"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

LADO B - TAIGUARA - O GÊNIO LIBERTÁRIO



inspiração: Edson "chulé" Araújo
Taiguara é considerado um dos símbolos da resistência contra à censura durante a ditadura militar. Ele foi um dos compositores mais censurados da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas. Os problemas com a censura obrigaram Taiguara a se autoexilar na Inglaterra, em meados de 1973. Em Londres, gravou o disco Let Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil. A propósito, sobre este disco, através de uma rede social, tive a humilde participação na campanha de repatriamento dessa obra-prima, liderada pela sua filha, Ymira.
Em 1975, quando retornou ao Brasil, gravou o LP Ymira, Tayra, Ypi, junto com Hermeto Pascoal e a participação de vários músicos, mas o espetáculo de lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar. Sem perspectiva, Taiguara forçou-se a outro exílio, retornando ao Brasil, em meados dos anos 80.
Na campanha de 89, levado por um amigo no comício do Brizola, tive a honra de conhecê-lo. Embora doente, ainda mantinha nas palavras um tom libertário e nos olhos a pureza de uma criança livre.

Canções Clássicas de sua autoria:

- Hoje
- Universo no teu corpo
- Piano e Viola
- Amanda
- Tributo a Jacob do Bandolin
- Viagem
- Berço de Marcela
- Teu sonho não acabou
- Geração 70
- Que as crianças cantem livres (vídeo):

"E que as crianças cantem livres sobre os muros
E ensinem sonho a quem não pode amar sem dor".

Viva Taiguara e Feliz Ano Novo!

4 comentários:

Edson Negromonte disse...

O lado B está cada vez melhor. Com essa postagem do Taiguara, matou a pau. E, por falar em pau, foi uma grande surpresa saber que o Jekiti é um reduto de gays e desocupados. Ainda bem que essa convivência, em Antonina, é pacífica. Hehehe! Parabéns por ter saído do armário! A Carta da Mãe é um primor. Abração!

PAULO R. CEQUINEL disse...

Meu velho amigo:

Precioso o registro. Das músicas relacionadas, minha favorita é Amanda, que tem veros que eu, poeta bisonho, gostaria de ter um dia escrito.
Recebam você, Lia e a piazada, abraços nossos, apertados e francos, sem reservas.
Na semana, não esqueça: temos compromisso.
Paulo, Sônia, Jean, German, Nayre, Nina e Pitoco

Anônimo disse...

Cícero diz,
Que tal colocar aquelas roupinhas que estão guardadas para o carnaval convidar a irmandade e fazer uma manifestação para o governador Richa? As bibas unidas jamais serão vencidas.

Anônimo disse...

Grande Taiguara!
Eu era muti fã desse cara.
José Luiz

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento