"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



domingo, 5 de dezembro de 2010

LINHA DE MONTAGEM, O FILME

Acabei de assistir no Canal Brasil um programa, no qual se comentou o filme-documentário Linha de Montagem, do diretor Renato Tapajó. O filme retrata o início do movimento sindical dos metalúrgicos do ABC e mostra, com detalhes, a esperança e as dificuldades dos trabalhadores, sob a violência da ditadura militar no Brasil.
Lula é a figura central do documentário, mas não por uma questão pré-estabelecida pelo roteiro e sim pelo seu poder de comunicação junto à massa trabalhadora. O filme, além de mostrar de que maneira os trabalhadores se mobilizaram durante as greves, mostra que o movimento é por melhorias salariais e não político-partidário.
A parte mais comovendo é quando o filme relata, pela longa paralisação dos trabalhadores, a maneira pela qual se organizou o Fundo Greve para auxiliar as famílias dos operários sem salários.
Portanto, o filme é imperdível e serve de base para entendermos o surgimento de uma nova alternativa de luta para os trabalhadores, bem como as bases para a criação do PT.

Nenhum comentário:

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento