"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A COPA VEM AÍ... E ANTONINA?

Por Luiz Henrique Ribeiro da Fonseca

Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado e Atlético Paranaense acertaram as bases para a realização da Copa do Mundo de 2014, em Curitiba. Além das obras de adequação da Arena da Baixada outros investimentos em infraestrutura serão feitos na capital do Estado, num valor estimado de R$ 4,5 bilhões. A saída encontrada foi dada pelo Governo e Prefeitura que, em troca da adequação da Baixada, possibilitará as construtoras explorarem o potencial construtivo da região, fato este que desencadeará um boom imobiliário em Curitiba.
Além da circulação de dinheiro, por conta das obras, outra fonte de receita será o consumo dos milhares de turista que assistirão à Copa, e isso possibilitará a geração de milhares de empregos, diretos e indiretos.
Antonina fica apenas a 80 km da capital e, a meu ver, deve-se, de imediato, pensar, idealizar e planejar de que forma usufruiremos desses investimentos. Naturalmente podemos ganhar, e muito, com a realização da Copa do Mundo e para isso, devemos de imediato, realizar um planejamento estruturado para que parte do volume turístico de Curitiba possa consumir em nossa cidade. Tudo é uma questão de investimento na preparação adequada de pessoal que irá se relacionar com o turista, em urbanismo, lazer, cultura, restaurante e rede hoteleira. Segundo estudos de consultoria o retorno financeiro é de aproximadamente três vezes o valor investido, isso sem contar no desenvolvimento sustentável que Antonina usufruirá através dos anos pós-copa.

Nenhum comentário:

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento