"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CIDADANIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO


Por Luiz Henrique R. da Fonseca
Hoje em dia o velho quadro e os livros deixaram de ser as ferramentas principais da sala de aula. Com a evolução da tecnologia várias ferramentas pedagógicas foram desenvolvidas com o intuito de dar maior e melhor suporte ao aluno em seu aprendizado. Os aplicativos são amplos e seguramente dão grande avanço na educação do ensino fudamental, pois permitem acesso, via internet, a uma gama de informações de maneira rápida e consistente, articulado com livros didáticos, além de auxiliar professores via aplicativo de assessoria pedagógica.
Embora este método seja um avanço ele dependerá da forma pela qual professores, alunos, equipe pedagógica e Secretaria da Educação irão se relacionar, bem como de que maneira a administração irá atuar para auxiliar os educadores na crise de autoridade que reside dentro das escolas, nas quais o conflito entre alunos e professores é freqüente. Este suporte pode vir através da investigação da realidade de cada aluno, através da análise de sua relação afetiva com a família e sua relação social dentro e fora do espaço escolar.
Essa investigação passa pelo desempenho do aluno em sala de aula, pois muito das causas da deficiência do aprendizado está diretamente ligado ao desequilíbrio da estrutura familiar, a violência urbana e ao tráfego de droga. Estas desencadenham um outro processo de violência por parte do aluno, com a depredação do espaço escolar, a violência física entre alunos e assédio moral por parte de inspetores e professores. Um dos aspectos que considero importante é a avaliação do aluno em relação ao nível de segurança da escola: se ela lhe dá todas as condições de aprendizado e de integridade física. Outro fator é o nível de satisfação do aluno em relação ao materal didático, ao conteúdo programático e a didática do professor e a sua relação social dentro do espaço escolar e sua relação afetiva com a família.
Outro aspecto é a educação em período integral, através da qual o aluno participa de várias atividades prática como artes aplicadas, industriais e plásticas, além de jogos, recreação, ginástica, teatro, música e dança, distribuídas ao longo de todo o dia. Esse estilo de escola permite que o aluno desenvolva seus potenciais - não só curriculares - através de um conceito de educação voltada para a formação do verdadeiro cidadão. Mas a um porém: o afastamento do jovem da realidade social. Esse método deve considerar que o aluno é um ser social e que ele não deve ficar enclausurado dentro do espaço escolar para não perder o contato com a realidade, inibindo-o de conhecer e se relacionar com os problemas e soluções de sua comunidade. Para se atingir este objetivo, em primeiro lugar, a rede de idéias deverá ter como impulso inicial a formalização do Colegiado da Educação, o qual será formado pelo Conselho de Educação e membros dos demais núcleos que tenham relação com a saúde física, mental e social do aluno . Em segundo lugar oferecer condições para que o aluno participe de atividades extracorriculares para a sua formação social, através do contato com a sua realidade social. Esses três parâmetros, com base no rendimento escolar, formam o caráter da rede das idéias, e esta em investigação, diagnóstico e inspiração para as propostas a serem desencadeadas pelos poderes afins do município.
As propostas acima devem seguir o rigor do método ascendente até chegarem ao Poder Executivo; este, depois de analisar e consultar o legislativo e judiciário, se for o caso, incumbir-se -á das ações pertinentes, através do método descendente, com o intuito de qualificar o ensino público, bem como oferecer ao aluno um meio de alcançar a sua cidadania.

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O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento