"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fotografia como instrumento de ação social



Exposição Fotográfica: "FOTOGRAFIA EM TRANSE" - ANTONINA 2011
A cidade de Antonina, fortemente castigada pelas chuvas em março deste ano, recebe durante sábado, dia 25 de junho, a exposição "Fotografia em Transe". As imagens de 15 fotógrafos chamam a atenção pela destruição de casas e o impacto causado sobre a população. Mas também explora o sentimento de esperança e renovação. “Para que a tragédia da cidade não seja esquecida, decidimos fazer a diferença por meio da arte e da fotografia”, explica Nilo Biazzetto Neto, diretor da Escola Portfolio.
"Vamos fazer a diferença através da Arte e da Fotografia"A comemoração começa às 11 hrs da manhã com um almoço na Cantina Casa Verde. Porém, a festa não para por aí. À noite (20hrs) faremos uma projeção de imagens na Igreja da Matriz de Antonina, seguida de mais festa na Cantina Casa Verde!
Participam da exposição os seguintes fotógrafos: Ana Carolina dos Santos Marques, Eduardo Macarios, Francisco Santos, Gus Benke, Irene Schiller, Jeffrey Shimizu, Kris Foltran, Lucas Pontes, Melanie d'Haese, Melissa Andreata, Nilo Biazzetto Neto, Orlando Azevedo, Rodrigo Janasievicz, Sergio Vanalli.

21 comentários:

Anônimo disse...

Prefeitura, cadê as casas para os desabrigados?
Vai ficar só na conversa fiada?
(E olhe que não são casas doadas, são vendidas!!!)

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem algum PETISTA de plantão, disposto a defender a "medida provisória do sigilo'....

Anônimo disse...

safadeza, pouca vergonha esse sigilo. O PT mostrou sua verdadeira cara: CARA DE PAU

Anônimo disse...

Eduardo Bó, permita-se reproduzir as suas excelentes considerações
Jekiti, com sua licença:


01 - Por que se montam barracas de alimentação durante o Festival de Inverno?
02 – Será que os nossos estabelecimentos não conseguem atender a demanda?
03 - Por que as barracas, em sua maioria, são exploradas por comerciantes não residentes na cidade?
04 - Será que não seria melhor que as nossas festas gerassem renda para os nossos moradores?
05 - Por que a prefeitura tem que ganhar dinheiro com aluguel das barracas?
06 - Será que a comunidade antoninense não gostaria de aumentar sua receita comercializando seus produtos, durante a realização das nossas festas?
07 - O antoninense não gosta de trabalhar em barracas?
08 - O que o empresariado estabelecido, que paga impostos, ganha com a permanência dos barraqueiros?
09 - Quanto o município (não a prefeitura) ganha com a existência das barracas?
10 - As barracas geram riquezas para quem?
11- E por que não ser somente uma FESTA?

Anônimo disse...

(permita reproduzir-se) - esse é o vernáculo correto.

Amigos do Jekiti disse...

Sobre a MP do "sigilo".
Pelo que vejo você deve ter lido nesses jornalecos de merda que a MP quer evitar a transparência das licitações para copa. Sinto dizer que você está redondamente enganado e deveria se informar melhor antes de falar bobagens.
Se você leu a postagem ANATOMIA DO GOLPE, lembrará que falei sobre as licitações e a forma pela qual a corrupção é montada. A atual medida do governo, evita a formação de cartéis, pois o valor que o governo está disposto a gastar fica em sigilo, para as construtoras, até o fim das etapas do edital dos custos da obra.
As empreiteiras farão suas propostas e estas podem ficar abaixo do valor que o governo pretendia gastar com a obra. Com isso a obra pode ficar por volta de 25% menor, diferente do que é hoje, quando as empresas elevam seus valores dentro do percentual estipulado por lei.
ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE???

Amigos do Jekiti disse...

Em relação às barracas e o comércio.
Com todo o respeito, mas as perguntas não tem fudamento legal e nem moral, pela simples razão que vc não pode inibir ninguém de se estabelecer.
Acredito que qualquer morador pode montar suas barracas e obter lucro com seu trabalho e a prefeitura receber por isso para poder investir.
Outra coisa é que você não pode ter uma posição protecionista e evitar a livre concorrência, pela simples razão que o comerciante de fora não evita que o morador da cidade não tenha o mesmo direito.
Na minha opinião tem espaço para todo mundo, pois tudo é uma questão de oportunidade e de competência para se estabelecer.
A festa em si já traz benefícios para a cidade, tanto para o de fora como para o comerciante da cidade. Em suma:ninguém perde, todos ganham.

Anônimo disse...

Cândido Jekiti, até parece que as construtoras não conseguiriam saber 'o que o governo orça em sigilo'.
Cândido Jekiti, as construtoras vão fazer como sempre: 'lotear entre si as obras' e, como não tem parâmetro, botarem o preço que bem entenderem.
Cândido indefectível, a democracia não convive com o sigilo, principalmente em se tratando de gastos governamentais.

Anônimo disse...

Jekiti, a rua é espaço público, e pode, sim, haver o disciplinamento de uso que o poder público determinar, como poder de administração.
Se não fosse assim, a pretexto de se respeitar a livre iniciativa, não só aqui no reino, mas qualquer cidade poderia ser loteada por barraqueiros e o poder municipal nada poderia fazer.
No carnaval, ouvi em algum blog escrito que o que ficava aqui no reino era "o esterco dos foliões"
Acho que quem lê jornaleco é Você, os jornalecos do PT que defendem inconsequências, como, por exemplo, a invasão de barraqueiros que se vê em São Paulo e que a Prefeitura tenta de algum modo disciplinar, para que haja respeito À LIVRE INICIATIVA QUE PAGA IMPOSTOS. Esse é um dos motivos pelos quais deve ser priorizado o comércio aqui da cidade, sem se contar que a função social da prefeitura NÃO É PROMOVER FESTA, mas promover festa que redunde em benefício para o município. Não é benefício para o município o lixo e os dejetos que ficam, sendo que o que interessa, ou seja, os beneficios financeiros 'vão embora'. O Eduardo Bó ESTÁ COBERTO DE RAZÕES EM SEUS COMENTÁRIOS
Se liga, o cara, e não fale bobagens.

Anônimo disse...

Engraçado o jekiti. 'encheu o saco' na estoria dos restaurantes que os empregados tinham que ser beneficiados. agora, aqui, tá querendo que antonina promova o emprego de gente de curitiba, que os barraqueiros que aparecem pra comprar espaço são de lá.

Amigos do Jekiti disse...

Vou manter o nível, ok?
O que vc pretende é criar um protecionismo de mercado, mas para isso você precisa regulamentar de que maneira os produtos serão comercializados e não apenas fazer perguntas.
Por exemplo:
1 - Priorizar a locação dos espaços aos comerciantes locais.
2 O excedente seria destinado aos comerciantes de fora.
3 - Aumentar as taxas dos comerciantes de fora e dimunir dos comerciantes locais.
4 - Regulamentar quais os produtos que serão comercializados para que não entre em concorrência com os locais.

Essas medidas protecionistas podem trazer vantagens ao comércio local, embora crie um comodismo e falta de interesse do comerciante local de investir em produtos e serviços mais qualificados, por conta da garantia que recebe.
É preciso que fique bem claro que a prefeitura também tem seus interesses, pois ela não administra apenas os interesses dos comerciantes e sim de toda a coletividade.
Entenda uma coisa: as festas são meios para o município arrecadar e com isso investir. O que precisa é a associação comercial elaborar propostas e garantir de que o comércio local tenha estrutura para suprir toda a demanda, caso contrário a prefeitura corre o risco de não bancar.

Anônimo disse...

Jekiti, não remenda, voce viajou na maionese. aceite perder de vez em quando, não seja teimoso.

o interesse da coletividade, ou melhor, do povão, é ter EMPREGO. não é trazendo gente de fora pra faturar que isso vai ser implementado.

O interesse da prefeitura, ao cuidar da coletividade, é arrecadar dinheiro pra poder custear serviços sociais.

agora quem dá emprego aqui na cidade são os comerciantes daqui e não os de curitiba. quem paga imposto aqui são os comerciantes daqui, inclusive quanto ao fundo de participação dos municípios (federal e estadual) - (tudo igualzinho à tua 'briga' no caso dos restaurantes).

Amigos do Jekiti disse...

Menino Maluquinho, tua visão é retrograda, reacionária e equivocada. Vc é um desinformado, pois o maior empregador é o serviço público - não me venha com aquela babaquice de que "somos nós que pagamos" - e isso não quer dizer que o comércio não tenha importância empregatícia, off corse.
Já que vc é um candidato, pelo que parece, pense melhor em estruturar o turismo, passando por conselho de turismo, no qual se discutirá sua sustentabilidade, com ênfase no incentivo ao nosso pobre artesanato, de que maneira irá regulamentar a atuação do comércio (de fora e de dentro) e quem vai fiscalizar, como se definirá as responsabilidades, tantos dos promotores quanto dos que administram as áreas públicas...
Aquelas perguntas que vc colocou no comentário, estão inseridas nessas diretrizes, entendeu?
Falar de POVÃO e emprego no comércio é jogar para galera, de maneira hipócrita, com fins eleitoreiros.
Para finalizar: sobre aquelas 11 perguntas, vc como prefeito, antes d mais nada, precisa ter garantias do comércio local de que eles cumprirão sua parte no acordo, para que ninguém roa a corda e te deixe na mão, pois todos pensam no bônus, o ônus ninguém pensa.

Anônimo disse...

JEKITI, V. ficou maluco. Desde quando defender emprego pro pessoal daqui é babaquice?

E a sua arenga pelos empregados na estória dos restaurantes, (weekend) seria babaquice? Aquilo sim parece que era, pois V. indiretamente estava insinuando que se fizesse 'distribuição de lucros' pra quem não é sócio e sim empregado.
Você, antes de ter escrito, devia ter consultado seu grande, (grande mesmo) protegido, o Buga, pra ver o que Ele acha dessa estória de os empregados terem, também, a sua 'boquinha' em lucros.....

V. falou em livre iniciativa. Que conversa fiada é essa de fazer acordo com os comerciantes daqui?? Eles vão dar emprego na medida em que precisam. Isso sim é respeito à livre iniciativa.
A obrigação da prefeitura é ACIONAR-SE para dar condição às empresas daqui.... Fazer acordo?? A prefeitura não dá conta nem sequer da 'lição de casa' mais comezinha, que é manter a cidade limpa, bem iluminada, com os jardins em bom aspecto.... O desmazelo da prefeitura chegou às raias do crime ambiental pela destruição das árvores.... É assim que essa prefeitura
"quer fazer acordo com os comerciantes"?????

Jekiti, V. não anda frequentando a Antonina errada, não? Aquela do Estado de São Paulo??? (Barão de Antonina)

Anônimo disse...

Jikiti,
Quem vc pensa que é? Quando alguém em seu comentário discorda de algo que vc escreve, sempre já responde que o comentarista não entendeu o que vc quis diser. Se vc se acha, eu não acho, tão inteligente a ponto de dizer que os repórteres dos jornais de grande circulação, esses mesmos jornais ao qual se refere de "jornalecos de merda", estão falando mentiras, porque vc não arranja, pagando é claro, uma coluna para escrever esssas bobagens que escreve, defedendo os " grandões do PT"? O povo já não está tão cego, nem surdo. Está claro que tem "maracutaia" nesse sigilo. Dizer que as empreiteiras nas suas propostas podem ficar abaixo do preço, claro que podem, mas e os % que esses grandões vão levar? Tô apostando que o governo vai dizer que os valores das empreiteiras foram maiores que os estipulados e como não apareceu com menorvalor, então foram aceitos os que querem e quanto ao que vc respondeu a um anônimo que: ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE só se desenhar um pessoal dançando quadrilha.

Anônimo disse...

Aos anônimos Luiz Henrique, Fortunato Machado, Neuton Pires, Eduardo Bó, Paulo Cechinel, vão à merda!!!

PAULO R. CEQUINEL disse...

Eu, um dos "anônimos" citados pelo anônimo lamentável das 21:40, posso dizer que, do mesmo modo que os outros todos citados, iremos à merda perfeitamente identificados. Teremos lápides e todos poderão dizer que concordam ou não com o que dizemos, que somos isso ou aquilo, ou que somos assim ou assado.
Você, que pena, será enterrado na ala dos mortos não identificados, dos que não têm nome, dos que não têm coragem.

Saberemos que é sua tumba pelo fedor insuporável de merda empesteará o cemitério.

Mas não saberemos, nunca, seu nome.

Anônimo disse...

Pronto, apareceu o dono da merda. ninguém 'alivia' aqui no reino, senão pagando 'royalties' pro cekinel...

Amigos do Jekiti disse...

Onde está que eu não defendo emprego para o pessoal daqui?
O que disse sobre o protecionismo é que ele pode ser danoso à cidade.
Quantas antoninenses têm condições de montar barracas para as festas?
Pq vcs acham que a maioria das barracas são de fora?
Na festa do ano passado, 30 dias antes foi ofertado espaço de barracas para o comércio local e ninguém se interessou, obrigando os patrocinadores recorrerem para o pessoal de fora. Isto é fato!
Acho que tudo isso que andam falando por aqui sobre priorizar as barracas para os antoninenes é pura demagogia eleitoreira.
Ponham isso na cabeça. Isso só vai acontecer a partir do momento que as associaçao comercial e aestur tiverem uma cabeça única e façam um plano para o turismo, e conrarem da prefeitura que regulamente de que forma vão atuar.

Anônimo disse...

Você já foi abduzido por um ET? Não? Então deve estar experimentando o gosto amargo da rejeição. Você é diferente. Por que os aliens não haveriam de querê-lo? O que há de errado com você?

Tudo bem. Agora existe o N-AA (Não-Abduzidos Anônimos) para cuidar de pessoas como você. É uma espécie de AA, mas voltada para a cura dos efeitos psicológicos danosos de ver um disco voador e ignorá-lo completamente. Ninguém merece, né?

Esquenta não. Lá nos Não-Abduzidos Anônimos, você pode mostrar toda sua dor e receber o carinho e o apoio de seus iguais. Conte quantas noites passou no telhado, esperando por um pouco de atenção.

Conte há quantos anos espera por um olhar, um gesto, um sinal de que você pode ser o próximo comissionado da prefeitura.

Acha pouco? Pois aí vem o melhor: você poderá participar da dinâmica de grupo com dramatização para que faça a catarse dizendo a um falso ET tudo o que sempre quis ser politicamente.

Como não sair de lá leve, leve e se achando o máximo?

Se você nunca foi abduzido, azar dos ET´s. Perderam você.

Joseph Barbera/William Hanna

Anônimo disse...

O PADRE-PRISCILA é um ET
cercado de abduzidos

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento