"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



domingo, 11 de novembro de 2012

BARATAS E CAMUNDONGOS

Durante o jantar na casa de um casal amigo fui questionado por permitir comentários anônimos em meu blog. O amigo, que também é blogueiro, não permite tal “sacrilégio”, por considerar que o anonimato, além de ser um meio para acabar com reputações de pessoas de bem, na melhor das hipóteses é um ato de covardia.
Embora eu aceite as ponderações e as críticas, vejo que o anonimato é uma maneira de livre expressão, desde que não ofenda a honra de ninguém. Acredito também que é uma maneira das pessoas se protegerem de alguma perseguição, haja vista as peculiaridades da sociedade antoninense.
Para mim pouco importa se a opinião tem identidade ou não. O que interessa é ela em si, já que é fruto de uma classe que tem acesso a informação e de alguma maneira, são formadores de opinião porque, em parte, é politizada.
Essas premissas fizeram deste espaço um meio autônomo e de livre expressão, para que possamos nos dedicar a reflexão crítica sobre o que acontece em nossa sociedade. A premissa (subjacente) é muito simples e ela não tem pretensões políticas e de interesse pessoal. O que me recuso a aceitar é esse obscurantismo engendrado pelos nossos princípios e personalidades autoritárias que, a meu ver, são as matrizes do nosso atraso social, cultural e político.  
Embora vivam sob a égide do anacronismo político, por conta de um conservadorismo que chega as lides da idade média, penso que preciso ouvi-las para que eu possa, quem sabe, entender como foi forjada a nossa cultural e assim, criar uma espécie de bipolaridade política, ouse seja: uma maneira de enxergar as coisas por outro prisma.
Poderia enumerar uma série de aspectos, mas não vou fazê-los porque há muitas questões subjacentes e eu talvez possa me perder nos meandros do proselitismo das minhas visões históricas. Meu foco será voltado para as postagens, cujo conteúdo vem de pessoas com um poder aquisitivo maior que a maioria dos antoninenses. Minha conclusão é que os comentários, com um forte teor tradicionalmente de direita, provém do desejo da manutenção desse status quo, que, direta ou indiretamente, nesses últimos quarenta anos nada ou pouco fez para tirar Antonina da crise.
Minha preocupação maior está em saber até que ponto essa postura vertical, às vezes arrogante, reflete o quanto Antonina é uma das cidades mais pobres do Paraná, segundo o último senso, e até que ponto sua colocação nesse ranking é fruto da nossa desesperança e que fez do antoninense um povo nostálgico por excelência. Ou até que ponto o povo é co-responsável, devido as suas expectativas "imaturas" em relação à política e aos problemas sociais que há anos assolam nossa sociedade.
A meu ver a inevitável decepção se instalou logo em seguida a crise do Porto e do Matarazzo e depois se propagou pelos anos a fio, regados por uma paranoia moralista que nos impediu e nos impede de enxergar além do muro que nos divide de outras terras. Genuinamente esse desejo em querer voltar “aos velhos tempos” tem relação direta com a crise que, contraditoriamente, coincide com o ápice da ditadura militar, da sua moral cívica e do poder que às igrejas exercem sobre o povo de todas as classes.
A incapacidade de senso crítico e de direito à dúvida do antoninense, provem desse isolamento cultural imposto pelas elites dominantes de outrora e agora pela influência das respostas simples dos discursos do púlpito e do cinismo hipócrita da “tela mágica” e dos velhos “pasquins”. Por conta disso segurança social, políticas educacionais, igualdade de oportunidades e ideais  desenvolvimentistas, para muitos, é um rótulo para quem defende marginal, gays, bêbados, dependentes químicos e “comunista”, como se estes termos fossem pejorativos. Por esse prisma, só posso concluir que o que interessa é a ação repressora através da crítica descontextualizada, da arrogante intolerância do ódio (não expressado) contra as minorias e aos que, de uma maneira ou outra, se livraram das correntes hegemônicas da velha política e da resignação da fé cega.
Mas como eu não estou preocupado com as críticas, continuarei com o meu desconforto, alimentando-me de ironia e desobediência, para que a liberdade de expressão seja mantida. Portanto, mesmo que eu tenha que aturar o anonimato, afirmo meu propósito de jamais botar fogo na casa para acabar com as baratas e camundongos.

15 comentários:

Anônimo disse...

os melhores blogs da citi sao aqueles que permitem os comentarios dos anonimos,esse negocio de nome e rg é conversa mole ,ate caes e gatos tem rg (ship de memoria tbm )acredito que ele esta com inveja de vc ,pelo seu sucesso do seu blog... ( anonimo ctba)rs...rs...

Anônimo disse...

Mato a cobra e mostro o pau Luiz Henrique, mas nois não muda não, pois somos a iliti, apesar de comer todo dias cardo de bagrinho no pirão. Prantá pra que? goiaba e banana da no mato. Cachaça da boa não farta não.

Anônimo disse...

No fundo, Jekiti, Voce também dá trela a esses 'vivaldinos da boa mesa e pouco tutano', pois, embora confesse que os anônimos contribuem pra sua casa fircar em pé, também os compara a baratas e camundongos. Experimente, sim, acabar com os "insetos" pensadores, como "eles" querem, que o que vai sobrar é meia dúzia de capengas pra falar de virtudes em "saraus de quinta categoria" desta sociedade em que todos, CEM POR CENTO, são fabricantes de merda.... Só espero que o teu comensal não Lhe tenha servido "cocô à milanesa".....

Anônimo disse...

Tô de alma lavada. O Zé Dirceu cravejou dez anos e dez meses. Merecia mais.

Anônimo disse...

Não sei se entendi direito:- o atual alcaide quer mesmo ficar famoso e marcar um tento na estória do reino. Marcar um golaço. Mas.... como era de se esperar, contra CONTRA. GOL CONTRA. Insatisfeito com as estrepolias administrativas desses últimos quase quatro anos, quer agora, em final de mandato, deixar a casa "arrumada" para o próximo, extinguindo a SECRETARIA DE TURISMO E A SECR. DE CULTURA....É ISSO????
Se for, não acredito. Acredito que isso é desaforo e vingança: é desfeita pra essa gente do turismo que encheu o saco dele quatro anos seguidos.....
cá pra nóis:- prefiro achar que é maldade, porque, se não for, tanta burrice assim é demais.... não há quem aguente...

Anônimo disse...

mostra só a cobra, o pau não, que ninguém tá querendo ver. (pelo menos os do meu time)

Anônimo disse...

Até já sei onde é que o nosso Blogeiro foi jantar.... Aquele sujeito é doente. Quando não mais tiver anônimo pra Ele odiar, Ele morre de apoplexia, envenenado com a própria saliva..... É o..... nel, nel!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Os comentários anonimos são melhores que os que são assinados (com rg)p q escrever bobagens e ainda assinar,e passar atestado de burrice...eu leio este blog por causa dos comentários anonimos...pois é...pois é...( chiquinha do CHAVEZ )

Anônimo disse...

COM MEDO DA REAÇÃO DO PIG, STF RASGA A CONSTITUIÇÃO PARA CONDENAR PETISTAS
Talvez em nenhum outro momento de nossa história, ao menos em períodos democráticos, o país se viu enredado em tamanha fraude jurídica. Do começo ao fim do processo, o que se viu foi uma sucessão de atos que violaram direitos constitucionais e a própria jurisprudência do tribunal. A maioria dos ministros, por opção ideológica ou mera covardia, rendeu-se à sentença prescrita pelo baronato midiático desde que veio à tona o chamado “mensalão”.

O STF, nessas circunstâncias, resolveu trilhar o caminho de suas piores tradições. Seus integrantes, majoritariamente, alinharam-se aos exemplos fornecidos pela extradição de Olga Benário para a Alemanha nazista, pela cassação do registro comunista em 1945 e pelo reconhecimento do golpe militar de 1964. Como nesses outros casos, rasgaram a Constituição para servir ao ódio de classe contra forças que, mesmo timidamente, ameaçam o jugo secular das oligarquias pátrias.

Garantias internacionais, como a possibilidade do duplo grau de jurisdição, foram desconsideradas desde o primeiro instante. Provas e testemunhos a favor dos réus terminaram desprezados em abundância e sem pudor, enquanto simples indícios ou ilações eram tratados como inapeláveis elementos comprobatórios.

Uma teoria presidiu o julgamento, a do domínio funcional dos fatos, aplicada ao gosto do objetivo inquisitorial. Através dessa doutrina, réus poderiam ser condenados pelo papel que exerciam, sem que estivesse cabalmente demonstrados ação ou mando.

Anônimo disse...

Voces querem é que o Supremo botasse na boca do ZE DIRCEU, o que sempre esteve na boca do LULA;- ".... não sei de nada...." "... não vi nada...."
VOCES SÃO É PALHAÇOS!!!!!

Anônimo disse...

Voceis acham que o 'zezinho dirceu' é inocente, porque não foi pego com a mão dentro da BUZANFA. Quem assumiu o risco de 'deixar o rabo preso' foram os 'menores' que se apossaram de uma parte do dinheiro e ainda com a promessa de impunidade.
- Sifu pra todo mundo.
Larguem a mão de defender esse ladrão que tá "podre de rico", com as fazendas de gado que tem em rondônia....

Anônimo disse...

Para o Minsitro Barbosa @ Cia.

Apesar De Você
Chico Buarque

Amanhã vai ser outro dia

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Esse samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
De "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai se dar mal, etc e tal
La, laiá, la laiá, la laiá

Anônimo disse...

no crime de homicídio, o dominío funcional dos fatos está em mãos do mandante do crime, que é condenado como se assassino fosse. (co-autoria)

aki não tem diferença:- sempre ficou pra lá de claro que o zé dirceu era o mandante do crime, "guentando" as pontas no lugar do LULA, chefe supremo da camarilha de ladrões do povo.

essa esquerda besta quadrada que não quer perder os seus ídolos de pano vai ficar por muito tempo "embalando merda em celofane" pra tentar provar o impossível:- QUE PUTA, DENTRO DE PROSTÍBULO, CONTINUA VIRGEM.

Anônimo disse...

O João será um grande prefeito, o maior de toda a historia que Antonina já teve,o ultimo media uns 1.60 cm...Pois é ...

Anônimo disse...

Eu morei em Antonina e diria que tem muitas baratas e largatixas,este blog é o melhor da citi p q seu editor é inteligente seus textos sao otimos e os comentarios dos anonimos jocosos sao provocativos e picantes ..pois é...

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento