELO exemplo, que esse exemplo se estenda para todo o estado e Brasil afinal a nossa defesa civil estara bem representada por profissionais dedicados e de gratis PARABENS PELA ATITUDE NOBRE, e que esse exemplo seja seguido pelos inumeros aposentados deste municipio.

Anônimo disse...

Quase trinta milhões de eleitores no BRASIL estão errados,certos estão os 5130 eleitores de Antonina!
Mais quatro anos jogados no lixo.

Anônimo disse...

MEA CULPA


BRASÍLIA - Um discurso do senador Mário Couto (PSDB-PA), na tribuna do Senado, chamando os parlamentares de "ladrões", dizendo que a corrupção é generalizada na política brasileira, e defendendo que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise a evolução patrimonial de todos os deputados e senadores, na tarde desta terça-feira, provocou protestos de seus pares. O tucano elogiou o julgamento do mensalão, mas afirmou que ele não é suficiente.
- São dezenas ou centenas de parlamentares que estão aqui cheios de processos nas costas. Está escrito na testa: ladrão. Estão ricos porque roubaram do povo - afirmou Couto, aos berros, como de costume, na tribuna do Senado.

Anônimo disse...

"Está escrito na testa: LADRÃO"

Aqui no reino essas coisas não acontecem. TODO MUNDO QUE SOBE NO POLEIRO, DESCE DE LÁ COM A MESMA ROUPA.....
- !!!! (plá, plá, plá, pla!!! - aplausos)
- Não se alegre e nem se amofine, meu amigo. Este chão também é Brasil... É que o 'dito sujo' ., isto é, "o dito cujo" usou na despedida, o mesmo terno que usou na posse....

Anônimo disse...

PT corrompe por isso ganha. logo povo com alto índice de corrupção. Esta é a filosofia petística.Tá nas mídias
O PT, é o 3 ou 4 em prefeituras no Brasil e olha que continua corrompendo.
Mas sabe-se que o limite da corrução chega a 90%. Daí, carnificina entre eles este é o futuro do PT se é que já não está ocorrendo

Anônimo disse...

E se o furacão ou tempestade tropical 'Sandy' passasse pelo Brasil o que diria a imprensa brasileira? Governo Mensaleiro do PT não previu furacão e causa prejuízos materiais e mortes de eleitores tucanos. Serra diz que o furacão é culpa do Lula. Dilma, paralisada pela incompetência, cria apagão elétrico e FHC diz que foi falta de planejamento. Senador Álvaro Dias propõe CPI e entra na Justiça contra Lula, Dilma, o PT e a base aliada. O jornal 'O Estado de São Paulo' diz que se Serra fosse o presidente nada disso teria acontecido. O 'JN' faz edição extra mostrando que a culpa é o PT. Ainda bem que o 'Sandy' não passou pelo Brasil. AI.

Anônimo disse...

É uma pena que não tenha nenhum Mario Couto por aqui, pra gente votar nele....
Precisava de um assim em nossa Câmara dos Vereadores. Precisava outro assim na Assembléia Legislativa em CWB.... Precisava de verdadeiros homens públicos que não têm medo de rosnado, cara feia ou 'boca de fogo' e que NÃO SE VENDA JÁ NO DIA SEGUINTE AO RESULTADO DAS ELEIÇÕES.........

Anônimo disse...

O PT tá sempre disponível.... Até parece que PT mudou de significado, que o PT, acha que a função do partido é estar no alpendre da Maria Gasolina, pra quem oferecer mais.....

Reginaldo Gouvea disse...

Ninguém vota mais por partidos políticos, vota-se em pessoas, no caráter que cada um tem. Essa opinião se reflete para cargos no Executivo, pois no Legislativo ainda que manda é poder financeiro que fala mais alto.

Anônimo disse...

Tudo o que o STF (Supremo Tribunal Federal) deveria evitar é entrar para o folclore político nacional, transformando-se em tribunal julgador de "teorias da conspiração". Pior ainda se a própria sentença do chamado "mensalão" vier a se tornar mais uma "teria da conspiração", depreciando a imagem de rigor e sobriedade esperada de uma alta Côrte de Justiça.
E o Tribunal já entrou com meio corpo dentro dessa armadilha, com todo o sensacionalismo em torno do julgamento, em detrimento do rigor esperado.Para se ter idéia do tamanho da encrenca, o ponto central do processo é sobre compra de votos parlamentares (todo o resto é acessório, pois poderia estar sendo julgado à parte, em processos específicos, a maioria fora do STF). Mas não há uma única prova que comprove de fato que isso aconteceu. Logo, o STF corre o sério risco de usurpar as prerrogativas do mandato popular do legislador, violando a própria Constituição, ao querer julgar por adivinhação, não crimes, mas supostas intenções de cada parlamentar por trás de cada voto, como se fossem crimes. Se 11 juízes do STF resolverem chamarem para si o juízo de definir qual voto de parlamentar no Congresso é em troca "vantagem indevida", sem provas, inaugurará no Brasil uma ditadura judiciária, onde o próprio STF será tutor do voto parlamentar, e cassará quem bem entender, fazendo julgamento político. Não defendemos a impunidade. Pelo contrário, o judiciário costuma até é ser muito frouxo e lerdo com outros casos de corrupção, com provas robustas. O que defendemos é não inventar crimes que não houveram. Quando houve denúncia de compra de votos na reeleição de FHC, existiam gravações. Há casos de compra de votos em Câmaras de Vereadores que existem gravações, filmagens, flagrantes. No caso desta Ação Penal 470, não existe nada disto. Só existe bate-boca entre adversários políticos, como fez Roberto Jefferson, que nunca foram confirmados sequer com testemunho de alguém que tenha presenciado algum ato de compra de apoio. Na falta de provas, o que fez o Procurador-Geral da República (PGR)? Procurou movimentações financeiras condenáveis, mas corriqueiras, por caixa-2 nos bastidores dos partidos políticos, movimentações estas que, provavelmente, se procurasse nos últimos 20 ou 30 anos dos partidos que estiveram no poder, também seriam encontradas rotineiramente, e quis associá-las como se fossem "o" motivo para o voto parlamentar no Congresso, ignorando todo o cenário político no entorno.
Por que o então ministro José Dirceu precisaria pagar parlamentares do PL para compor a base governista, se o PL tinha o ministério dos Transportes? Ora, se o PL não quisesse integrar a base governista, era só tirar o ministério do partido, como acontece em qualquer governo de coalizão nas democracias.
Da mesma forma, o PTB tinha o ministério do Turismo. O PP também compunha o governo com cargos no segundo escalão.
Logo, a tão falada "compra de apoio" não passa de teoria da conspiração abraçada pelo Procurador-Geral, e o que sobra é aquilo que os réus assumem de forma confessa: que fizeram caixa-2 de campanha. E sobra também outros possíveis delitos encontrados durante as investigações, mas que nada tem a ver com compra de apoio parlamentar e, não fosse a vaidade pelo espetáculo, estariam sendo julgadas como milhares de outras ações que correm nos tribunais brasileiros.

Anônimo disse...

Então...como dizer para uma pessoa que ela tem mau halito ? resposta :- qdo ela começar a falar, vc se afasta e pergunta vc peidou ? ai ela vai perguntar: - o que ? - ai vc pergunta de novo :- peidou de novo ?

Amigos do Jekiti disse...

O PT é o único partido brasileiro de projeção nacional. Tem um discurso para uma camada expressiva da sociedade. Embora tenha virado um partido de centro esquerda e alguns de seus membros tenham cometidos alguns "pecados", o PT ainda é grande, talvez um dos maiores do mundo, queiram ou não!
Dilma, Lula e o PT podem dar a Antonina o que os tucanos e seus aliados tiraram.
É só pensarem um pouco no que se vislumbra para 2014 no Brasil e no Estado do Paraná. É bom ficarem atento desde já, senhores políticos.

Anônimo disse...

Por Altamiro Borges

Há quem afirme que o julgamento do chamado “mensalão do PT” deve deixar os holofotes da mídia. Afinal, ele já teria cumprido o seu objetivo de evitar uma derrota ainda mais acachapante da oposição demotucana nas eleições de outubro. Não concordo. O julgamento midiático no STF tinha dois objetivos: um imediato, tático, eleitoral. Outro mais estratégico, visando desmoralizar as forças de esquerda. Para atingir este segundo objetivo, o ex-presidente Lula, como principal referência das esquerdas, precisa ser abatido.

Anônimo disse...

Estoria engraçada: Ratinho Jr. entrou na lanchonete para comprar chiclete.
Pediu sabor menta, o caixa respondeu não temos. Pediu sabor hortelã. Caixa respondeu não tem .
Então o Ratinho pergunta, qual sabor vocês tem?
A resposta.
Aqui? Tuti Fruet.

Anônimo disse...

Há comentários acima que tentam "teletransportar" a sujeira e a imundície que paira no congresso nacional e em todo os ministérios do governo, para o Poder Juidiciário e para o Ministério Público Federal.
Além de indicar pouca ciência da estrutura dessas Instituições, confirma que, se a direita se informa na rede Globo, a esquerda se informa em meia dúzia de jornalistas que vivem do oportunismo que "serem do contra"

O dia em que o Poder Judiciário e o Ministério Público forem subservientes, podem ter certeza de que o Brasil irá se tornar uma republiqueta de bananas, como a venezuela, bolívia e paraguai. E isso, não em prol da direita, mas sim em prol de governos CAUDILHOS, ensaio levado a cabo pelo LULA e desmontado pelo bom senso e pela circunspecção da atual Presidente DILMA.
Diga-se, aliás, que a atual Presidente devolvEu a dignidade e o decoro à presidência da república, qualificações desconhecidas pelo Lula, que se sentia muito à vontade 'tomando uma pinguinha' na frente de repórtes estrangeiros, só pra se dizer 'homem do povo'... Esse esculacho dessa instituição brasileira, da Presidência da República, chegou a tal ponto, que o lula tinha virado o 'bobo da corte' na política internacional. Coisa bem diferente do que acontece com a atual Presidente, pois mesmo as pessoas que não são petistas, reconhecem e respeitam o seu carisma.
Silenciosamente, a presidente DILMA está covencendo até a classe conservadora de bom senso de que ELA (Ela e não o PT) é uma boa alternativa para o próximo governo do Brasil.
COMO DISSE O REGINALDO, NÃO SE VOTAM EM PARTIDOS E SIM EM PESSOAS.

Fortunato disse...

A justificação da política.

Em casa, na rua, no clube, no bairro, no trabalho e no País, nós estamos mergulhados em ambientes que exigem práticas sociais intensas, específicas, diversificadas e também ocasionais, que chamamos de política. Viver em sociedade exige essa arte que os gregos chamaram politiké (política). Esse termo se referia aos cidadãos que se voltavam à administração da pólis (cidade) e ao longo da história ficou muito carregada, restrita aos “políticos profissionais” e aos partidos.

Hoje em dia, como a maioria da população mora na cidade ou tem negócios nelas, todos os cidadãos deveriam ser chamados de políticos. Porque nós somos responsáveis pela conservação e desenvolvimento da sociedade. Usamos sistemas de eleições para delegar certas tarefas administrativas, mas em última instância todos somos responsáveis pelo governo e progresso do nosso habitat social.

Desse modo, se há alguém que se declara apolítico, está equivocado, pois enquanto vivemos em sociedade nos é exigida uma forte consciência de relacionamentos, práticas e posições mediados pela nossa ação política. Podemos declarar não “ter partidos”, mas comungamos com idéias de alguns deles. Podemos não votar, mas delegamos às autoridades o serviço de administração pública. Então somos tutelados pelo Estado que será uma espécie de “grande irmão” a nos determinar ações mediante a coação ou à liberdade.

Além disso, a política é tão pertinente em nossas vidas que forma hábitos e costumes, pois tudo em nossa sociedade é intimamente relacionado com nossa posição política. Nossa posição exige até modos de vestir específicos. É difícil um cidadão ir ao clube de terno e gravata, e também é muito raro uma pessoa ir de biquíni ou bermuda para a Igreja. Esse pudor, que parece um simples ditame psicológico, é um jogo de relações que começa na forma de se vestir e vai até a mais complicada ação democrática. A política passa pelo “bom dia” que damos em casa, pelas eleições do síndico do prédio e vai até a escolha dos deputados e do presidente da república. Ou seja, a política começa no simples hábito e engloba as mais sofisticadas ações de manutenção do Estado.
Assim, esta questão é muito importante para nós, não foi por acaso que ao longo da história, muitos filósofos examinaram esse tema, questionando-se mutuamente e procurando uma resposta lógica, séria e permanente sobre política. A questão política sempre foi inquietante para quem se debruça em responder as interpelações da realidade de nossas vidas. Tudo isso também gerou uma ânsia de conceituar, uniformizar e substancializar a política, tentando compreender nossa humanidade e sua relação política.

E é bom que assim o seja. É bom que haja complicação e complexidade em nossa vida social. Uma política simplista é um determinismo, uma camisa de força para nossa criatividade. Por exemplo, nas famílias sem diálogo, são cartas marcadas, em que o mandante impõe sua vontade sobre quem obedece. Então se constrói relações frágeis e limitadas, infantis, quase um inferno. No Estado, uma política simplista e determinada não é política que valha a pena, é ditadura, golpismo, tirania. A complexidade da ação política está no fato de que ela é conflituosa, luta, antagonismo, enfrentamento. Em outras palavras é diálogo e dialética.

Por fim, não conseguimos até agora saber de uma natureza uniforme para a política, mas vivemos no presente que nos faz entender que a política faz parte da diversidade de nossa vida cotidiana. Política também é a coisa mais importante para a democracia e para a sociedade. Portanto, a política se justifica e faz do presente de cada pessoa a consciência de sua identidade como ser humano.

Fortunato disse...

E.t.

Fique sabendo...

Pesquisa inédita
intitulada “Desvendando o Eleitor Brasileiro”, feita em todo o país pela República – Opinião dos Brasileiros, empresa especializada em pesquisa de opinião, revela que o que mais pesa na decisão de voto do eleitor é a figura pessoal do político (45%). Ou seja, o voto no Brasil ainda é bastante personalista e o partido político tem peso menor. Exceção a essa regra é o Partido dos Trabalhadores. Entre aqueles que votam orientados por sua identidade partidária, mais de 62% têm simpatia pelo PT. O que significa que o voto partidário no Brasil hoje é fundamentalmente petista. Para 36% dos eleitores entrevistados, o PT é o partido preferido. Em segundo lugar está “nenhum partido”, com 34%; e em terceiro o PMDB, com 8%.

Na minha subjetividade quem vota no PT é o indivíduo politizado e progressista.

Anônimo disse...

conversa de boteco : ratinho jr perdeu os votos dos pobres e miseraveis,p q votando com o pt a bolsa esmola continua firme e forte,e o que tinha de cartazes com a foto da dilma com o fruet ,gastaram muito...( o pobre nao quer melhorar de vida,senao perde a bolsa esmola )Genérico -ctba

Fortunato disse...

LHF no meu último comentário não citei a fonte onde li os dados.



Fonte: http://www.printeccomunicacao.com.br/2010/09/candidato-ou-partido-politico-o-que-mais-pesa-na-hora-de-decidir-em-quem-votar/

A VERDADE SÁBIA... disse...



"EM ANTONINA NÃO EXISTE EMPREGADOS, SÓ EXISTE PATRÕES."

Anônimo disse...

Pois é o PSDB já está sondando a Dilma para ela passar para o lado de lá. Apesar de terem nomes fortes para 2014. José Cherico Bolinha de Papel ou Aécio Manguaça. Se sair o Aécio ele já combinou um encontro com a turma do litro na praça Bino.

Luis Henrique disse...

Lula não é um político - é um fenômeno religioso. De fé. Como as igrejas que caem, matam os fiéis e os que sobram continuam acreditando. Com um povo de analfabetos manipuláveis, Lula está criando uma igreja para o PT dirigir, emparedando instituições democráticas e poderes moderadores.

Os fatos são desmontados, os escândalos desidratados para caber nos interesses políticos da igreja lulista e seus coroinhas. Lula nos roubou o assunto. Vejam os jornais; todos os assuntos são dele, tudo converge para a verdade oficial do poder. Lula muda os fatos em ficção. Só nos resta a humilhante esperança de que a democracia prevaleça.

Depois do derretimento do PSDB, o destino do País vai ser a maçaroca informe do PMDB agarrada aos soviéticos do PT, nossa direita contemporânea. Os comentaristas ficam desorientados diante do nada que os petistas criaram com o apoio do povo analfabeto. Os conceitos críticos, como "razão, democracia, respeito à lei, ética", ficaram ridículos, insuficientes raciocínios diante do cinismo impune.

Luis Henrique disse...

A corrupção no Brasil é tratada como um desvio da norma, um pecado contra a lei de Deus. Não é. A corrupção no Brasil é hoje um importante instrumento político, quase um partido. Nos últimos anos adquiriu novas feições, virando um "quarto poder". Antigamente, a corrupção era uma exceção; hoje é uma regra. E não se trata mais de um "que horror" ou "que falta de vergonha" - ficou claro que o País está inibido para se modernizar, porque a corrupção desmedida cria "regras de gestão". O atraso no Brasil é um desejo colonial que persiste e dá lucro.

Só agora estamos vendo o tamanho dessa mutação, quando o Executivo tenta a "faxina" e depara com a resistência indignada do Congresso. Deputados resmungam pelos cantos: "Aonde tudo isso vai parar?"

Um bloco de 201 deputados comunicou que "enquanto não se resolverem os problemas de cargos e emendas, não se vota mais nada..." Tradução: "enquanto não deixarem a gente roubar em paz, como nos bons tempos do Lula, não se vota nada."

Fortunato disse...

A quem interessar possa....

É importante eu avisar: este bacharel em filosofia não é contra nem a favor de nenhum partido. Não é contra o partido que está no poder nem nenhum outro que exerça ou domine áreas de poder. Quem ler algumas críticas minhas que podem parecer contra esse ou aquele partido e achar que é só isso, não entendeu nada. Eu sou é contra os atos e propostas autoritárias, venham de quem vier. Sou a favor de diminuir o autoritarismo e as injustiças. Luto contra os atos e propostas que ameacem as liberdades democráticas e aqueles que promovam a miséria humana, física e emocional. O que mo interessa não é a política de partidos, mas o sentido dado por Foucault, as relações de poder na sociedade e os grupos de pressão para que a realidade aqui e agora mude toda forma de preconceito, opressão e discriminação. Logo, não pense que posso ser manipulado como inocente útil de qualquer reacionariozinho ou radicalzinho que deixou de mamar nas tetas dos Demotucanos. Foucault é uma das expressões contemporâneas que melhor expressam, segundo nosso ponto de vista, a teoria e a prática libertárias. É isso que nos guia: a defesa da liberdade no sentido mais universal.

Mas os fatos contextualizados são esses:

O curioso é que não aparece nenhum defensor da liberdade para falar dos ataques diuturnos sofrido pelo ex-presidente Lula pela imprensa golpista, mesmo depois de deixar a presidência, dos ataques sofridos pelos trabalhadores submetidos a trabalhar em condições análogas à de escravo, das humilhações que o patronato impõe a milhões de trabalhadores, em verdadeiro assédio moral com graves consequências para a saúde psicológica da classe trabalhadora. E nem um defensor da "privataria" que era a ideologia dos governos demotucanos no Paraná e no Brasil, a roubalheira não começou no governo PT e nem terminará, a roubalheira nesse país começou quando a corte portuguesa fugida de Portugal com medo de Napoleão desembarcou no Brasil, deixando os seus patricios para trás, e essa elite covarde/medroso/preconceituosa/indolente...montou um Brasil de cartório, onde só os seus descendentes assumiriam os altos postos de comando da nação, o resto que se phoda, ficaram por QUINHENTOS ANOS aboletados no erário, e agora que perderam o poder querem dar golpe num governo eleito democraticamente, eu não esqueço de De Gaulle, quando ele se referia a essa elite. como: "O Brasil não é um país sério", muitos ficaram indignados, mas eu não, pois conheço a verdadeira história da minha pátria, pois De Gaulle também disse que: "Têm um país na América do Sul, que é um mendigo sentado num saco de ouro", ele estava se referindo a quem? A essa elite predadora.

Nunca vi um defensor da "liberdade" aqui neste blog dizer uma palavra contra a truculência do carlismo, mas vi a apologia de um sequaz do tirano da "cabeça branca", o lavador de dinheiro em São Paulo, mestre nas artes tributárias e financeiras, ser defendido como tendo um caráter de titânio, tal a "honestidade" e "firmeza" de caráter do puxa-saco da ditadura, ex-prefeito biônico de Salvador.

Está com saudades do "cabeça branca"? Então venha chorar aqui neste blog; lhe será oferecido o disfarce de pessoa de bem e defensor da liberdade...
Esta máscara está caindo... A mais-valia vai acabar "seu"....

A população da base da pirâmide, mais de 40% da população brasileira empobrecida pelos sucessivos governos dos DEMOTUCANOS, se identifica com o PT. Os privilegiados - do quinto constitucional/que entram em empresas estatais sem concurso público ou quando entram o trafico de influências já os carimbaram como aprovados/os cuecas de seda dos cargos em comissão/os vestais da moralidade que têm merda na cueca/ os fidalgos do erário e os seus proxenetas - da ordem semi-escravocrata e seus puxa-sacos o odeiam. Estes são os fatos.

Então, ai então, vão ter que engolir o PT, não poderão cuspir...

Anônimo disse...

Quer dizer que foi nos tempos do Lula que surgiu a roubalheira?
Fala sério! Todos acreditam!(SIC)

Anônimo disse...

Até a Regina Duarte mudou:

Regina Duarte
LULA
É melhor não relembrar [a declaração que ela deu na campanha de 2002 dizendo ter medo da vitória de Lula]. Não tem mais nada a ver com o que a gente tá vivendo.
DILMA
Nossa, eu tenho encantamento por ela, desde o início, sabe? Na política internacional, me impressionou muito como ela entrou firme defendendo umas coisas legais. Tem uma frase dela de que eu gosto: o controle da mídia é o controle remoto. É uma postura democrática que tem que ser louvada. E dá uma coisa bacana, a gente fica orgulhosa de ter uma mulher ali.

Anônimo disse...

DA HISTORIADORA MARIANA DELLA BARBA

Quando Portugal começou a colonização, a coroa não queria abrir mão do Brasil, mas também não estava disposta a viver aqui. Então, delegou a outras pessoas a função de ocupar a terra e de organizar as instituições aqui", afirma a historiadora.
"Só que como convencer um fidalgo português a vir para cá sem lhe oferecer vantagens? A coroa então era permissiva, deixava que trabalhassem aqui sem vigilância. Se não, ninguém viria."
Assim, a um oceano de distância da metrópole, criou-se um clima propício à corrupção, em que o poder e a pessoa se confundiam e eram vistos como uma coisa só, de acordo com Denise, que é professora de História do Brasil na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
No entanto, a historiadora deixa claro que a corrupção não é uma exclusividade do Brasil, é só uma peculiaridade da formação dessa característica no País.
"Temos enraizado uma tradição muito forte de poder relacionado ao indivíduo que o detém", avalia Denise. "E isso até hoje interfere na maneira como vemos os direitos e deveres desse tipo de funcionário."

Anônimo disse...

Hoje é dia 6 de Novembro, Dia da Emancipa;cão Política de Antonina. Pois é, Dia de homenagens a Antonina. Busquei hoje, äs10:30 minutos e nada, nada mesmo. Nenhuma homenagem foi postada pelos principais bloguistas de Antonina. O que houve ? Cadêaqueles sentimentos expostos em seus blogs de amor a Antonina, de apostar na renovação, no futuro desta cidade. Será que esse manifesto é somente em periodo de eleições municipais, onde se acha inteligente e manifesta suas opiniões a favor ou contra esse ou aquele ? Antonina, o povo de Antonina é maior forte que as intrigas políticas. Por que não manifestar a solidiariedade ao aniversário da nossa Antonina. Será que tudo aquilo que vimos na campanha eleitoral, é eleitoreiro, é mentiroso, em tese ? SALVE SALVE MINHA ANTONINA, PARABÉNS por ter-me escolhido como filho dessa terra. Um ser humilde, de família simples, mas vivo do que nunca. Essa cidade que me deu a vida, me deu o sustento. Obrigado Antonina.

Anônimo disse...

Aroubalheira não surgiu com o Lula. Mas chegando o PT ao poder, em vez que reprimi-la, fizeram o contrário:-
- A ROUBALHEIRA "TAÍ MEMO, VAMO APROVEITÁ!!"
- E as conversa dos tempo de oposição???
- Ara, sô, aquilo lá, como bem dito, era discurso de oposição!!! Gora nóis semo situação. VAMO É METÊ A MÃO NA FARINHA!!! É SÓ DÁ UMAS BORSINHA E UMAS CESTINHA DE AROOIZ PRO POVO QUI TUDO FICA CERTO E O POVO GRADECE SEMPRE VOTANDO EM NÓIS!!!
- VAMO, CUMPANHEIROS, VAMO QUE O BRASIR AGORA É NOSSO!!!!!!ROBÁ UNS MILHOEZINHOS NÃO É NADA, QUI TEM MUITO, TEM DIMAIS I NÓIS TÁ PRICISANDO DE DINHERO PRA INVESTI NAS FAZENDA DO MATO GROSSO!!!!!!!!

Anônimo disse...

Político não presta. Se prestava antes das eleições, no dia seguinte, no próprio "churrascão" da vitória, já começa a vender o interesse do povo e vender a própria consciência.
As "maria gasolina" da vida são mais corretas, pois estas vivem de trazer alegria e prazer, enquanto os políticos escravizam o povo, roubando até as merendas das crianças que passam fome.
- Blasfêmia????
- Eu já vi isso.
- Aqui no reino.... nada disso acontece (rsrsrsrs)
- Atire a primeira pedra o político que nunca "esticou a mão" do dinheiro do erário....

Anônimo disse...

Ouvi uma frase sintomática:-
"água, fogo e governo não têm compaixão"

Anônimo disse...

Jekiti, chega de se falar desse partido de merda qui aqui não elegeu nem siquer um vereador. OS PETISTAS NÃO VOTARAM NO PT. nunca vi tamanho vexame. VOTA NO PT O ZÉ COITADO PRESO PELA FOME E... ASSIM PRECISA DE BOLSA E DE CESTA. É ESCRAVIDÃO DISFARÇADA DE SOLIDARIEDADE...............

Anônimo disse...

Hoje ANTONINA faz aniversário. Esta Antonina bela por natureza, mas desleixada, desfigurada e vilipendiada por seus administradores que NENHUMA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA TÊM....
Ontem, almocei no mercado municipal de PARANAGUÁ.... Diferença abissal com o mercado daqui... TUDO restaurado, uma perfeição. O administrador antoninense tem orgulho em DESCER A PICARETA e fazer tudo novo de novo. Sempre foi assim, faz tempo... (cadê as palmeiras da avenida principal?) Foi assim no mercado municipal, foi assim com o hospital..... Sentem-se orgulhosos de MATAR A ALMA DA CIDADE e construir no lugar BUZANFAS que nada têm a ver com a vocação histórica da cidade. E há empresários do turismo que 'colaboram', construindo PUXADINHOS em prédio público, com a inteira passividade da prefeitura...

Anônimo disse...

CATÃO CAMALEÃO:

Não se fala de outra coisa em Brasília e Curitiba. O senador Álvaro Dias, ainda líder do PSDB no Senado, deu uma bicuda no balde nesta terça-feira (6) ao classificar o governo do correligionário Beto Richa como antro de “Nepotismo, fisiologismo, loteamento, sem escrúpulos, balcão de negócios, promiscuidade, etc.”.
Na prática, Álvaro jogou a toalha e disse que não fica mais no ninho tucano. Para corroborar com essa tese, também hoje, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente estadual do partido, deputado Valdir Rossoni, reafirmou que disputará o Senado em 2014. Em outras palavras, o PSDB vai negar a legenda para Álvaro tentar a reeleição.
A tendência é que Álvaro Dias migre para o PDT do prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, e do seu irmão Osmar Dias, ex-senador e ex-candidato ao governo do estado em 2010. Há quem especule que o ainda tucano embarque na canoa do PMDB de Roberto Requião ou no recém-criado PSD, no Paraná comandado pelo deputado federal Eduardo Sciarra.
O diabo é que todas essas opções partidárias disponíveis – e viáveis – são da base de sustentação do governo petista de Dilma Rousseff. Álvaro, caso queira continuar no Senado, muito provavelmente, terá que botar a estrela do PT no peito. O seu irmão, Osmar, já fez isso em 2010 e gostou. É a política como ela é.

Anônimo disse...

Golpe Paraguayo
O golpe já veio, se você não notou é porque está esperando tanques nas ruas e prisioneiros sendo levados de caminhão para campos de concentração, ou seja, você vive nos anos 60. Milicos fechando o congresso e fuzilando os inimigos da pátria é coisa do passado, démodé, o chique hoje é a mídia repetir mil vezes uma "denúncia" e um bando de juízes assinar embaixo. Foi assim em Honduras, foi assim no Paraguai, está sendo assim no Brasil. Exagero? Presunção de inocência é coisa do passado, partidos que pretendam coligar-se para exercer o governo são chamados de quadrilha, partidos que tenham como objetivo ganhar eleições, chegar ao governo e nele ficar o máximo tempo possível são chamados de golpistas e de organizações criminosas pelo STF e comparados ao PCC. Que parte você não entendeu?

Dilma continua sendo presidenta e os eleitos vão tomar posse em janeiro, você poderia me dizer, mas, mais uma vez, que parte você não entendeu? Dirceu e Genoino vão para a cadeia em breve, receberão penas maiores que assassinos brutais, Lula está sendo acusado e continuará a ser até que uma acusação qualquer torne-se viável mediante a teoria fascistóide do "domínio dos fatos" e com Lula condenado quanto tempo demorará para ser pedida a cassação do registro do PT? Depois disso alguém duvida que será julgada a validade dos mandatos conseguidos por candidatos de um partido cujo registro foi cassado?

Tudo dentro da lei e com amplo direito a recorrer sob as gargalhadas de Joaquim Barbosa.

Competência do TSE - Processar e julgar originariamente: a) o registro e a cassação de registro de partidos políticos, dos seus diretórios nacionais e de candidatos à Presidência e vice-presidência da República.

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Anônimo disse...

Não falo isso aos partidos de direita, mas sim a pessoas Direitistas. O que é ser de direita em Antonina? Sustentar uma falsa elite que na grande maioria ainda usa o caderninho nos comércios de Antonina, final do mês eu pago.
Não aceitar que os filhos da domestica possam cursar uma faculdade igualando se aseus filhos.
Sonhar com os tempos áureos da Cidade, tempos esses que não voltam mais, e mesmo sabendo não fazem nada para mudar.
Fazer parte de grupos políticos visando apenas o seu interesse, não visando o coletivo, as massas.
Ter casa com piscina, carro na garagem e fazer suas gerações futuras deverem até a alma para os bancos.
Essa é a direita de Antonina, a Classe merda da Cidade.

Rua Ermelino de Leão - só têm 'traira" disse...

A clarividência do cometário do dia 04/11 10:08 hrs, é a realidade explicíta do que fez um bagrinho quando assumiu a Procuradoria Geral da República, o o ditado popular expressa pontualmente: "QUEM NASÇE AOS SEUS NÃO DEGENERA".

quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Advogado diz que políticos do PSDB foram poupados no mensalão tucano em Minas

O advogado do empresário Marcos Valério, Marcelo Leonardo, acusou o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza de tratar "de forma diversa" o mensalão do PSDB em Minas e o petista. Leonardo disse que Valério entregou nomes de beneficiários do esquema em MG, mas "o procurador considerou que, como crime eleitoral, já estava prescrito, e a pena é pequena". O STF retomará julgamento hoje.

Advogado de Valério acusou o ex-chefe do MP Federal de tratar "de forma diversa" escândalo que envolve tucanos

O advogado, o criminalista Marcelo Leonardo, acusou ontem o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza de tratar "de forma diversa" dois fatos que teriam, e a mesma origem e finalidade: o mensalão do PSDB mineiro, que envolve tucanos

"No caso (do mensalão mineiro) ele (Antonio Fernando) não ofereceu denúncia contra os deputados que receberam valores por entender que participaram de caixa 2 eleitoral e o crime já estava prescrito", disse Leonardo. "O procurador entendeu de maneira diversa a ação penal 470 (mensalão)

A mesma crítica já havia sido feita pelo defensor de Valério em novembro de 2007, logo após Antonio Fernando apresentar a denúncia do mensalão mineiro. Leonardo afirmou que o então procurador-geral foi parcial ao analisar, em 1998, os fatos relacionados à campanha do ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB) - atualmente deputado federal.

Carta.
O advogado voltou ao tema ao enviar carta em resposta a um post publicado pelo jornalista Luis Nassif em seu blog. Leonardo sustentou que, assim como no caso do mensalão federal, Valério entregou à Procuradoria-Geral da República nomes de beneficiários dos repasses do valerioduto de 1998.
"Entreguei, na ocasião, a lista com os nomes de parlamentares e ex-parlamentares, 79 nomes ao todo, com valores recebidos e comprovantes. Mas ele (Antonio Fernando) entendeu que o crime já estava prescrito porque os fatos se deram em 1998. O procurador considerou que, como crime eleitoral, já estava prescrito, e a pena é pequena", disse Leonardo ao Estado.
Na denúncia de novembro de 2007 ao STF, Antonio Fernando afirma que um "esquema delituoso verificado no ano de 1998 foi a origem e o laboratório dos fatos descritos" na acusação formal do mensalão. O ex-procurador-geral apontou desvio de pelo menos R$ 3,5 milhões para a campanha à reeleição, por meio da "retirada criminosa" de recursos públicos da Copasa (R$ 1,5 milhão), Comig (R$ 1,5 milhão) e do antigo Banco Estadual do Estado, Bemge (R$ 500 mil).

"Faz tanto tempo que saí de lá (da procuradoria), quase quatro anos, que sinceramente não tenho lembrança desse caso específico", disse Antonio Fernando. "Tenho quase certeza de que não se tratou de crime eleitoral, mas acho que era a tal lista de Furnas sobre a qual havia dúvida de sua autenticidade."

"Vazamento seletivo". Na carta ao jornalista, Leonardo trata como vazamento "parcial" as revelações do jornal o Estado de SP e da revista Veja sobre o depoimento e os pedidos de delação premiada e proteção feitos por Valério.

"Se alguém "vazou" de forma seletiva, parcial e ilicitamente alguma providência jurídico-processual que está sujeita a sigilo, eu não tenho absolutamente nada a dizer, a confirmar ou não confirmar", disse o advogado de Marcos Valério. Estadão


http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/

Rua Barão do Serro Azul disse...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012
PPS e PSDB planejam golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje o julgamento do processo do chamado "mensalão" e pelo visto, o espetáculo para a imprensa deve continuar. Deputados e senadores do PSDB e do PPS protocolaram, na tarde de ontem, na Procuradoria Geral da República (PGR), representação contra o ex-presidente Lula para que ele seja investigado.PPS, PSDB e DEM haviam elaborado o documento na semana passada.

A representação baseia-se em reportagem da revista Veja envolvendo o empresário Marcos Valério, apontado como o operador do mensalão e condenado pelo STF por peculato, corrupção ativa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.


O documento é assinado pelo presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), o líder do partido na Câmara, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), o líder do PSDB no Senado, senador Álvaro Dias (PR), o líder da minoria na Câmara, deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Nele, os parlamentares afirmam levar ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, "alguns fatos que, em tese, poderiam ensejar a propositura de uma nova ação penal, intimamente ligada àquela já referida a do mensalão".


DEM recuou


O DEM avisou que ficaria fora por avaliar que, sem indícios concretos da participação de Lula, o pedido tende a naufragar e, de quebra, render um "atestado de bom-moço" para o ex-presidente.


Na Procuradoria Geral da República, avalia-se que o objetivo da defesa de Valério é tentar tumultuar o processo e anulá-lo pela força de uma nova instrução criminal, o que reabriria a investigação.


Promotores de SP-- a maioria ligado ou filiado ao PSDB, querem ouvir Valério


Em São Paulo, promotores pediram a Gurgel detalhes sobre o depoimento de Valério e também querem ainda ouvir o publicitário.


- Há o interesse. Há uma série de pontos que coincidem com elementos da promotoria sobre o caso - disse o promotor Roberto Wider Filho, que iniciou as investigações sobre Celso Daniel, em janeiro de 2002.


Em 2006,-- ano eleitoral-- o Ministério Público de São Paulo tentou ouvir Valério, mas não teve sucesso.Agora, talvez visando 2014, vão tentar novamente

Anônimo disse...

Em encontro ontem no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse ao prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que o governo federal vai trabalhar com “total colaboração e empenho” na parceria com a administração municipal. Frisou, no entanto, que serão necessários bons projetos para garantir recursos da União. Por isso, aconselhou o pedetista a “caprichar” na montagem da equipe técnica. O encontro, que durou cerca de 30 minutos, também contou com a participação da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da vice-prefeita eleita, Mirian Gonçalves (PT).

“A presidente estava de muito bom humor”, disse Fruet. Segundo ele, Dilma contou que acompanhou de perto o primeiro e segundo turnos da campanha curitibana – mesmo não tendo participado pessoalmente de nenhum evento. “Interessante perceber como ela estava a par de tudo o que aconteceu”, comentou.

Saiba mais
Planalto autoriza Fruet a rever o projeto do metrô até o fim de 2013
Tempo

30 minutos foi quanto durou o encontro do prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Além de Dilma e Fruet, estavam presentes a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e a vice-prefeita eleita, Mirian Gonçalves.

O prefeito eleito também contou que a presidente brincou sobre a pressão que existe após a campanha. “Eu disse a ela: presidente, eu estava muito preocupado com a eleição e, às vezes, eu não dormia. Mas foi só terminar o processo eleitoral, a tensão de preparar o governo, e agora eu durmo menos ainda. Aí ela falou: ‘Fique tranquilo, que isso será só nos primeiros seis meses’.”

Fruet afirmou que nas conversas com Dilma e Gleisi não se falou sobre política ou sobre a formação de alianças para 2014. “Conversei muito com a Gleisi, mas fundamentalmente sobre projetos”, garantiu. http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1316457&tit=Dilma-aconselha-Fruet-a-caprichar-na-equipe-para-ter-bons-projetos Serve para Antonina também!

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento