"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A DEUSA CEGA



A sociedade antoninense é conservadora, sem sombra de dúvida. Esse conservadorismo provém das nossas raízes históricas: de uma elite acostumada a usufruir das benesses do poder central do Estado, de um povo rigidamente doutrinado pelo discurso do púlpito e de uma classe trabalhadora que se sujeitou ao peleguismo fisiológico de alguns líderes sindicais. 
Se hoje podemos dizer que na prática isso é coisa do passado - porque nossas elites afundaram com o fim do Matarazzo e a situação do Porto Barão de Tefé é agonizante -, não devemos desmerecê-la, porque a nossa consciência política e social ainda é de um povo colonizado.
Um exemplo bem recente é a passeata contra a PEC 37, como se os problemas antoninenses dependessem da sua aprovação ou não. Não quero dizer com isso que eu seja contra a qualquer movimento reivindicatória vindo das ruas, mas não aproveitar a oportunidade para exigir dos políticos melhorias para o município é, no mínimo, uma prova de alienação e subserviência.
A oportunidade perdida pelo movimento contra a PEC 37 talvez seja fruto desse contexto histórico e reflete o quanto o antoninense ainda vive sob o ranço do passado, quando a elite era dona do seu saber e destino. A prova disso foi a catarse provocada pelo agradecimento do poder judiciário local aos que apoiaram a derrubada do projeto, talvez pela devida falta de senso crítico de enxergarem que ao Ministério Público cabe a fiscalização da lei, abertura de denúncia e não a investigação.
A derrubada da PEC 37 criou um super poder, ao qual lhe caberá, inclusive, a investigação, convenientemente contribuindo ainda mais para que bandidos usufruam da morosidade da justiça e os vendedores de sentenças, sejam protegidos pelo forte corporativismo de classe.
Naturalmente há outros aspectos que podem ser levantados e questionados, como no caso de segredo de justiça, que poderá condenar ou inocentar conforme as prerrogativas pessoais e políticas dos que comandam a instituição judiciária.
Mas os que participaram da passeata não têm noção das conseqüencias, porque se acostumaram a olhar para o poder com subserviência, apreço e resignação. O delírio da consciência do coletivo só entra em ação quando os levam a crer que a política é nefasta, que todo político é ladrão e que estão mergulhados num mar de lama, simplesmente porque foram adestrados pelas virtudes da Deusa Cega.

Nenhum comentário:

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento