"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



segunda-feira, 12 de março de 2012

FEELING E DEVANEIOS

Não, meus caros, a postagem não é sobre a canção do Morris Albert. Meu feeling é outro e está relacionado às perspectivas futuras para a cidade de Antonina. Comentei que a 101 no Paraná deve sair, mas não agora, pela simples razão do embate que há entre os donos do projeto e os ambientalistas. Claro que há exageros de ambos os lados, mas tudo será revolvido depois que o PT ganhar a eleição no Estado ou se Beto Richa souber puxar o aco da Dilma.
A lógica aristotélica que muitos fazem é o custo benefício da obra e o alarde dos fundamentalistas ambientais. Na verdade tudo é uma questão política ideológica, mas como é o PT que está na direção do bonde será ele que ditará as regras. Vejam a polêmica sobre a construção da usina de Belo Monte e seus desdobramentos político e ideológico. Lula e Dilma enxergam o Brasil totalmente diferente de FHC e seus tucanos adestrados por Tio Sam. A diferença fundamental está na aposta em políticas desenvolvimentistas para as varias regiões que ainda não sentiram a presença do Estado, como no caso da região amazônica. Belo Monte além de ajudar no desenvolvimento econômico da região, proporcionará que o Brasil, através da ampliação da sua capacidade energética, caminhe a passos largos na direção da sua modernidade.
Embora a crise do euro prejudicasse nosso crescimento em 2011, projeta para 2012 um crescimento maior que os 2,77% do ano passado. Logicamente não alcançaremos os 7% da China, mas, com certeza, será próximo de 4% este ano. Esse crescimento proporcionará maior investimento em tecnologia, em infraestrutura para atender a demanda do Pré-sal, inclusive. Naturalmente os adeptos do quando pior melhor ou como diz o Conselheiro Acácio: "Se não pode ajudar, atrapalhe", dirão que o Pré-sal se resume apenas entre a região da Bahia e São Paulo, deixando de fora a região sul e, consequentemente, nossos portos. Ledo engano, cara pálida, pois a camada do Pré-sal, segundo o que li, estende-se do norte da Bacia de Campos ao sul da Bacia de Santos e desde o Alto Vitória (Espírito Santo) até o Alto de Florianópolis (Santa Catarina), portanto, abrange a região sul.
Como afirmei acima que Dilma e Lula olham para o Brasil diferente de FHC, sou capaz de apostar que eles precisarão investir em nossa região. Não afirmo isso simplesmente por um desejo ou mero devaneio e sim pela posição estratégica dos portos do Paraná e também pelo desejo do PTampliar seu projeto de poder.
Com essa estratégia Antonina entrará na festa e será beneficiada pela construção da 101 e, como tem tradição portuária, também receberá uma gorda fatia desse bolo através da instalação de alguma empresa. Mas isso dependerá muito de como Gleise Hoffmann se sairá nas próximas eleições para o governo do Estado. Se ganhar, o PT lança seus tentáculos para o Paraná e elimina a influência tucana em nosso estado, como fará, provavelmente, em São Paulo, com Haddad.
Posto isso, só posso concluir meus delírios dizendo ao PT de Antonina: "Você estão com a faca na mão e o queijo sobre a mesa... É só saber cortar"!

3 comentários:

Henrique disse...

O nosso planeta, prezados amigos se encontra em fase de transição. Está transição irá mudar vários paradigmas. Até aqui, a civilização, o desenvolvimento situava-se no hemisfério Norte. O Brasil será cada vez mais referência na produção de alimentos e outros produtos necessários a população mundial. È muito evidente o declínio das civilizações do Norte. è necessáro que Antonina se adapte rapidamente a esta nova era.
Só uma observação ao nobre blogueiro, as jazidas de petróleo vão além, muito além. Por que será que a Argentina está demandando novamente com a Inglaterra sobre as Malvina?

Amigos do Jekiti disse...

excelente lembrança, Henrique.
grato

Anônimo disse...

"Pardal não deve nada a ninguém e levanta às 5:00 horas."


Com irrupção e sem deixar incólume,


Conselheiro Acácio disse...

"A CÂMARA DE VEREADORES DE ANTONINA NÃO TRABALHA."

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento