"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



domingo, 11 de dezembro de 2011

A LAVANDERIA BANESTADO

Tenho muitos amigos e conhecidos que trabalharam no BANESTADO e alguns deles foram demitidos ou forçados a pedir o PDV por causa da privatização. Lembro do meu primo que em 2001 pegou sua demissão voluntária e viveu por muito tempo sem perspectiva. Também há os milhares de desempregados das estatais que ainda sofrem as consequencias desse neoliberalismo insano e que merecem, no mínimo, serem idenizados com a verdade dos fatos contidos no livro do jornalista Amaury Ribeiro Júnior.
Não sou radical em relação à política e muito menos sigo com rigor ideologias, pois não acredito que no mundo de hoje exista algum sistema político, social e econômico que resolva as grandes desigualdades sociais proveniente desse neoliberalismo canibal. A questão relevante não é a ideologia e sim o estrago que o capital especulativo provocou no mundo, principalmente pela ganância colonialista nos países mais pobres ou em desenvolvimento. Não é à toa que a África ainda sofre com a fome e a América Latina ainda vai levar muitas décadas para diminuir seu índice de pobreza absoluta.
Abro um parêntese para esclarecer que o liberalismo econômico surgiu na Revolução Francesa, intensificou-se com a revolução industrial e por fim, pelas mãos de Thatcher e Regan, criou-se essa idéia neoliberal de Estado mínimo. Na teoria o liberalismo francês transformou as relações econômicas, mas não soube, na prática, resolver a questão do direito à propriedade, fato este que provocou uma cisão no movimento revolucionário, dando vazão aos socialistas, conhecida como a “Conspiração dos Iguais”. Em suma, a Revolução Francesa foi a base do liberalismo econômico e do socialismo do século XX.
Voltando aos dias atuais, penso que esta mazela de vender o Estado ao capital estrangeiro, não passa de uma manobra fisiologista e delirante daqueles que ainda olham para os países mais poderosos com subserviência - isso sem contar as maracutaias criadas para lavagem de dinheiro em paraíso fiscal.
Para mim, o Estado deve ser o condutor de políticas públicas e indutor de medidas para evitar o desequilíbrio econômico e social. Um Estado desaparelhado, desestruturado, jamais poderá intervir – se necessário – em questões estratégicas, garantir uma política de trabalho e emprego, de acesso à educação e saúde e de atuar para diminuir ou acabar com a miséria. A prova maior de tudo isso está na crise de 2008, nos EUA, provocada pela especulação imobiliária e que hoje tem suas raízes na Europa, onde a recessão bate as portas da maioria dos países.
Mas voltando a nossa reles realidade - principalmente a questão das privatarias -, afirmo que o livro do jornalista Amaury Ribeiro Júnior é prova cabal de como os tucanos assaltaram os cofres públicos e de como o BANESTADO serviu como porta para a roubalheira, por onde Serra e seus comparsas enviaram as “comissões” da privataria para os vários paraísos fiscais espelhados pelo mundo.
Para não ser muito vago e dar condições para que reflitamos sobre o que prova o livro, no capítulo 7 revela como esquema BANESTADO foi traçado e descoberto pela revista IstoÉ, cuja reportagem provocou a abertura de CPMI, em 2003. A comissão conseguiu levantar um extrato em que prova que o primo de Serra, depositou 2,5 bilhões na conta da empresa Franton Interprise, operada pelo ex-caixa das campanhas de FHC e Serra, Ricardo Sérgio, que, segundo o livro, era o grande mentor do esquema.
Com base nessas e muitas outras informações a CPI do BANESTADO seguiu levantando provas e a medida que a investigação avançava a situação dos tucanos, inclusive Serra e FHC por ser o presidente, se complicava. A ansiedade pelo resultado final da CPMI aumentava, mas como a ética política é bem diferente da moral, o relator da comissão, José Mentor (PT), resolveu concluir seu relatório dando ao país uma grande pizza. Diz a lenda que a pizza da CPMI do BANESTADO é proveniente de um "acordão" e só foi aceita em nome de uma governabilidade e de uma transição tranquila.
O PT caiu no conto do vigário e a sua burrice ou ingenuidade só trouxe péssimas consequencias ao governo Lula, pois os tucanos ao perceberem que não corriam mais riscos - e também pensando nas eleições de 2006 -, retomaram a estratégia, com o apoio da velha imprensa, para desestabilizar o governo Lula.
Mas como nem tudo está pedido, pois o livro do Amaury é prova irrefutável da sacanagem, cabe ao Ministério da Justiça e da Procuradoria Geral da União fazer a sua parte. Não só indiciar os envolvidos, com base nas provas constantes no livro do jornalista Amaury, como também exigir do presidente da CPI, Paes de Barros (PSDB) e do relator José Mentor (PT) o motivo pelo qual tudo terminou numa enorme pizza.

11 comentários:

JUBA disse...

Com toda merda tucana que está vindo a tona fico perplexo com a parcimônia midiática brasileira.
Não me surpreendem os fatos, pois de ratos não se espera outra coisa. Me surpreende a apatia de grande parte da população brasileira que está mais interessada numa " Bela Estampa" do que no futuro deste País que tem sido achacado e roubado por séculos e séculos. E seus filhos e seus netos caros patrícios?
PLIM... PLIM....

PANETONE DE BAGRE SECO disse...

Algumas ilações…
1. Porque o governo está quieto com tudo isso?
2. Porque os deputados e senadores do PT(Angelo Vanhoni/André Vargas..), do PCdoB, do PDT, enfim aqueles que apoiam o governo até agora não se pronunciaram a respeito das denúncias arroladas no livro do Amaury?
3. Onde está a Sra. SENADORA Martha Suplicy?
4. Onde está o Sr. MINISTRO ALUÍZIO MERCADANTE?
5. Onde estão os outros MINISTROS E ESTADO?
6. Onde está a indignação desse pessoal?
7. Estão esperando que o Sr. plástica, botox e rímel faça esse papel?
8. É constrangedor esse silêncio!!!!
9. Será que não fazem nada por estare com o RABO BEM PRESO nisso tudo e algo mais???

Começa a me dar náuseas esse silêncio todo. Depois vêm com a maior cara de pau pedindo nossa ajuda, nosso voto, nossa participação…

Comecem a mostrar serviço!!! Queremos ação!

E Sr, Paulo Bernardo e Sra. (MINISTROS DE ESTADO) onde vocês estão???? Passando férias em Netuno???? Ministro da Casa Civil tão silencioso assim, só se for muda, alem de cega e surda.

Amigos do Jekiti disse...

Caro Panetone,
Hoje na Câmara Deputados do PT subiram à tribuna para exigir do Congresso apuração sobre as denúncias contidas no livro Privataria Tucana. Um deles discursou que aproxidamente 100 deputados já assinaram a lista para abertura de CPI.
Portanto, Panetone, a coisa está andando. Se vai acabar em pizza isso eu não posso afirmar, mas que vai feder, vai.

Bacucu com Farinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tão de bico fechado que, senão, vai ser um jogando merda no outro. BACUCU, me perdoe pelo uso da farinha:- SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO. PRA ROUBAR, EXTORQUIR, EXPOLIAR, PIRATEAR, SAQUEAR O DINHEIRO DOS IMPOSTOS SÃO TODOS IGUAIS - IGUAIS - IGUAIS.

numa coisa eu tenho saudade de nossa querida presidenta dilminha:- DO TEMPO EM QUE ELA DIZIA QUE LUGAR DE POLÍTICO É NO PAREDÃO !!!! (com poucas exceções)

EM TEMPO:- PORQUE ESTE BLOG NEM SEQUER SE LEMBRA DO PARTIDO VERDE????? OS HONESTOS DO PT FORAM PRA LÁ.......

Bacucu com Farinha disse...

Devo concordar... devo não, concordo em números, nomes e outros bichos... com o amigo Panetone...

...Luiz Henrique meu nobre, o silêncio desta turma toda está deixando muito `a vista que, relamente existe algo de podre, mais muito podre no reino da Dinamarca...

Extranho, muito extranho o silêncio... agora é a hora de matar no ninho esses bicudos... (no bom sentido é lógico)

A não ser que, o rabo de muita gente esteja bem preso... porque de bobo eu só tenho a cara...

Um abraço e parabéns pelo blog, está sensacional. Para mim The Best dos Blogs!!!

Bacucu com Farinha disse...

Amigo anônimo das 11:54

Boa... muito boa...

PANETONE DE BAGRE SECO disse...

"Nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele."

Serra esta aprendendo essa lição na pratica, e em Antonina quando irão apender?

--------------------------------------------------------------------------------

Amigos do Jekiti disse...

Neutinho,Antonina precisa acordar, o Paraná também. Um Estado e uma cidade que votam maciçamente em Serra e Afif Domingos (89) precisam deixar esse reacionarismo autofágico de lado. A política paranaense é pobre, porque não tem identidade política e cultural, haja vista os anos em que foi "colônia" de São Paulo. Nosso povo, acostumado aos pais e mães dos pobres, jamais alcançará sua cidadania plena, se não se desligar desses políticos que compram seu voto a troco de migalhas. Defendo o Lula e agora Dilma, porque eles resgataram a dignidade deste país, pois não andamos de pires na mão. O Brasil será o país do futuro e Antonina deve ir a reboque dessa máxima, desde que o povo deposite nas urnas seu voto mais consciente.
Neutinho, os blogs de Antonina têm um papel fundamental nesse intento e vc, como um dos precursores, pois está engajado nesta luta a mais tempo do que nós e deve continuar agindo como um indutor dessas mudanças. Pouco importa a ideologia dos blogueiros bagrinhos, pois o que interessa é o espaço que temos para informar e discutir os novos rumos do país e de Antonina, porque nossa cidade faz parte do contexto.
valeu, Neutinho, abraços

Bacucu com Farinha disse...

Vontade de lutar é o que não nos falta..., e como diria um grande amigo... então só nos resta ir à luta em busca de transformar o nosso sonho de ver uma Antonina politizada... em realidade.

Infelizmente a nossa sociedade paranaense... especificamente Antonina, ainda é conduzida por uma ideologia dominante de políticos contrários às regras...

...aí que vem a sua coerente argumentação Luiz Henrique... nós blogueiros temos esse papel fundamental, e precisamos sim cada vez mais alimentar a população de informações políticas...

Porque a maioria da população antoninense ainda é desconhecedoras do assunto, e geralmente são mais influenciáveis por maus políticos, que usam seus poderes de argumentações para convencê-las de coisas com as quais elas certamente não concordariam se fôssem mais bem informadas.

Um abraço.

Neutinho

APERTANDO O CERCO disse...

.Política


Juízes aprovam mudança na lei contra crime organizado




Fausto Macedo - 2/11/2011 - 09:46


Os delegados protestam, mas os juízes federais estão otimistas com o projeto que a Câmara aprovou para enfrentar o crime organizado e a lavagem de dinheiro. Gabriel Wedy, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), considera que as alterações realizadas pela Câmara na legislação tornam mais rigoroso o cerco à lavagem.

A entidade dos magistrados integra a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, do Ministério da Justiça, desde a sua criação, em 2003. Os juízes federais participam ativamente da elaboração de anteprojetos de lei e proposições que visam combater os crimes de corrupção e lavagem.

"Tivemos cinco ministros de Estado demitidos em poucos meses por graves denúncias que precisam ser apuradas urgentemente, garantido o direito de defesa, em casos que supostamente envolveram corrupção e lavagem de dinheiro", observa Wedy.

"Os juízes federais sempre defenderam uma lei funcional e que não admita a impunidade nestes crimes que sangram os cofres públicos do País em prejuízo da sociedade", disse o presidente da associação da toga.

Wedy avalia que a alteração do texto na Câmara foi um avanço. "Vamos continuar trabalhando no Senado institucionalmente para que a legislação garanta o ressarcimento de recursos objeto da lavagem aos cofres públicos, bem como permita a punição exemplar daqueles que praticarem esse crime de todo nefasto para o povo brasileiro."

Para Wedy, "é hora de deixarmos a retórica e passarmos o Brasil a limpo, o cidadão não aceita mais conviver com a corrupção e a impunidade no nosso País".

Artigos de luxo

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) observa que a tipificação de crime de lavagem vai atingir quaisquer recursos obtidos por meio de infração penal, incluindo, por exemplo, o jogo do bicho.

O texto do qual ele foi relator prevê que juntas comerciais, empresas que comercializem artigos de luxo, assessorias e consultorias ficam obrigados a manter registros e enviar informações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O deputado declarou à Agência Câmara que "o juiz poderá determinar a venda antecipada de um carro de luxo, para evitar que ele se deprecie até o final do processo". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/juizes-aprovam-mudanca-na-lei-contra-crime-organizado-1.363833

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento