"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O QUE NOS FOI TIRADO


Fui cobrado por não focar a impunidade aos vândalos que depredaram a Escola Maria Arminda. Talvez tenha sido evasivo, mas minha intenção não foi desconsiderar a indignação da diretora Ana Paula e sim mostrar que há soluções para minimizar o problema da delinquência juvenil em Antonina.
Não sou adepto daqueles que acham que os atos de vandalismos cometidos pelos jovens não devem ser punidos, mas também não faço coro a favor daqueles que acham que a punição é a única forma de resolver o problema. Também não sou adepto de que a educação do jovem deve ser compartimentada e que a escola pública não tem responsabilidade sobre atuação social do jovem.
No meu ponto de vista o problema não está na lei que não pune e nem na redução da idade penal aos 16 anos, como querem muitos. O problema está na falta de visão daqueles que preferem investir na opressão e no aparelhamento da polícia como meio de inibir a violência, ao invés de assegurarem ao jovem e ao adolescente uma política educacional que lhes garanta um projeto que os preparem para a vida adulta. Punir e encarcerar o jovem é tirar-lhes o direito de uma boa educação, além de escamotear as verdadeiras raízes da violência, as quais estão ligadas à falta de perspectiva de vida, proveniente de um modelo educacional e trabalhista falidos.    
Já disse aqui que a perspectiva do jovem passa, em primeiro lugar, pela perspectiva de vida dos pais e essa relação tem muito a ver com os problemas da delinquência juvenil e o consumo de drogas. Para que fique bem claro, é preciso que entendamos que a impunidade é uma atitude que não deve ser desprezada, como no caso do ato de vandalismo contra a escola, no entanto é preciso que compreendamos que um educador não pode exclusivamente se limitar a indignação e exigir apenas que a lei seja aplicada contra os infratores.
A situação é mais complexa e requer uma atitude das autoridades e dos conselhos educacionais no sentido de deliberarem ações que impliquem, não só com o conteúdo programático, como na valorização do professor e de um novo modelo de escola pública que contemple o aprendizado do aluno em seus aspectos intelectual, social, artística e vocacional.
Outro fator preponderante é a implantação de uma política de trabalho e emprego que dê perspectiva de futuro ao jovem e aos seus pais. Mas para isso é preciso que a cidade atraia empresas e que estas estejam engajadas nas políticas educacionais profissionalizantes, voltadas, exclusivamente, para a formação de mão-de-obra.
Uma maneira de viabilizar essas perspectivas é um olhar para as nossas potencialidades. O turismo, as artes e a nossa tradição portuária, são sem dúvida, os meios para o nosso desenvolvimento social e econômico. Logicamente todas essas políticas são de médio e longo prazo, devido à necessidade de elaboração de um Plano Diretor que viabilize esses projetos.
Acredito que essas ações planejadas podem ser muito bem construídas porque, além das nossas potencialidades, estão encaminhadas políticas de trabalho e emprego para área portuária, embora ainda estejam nas fases de intenções.
Se administração que assumirá o executivo em janeiro se esforçar para que essas políticas aconteçam, em breve nenhuma diretora de escola, nem pais e mestres se sentirão ameaçados e muito menos indignados com os atos de vandalismo praticados pelos jovens, porque Antonina devolveu a eles o que lhes foi tirado há quarenta anos.

16 comentários:

Anônimo disse...

Coitado do Jekiti. Além de abrir o canal pra debates, ainda leva fumo, por falta de "frisson", melhor ainda, por pouco empenho em demonstrar "frenesi" contra a malandragem....

...............

Esse pessoal de escola, em vez de ficar tendo "ataque de histerismo" pra cidade inteira se compadecer, devia é "descer o cacete" na prefeitura, qui num tá nem aí pra depredação de escolas. Se depreda, se repõe com urgência, o que dispensa licitação, o que é muito bom pra farra do boi..... que, nessa, compra caçarola por mil reais......

............

Tem a solução de reprimir pela força, tem a solução de 'formar' (Jekiti). E TEM A SOLUÇÃO DE PREVENIR O INEVITAVEL.

PREVINAM BOTANDO ZELADORIA EM TODAS AS ESCOLAS, SEUS MERDAS DA PREFEITURA!!!!! na praia isso dá certo com os prédios que ficam o ano inteiro sem ninguém, prato cheio pros malandros, se não tivessem zeladoria.....

Anônimo disse...

Aqui no reino não tem "plano diretor". Tem é "piano diretor".... sim, devegar, devagar quase parando, senão parando de uma veiz .......

Anônimo disse...

a molecada sem tutano faiz o que vê na televisão que apresenta filmes de gangues de bairro de nova iorque aprontando e vandalizando. nada melhor pra isso do que a odiada escola. é um modo de se 'vingar' contra as sebosas e esclerosadas que dão aula e mandam no pedaço............

ERMELININHO DE GATO disse...

HOMENS E FATOS

POLÍTICA
Ex-PGR, Antonio Fernando de Souza, defende JC Gontijo, do mensalão do DEM e dos R$ 8 milhões do Serra
11 de Set. de 2012 às 04:08
Publicado por Os Amigos do Presidente Lula
Deu na coluna Painel da Folha de São Paulo:

Mudança... Responsável pela denúncia que levou 40 acusados ao banco dos réus pelo mensalão, em 2007, o ex-procurador geral da República Antonio Fernando de Souza assumiu a defesa do empresário Celso Gontijo, apontado como uma das fontes que abasteciam o mensalão do DEM, em Brasília.
Celso Gontijo, foi gravado entregando pacotes de dinheiro no mensalão do DEM.

Nas eleições de 2010, sua mulher foi a maior doadora pessoa física do Brasil. Doou R$ 8.250.000,00 (o dobro de Eike Batista), e todo esse dinheiro foi para o PSDB nacional, abastecendo a campanha presidencial de José Serra (PSDB).

Gontijo também aparece citado em gravações como intermediário de negócios de Carlinhos Cachoeira e da empreiteira Delta.

http://www.correioprogressista.com.br/cache/139274

"Se administração que assumirá o executivo em janeiro se esforçar para que essas políticas aconteçam, em breve nenhuma diretora de escola, nem pais e mestres se sentirão ameaçados e muito menos indignados com os atos de vandalismo praticados pelos jovens, porque Antonina devolveu a eles o que lhes foi tirado há quarenta anos."

Lúdico Editor, com o texto escrito acima, ficamos sem exemplo para dar as nossas crianças e adolescentes.

J. Gê de Araujo Pires disse...


Bernardo Kucinski: “Estamos assistindo ao surgimento de um macartismo à brasileira”

Editorial de Carta Maior desta quinta-feira, 8 de novembro

O MACARTISMO À BRASILEIRA

“Estamos assistindo ao surgimento de um macartismo à brasileira. A Ação Penal 470 transformou-se em um julgamento político contra o PT. O que se acusa como crime são as mesmas práticas reputadas apenas como ilícito eleitoral quando se trata do PSDB, que desfruta de todos os atenuantes daí decorrentes. É indecoroso. São absolutamente idênticas. Só as distingue o tratamento político diferenciado do STF, que alimenta assim a espiral macartista. O mesmo viés se insinua com relação à mídia progressista. A publicidade federal quando dirigida a ela é catalogada pelo macartismo brasileiro como suspeita e ilegítima.Dá-se a isso ares de grave denúncia. Quando é destinada à mídia conservadora , trata-se como norma. O governo erra ao se render a esse ardil. Deveria, ao contrário, definir políticas explícitas de apoio e incentivo aos veículos que ampliam a pluralidade de visões da sociedade brasileira sobre ela mesma. Sufocar economicamente e segregar politicamente a imprensa alternativa é abrir espaço ao macartismo à brasileira”.

(Bernardo Kuscinski, jornalista, professor e romancista, autor do premiado ‘K’, a angustiante romaria de um pai em busca da filha nos labirintos da ditadura militar brasileira).

Anônimo disse...

Esse assunto já encheu o saco. O PT ROUBOU E ROUBA e ponto final. Não é porque TODOS os demais partidos são LADRÕES que o PT merece ABSOLVIÇÃO.
POLITICO NÃO PRESTA MESMO. METE A MÃO NO DINHEIRO DO POVO. NÃO EXISTE POLÍTICO POBRE. (ah, sim, tem político pobre, sim: lá no cemitério) - (raras exceções de honestos (pobres, não) entre os vivos....)

Anônimo disse...

Nessa estória de vandalismo nas escolas - (já, já vai ser a estação ferroviária, theatro e outros prédios públicos) - não adianta filosofar.
Deve predominar o senso prático.
SERÁ QUE POR ACASO, PORVENTURA, TALVEZ, QUIÇA, A PREFEITURA OUVIU FALAR QUE FAZ UM TEMPAÇO QUE EXISTE ALARME?????
= ALARME?????
- A PREFEITURA NÃO CONHECE ESSA RAÇA DE CACHORRO!!!
- NÃO É CACHORRO, SEU SECRETÁRIO, É APARELHO ELETRÔNICO!!!

Anônimo disse...

O principal 'plano diretor' aqui no reino é:- "quieta non movere" - exceção:- seis meses antes das eleições. Aí quem se fingiu de morto por tres anos e meio, ressuscita e toma por bandeira o lema de JK:- "cinquenta anos em cinco"....

Anônimo disse...

Alguém diga pro Cekinel que a maioridade penal aos dezoito anos está no rol dos direitos fundamentais, (cláusula constitucional pétrea) = nem a camapnha da globo consegue mudar.
...........
Taí, gente, parem de dar uma de "rede globo" aqui no reino e não reclamem mais dos 'coitadinhos' que depredam escolas... Isso de reclamar contra eles, é coisa da classe dominante....

Anônimo disse...

Petistas de plantão:- Vs. deviam ler o blog do Orley Antunes de Morretes. - Lá, tem os "elogios" que o Zé Dirceu merece.

Anônimo disse...

TEM ALGUM POLÍTICO DE "CULHOES" PRA DEFENDER A IDÉIA DE UMA FACULDADE DE MÚSICA AQUI EM ANTONINA??????????
(já vou avisando:- NÃO TEM COMISSÃO......)

jacurabbudo@blogspot.com disse...

Aqui em Antonina os vereadores que se candidatam são os conhecidos, ricos ou bons candidatos mais sem dinheiro para tocar a campanha. Os mais favorecidos são aqueles que não vão fiscalizar, debater ou muito menos criar projetos para beneficiar o povo, porém se candidatam para satisfazer o auto ego ou por status social.
O popular geralmente é engraçado ou então vivenciou um fato muito comentado na região.
E tem aqueles de caráter indiscutível, preparados e sabem realmente a função de um vereador, mas por não ter uma condição financeira para distribuir favores ou assistencialismo acaba sendo nem lembrado.
Passa as eleições os candidatos são eleitos e 90 % da câmera é formada por perfis que se enquadra nos exemplos citados o popular e o rico (Não é vai ser um péssimo vereador só por ser rico, mas pelo fato de querer se alavancar mais ainda socialmente), até quando isso vai acontecer? Sinceramente por muito tempo, pois as próprias pessoas que troca seu voto por uma esmola é uma das primeiras a precisar ou reclamar do legislativo, eu não culpo o vereador totalmente, afinal ele pagou pelo voto.

Um dos motivos que leva a essa ignorância da população em está sempre batendo na mesma tecla é não acompanhar as sessões da câmera que acontecem semanalmente, como fiscalizar se o vereador está trabalhando sem ao menos o vê-lo em ação?

É importante darmos chances a todos os tipos de vereadores e acompanharmos os mesmos durante a sua gestão e fazendo assim uma avaliação, como diz em uma frase “Errar é humano persistir no erro é reeleição”.

TLC - Treinamento de Líderes Cristãos disse...

Ao anônimo

9 de novembro de 2012 22:01

Ocasionalmente não dou pelota para para blogueiro que se acha o rei da cocada preta, dono da verdade, espectro de uma família de posses da cidade vizinha, elitista, preconceituoso, que pensa só porque fez um- nem terminou - jornalismo pensa que outros não sabem pensar e ter auto-crítica, se comparar a "estória' de 'lutas' no individual, nem se compara com as HISTÓRIAS" DE LUTAS PARA O COLETIVO do Zé Dirceu. Guardadas as devidas proporções Zé Dirceu seria o Apóstolo Paulo, quanto ao Orlei não passa de um fariseu de meia-tijela.

Anônimo disse...

Sei que a educação e dever de todos e acredito que o Blog fez a sua parte social já divulgando anteriormente o acontecido e não poderiamo esperar justiça por parte deste.Mas, voltando a questão, a escola referida é administrada pelo estado que tem como chefe do executivo o almofadinha do Beto Richa do PSDB.Pelo que andei sondando a diretora já entrou com requerimento para a casa do vigia na escola, logo neste acontecido devemos eximir a administração municipal do fato e dizer aos administradores daquela casa de educação que apesar do bom trabalho que sem dúvidas é reconhecido, o excesso de luz pode cegar.

Amigos do Jekiti disse...

Ao anônimo que deu informação sobre o blog de Morretes:Como você me recomendou fui lá e li a postagem:
Aquilo que escreveu é o retrato da ignorância. O cara é um reacionário e ainda por cima escreve coisas sem a mínima profundidade.
Faz favor, se for para me recomendar mais alguma tolice, dispenso, pois já tem o suficiente aqui.

Anônimo disse...

o crime organizado ja e uma realidade a muito tempo,eles estao cada dia mais fortes e preparados recrutando nossos jovens que vivem a beira da marginalidade,sao presas faceis de se aliciar devido a miseria e falta de oportunidades nesta sociedade materialista capitalista e de consumo selvagem,solução a longo prazo: investir em educação...

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento