"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



terça-feira, 26 de junho de 2012

A VACA VOADORA

Dizem que fazer política é olhar para frente. Essa máxima nada mais é que uma justificativa de alinhar o antagonismo do passado com o oportunismo do presente, objetivando o ganho eleitoral. Não que eu seja ingênuo e ainda veja com romantismo as relações políticas, mas acredito, antes de qualquer coisa, que o que nos rege são princípios e valores, os quais estão alinhados à ética.
Mas hoje em dia essas relações foram deterioradas, devido às regras eleitorais que obrigam facções políticas de múltiplas tendências alinharem-se, objetivando a vitória nos pleitos eleitorais. Recentemente vimos o PT de Lula e o PP de Maluf e agora o PV de Antonina de Reginaldo e Neutinho com o PSDB de Munira Peluso. Em ambos os casos essas coligações foram feitas exclusivamente por puro oportunismo eleitoral, sem levarem em conta as bases ideológicas de cada partido e seus antagonismos. No caso capelista a relação ainda é mais nefasta, pois o PV há tempos vem lançando slogans de uma Antonina progressista, moderna e desenvolvimentista, orientado, supõem-se, pela sua relação com o desenvolvimento sustentável, como prega sua base ideológica. Por outro lado, o PSDB da senhora Munira Peluso já deu prova de que não tem nenhum compromisso com a política sustentável, pois quando era prefeita promulgou uma lei ambiental que “não pegou” e hoje Antonina sente os efeitos financeiros e catastróficos de sua inoperância. Digo isso e provo, porque o povo de Antonina foi acometido, em março de 2011, por uma catástrofe sem precedentes, na qual ocorreram duas mortes e muitas perdas materiais. No meu ponto de vista, se a senhora Munira tivesse preocupações com a aplicabilidade de sua lei ambiental, na certa o povo de Antonina não sofreria com as consequências das chuvas, bem como hoje estaria usufruindo das dotações orçamentárias destinadas para a proteção do nosso ecossistema.
Mas a ´relação republicana` entre o PV e PSDB não peca apenas pela contradição ideológica e sim pela postura moral de Reginaldo e Neutinho no episódio da ação que Munira Peluso impetrou contra o blogueiro Cequinel. A manifestação de apoio dos dois blogueiros a favor de Cequinel, na época me fez crer que a blogosfera antoninense estava disposta a lutar contra qualquer tentativa de cerceamento à liberdade de expressão e se unir, fora das ideologias políticas de cada uma, para que Antonina fortalecesse sua democracia. Mas infelizmente eu estava errado e sinto em constatar que tudo não passou de um ensaio para hipocrisia, para o fisiologismo político e oportunismo eleitoreiro.   
Mas o PV de Antonina não deve nem refletir sobre essas coisas, pois sua visão está além dessas prerrogativas ideológicas. O que interessa no momento é encontrar um galho sustentável onde ele possa usufruir das benesses do poder, caso Munira Peluso seja eleita. Mas como essas coligações levam em conta a desmemória do povo, na certa as lideranças do PV e do PSDB acreditam que terão tempo, até outubro de 2012, de provar ao eleitorado antoninense que um camelo pode passar pelo buraco da agulha e que uma vaca é capaz de voar.

7 comentários:

Reginaldo Gouvea disse...

Belo texto, mas venho aqui fazer uma correção, o Partido em que Munira Peluso está hoje é o (PSDB) e não o PDT. Parece-me que foi meio proposital, mas tudo bem. O que posso falar sobre Reginaldo e Neuton:
_Nunca tivemos cargos de nada em Antonina e nem é esse o nosso objetivo.
_ Muitos que nos apedrejam hoje, já passaram por várias administrações e não fizeram nada ou quase nada pela cidade.
_Estou debutando na política Capelista, nunca disputei uma eleição, o que podem falar sobre minha capacidade, sobre o meu objetivo?
_Deveriam se orgulhar de ter dois novos nomes na disputa, mas não, criticam e criticam, até quando vocês irão ficar criticando? Junte-se, participe, não se omita.
_Nossa cidade está nesta situação porque pessoas que tem capacidade de fazer alguma coisa se omite em fazer algo, porque falar, criticar é simples, jogar a culpa nos outros é fácil.
_Até quando vocês irão ficar se omitindo?
_Neuton é pré-candidato pela 2º vez, e nunca foi eleito, o que podem falar da capacidade dele?
_Quem pode julgar nós dois? Com quem você compara suas afirmações?
_Há quantos anos a gente discute a situação política de Antonina? O que mudou?
_ Pergunto ao Jekiti, onde no mundo de hoje a ideologia sobrevive? Cuba? Venezuela? Irã?
_Nossos princípios e valores não irão se alterar e nem mudar por uma coligação, isso os amigos do Jekiti podem ter certeza, isso não se compra, isso não se vende, vem de berço.
_Parece que queriam que a gente fosse para batalha de peito aberto, os corajosos de Antonina, iríamos nos abraçar eu e Neuton na primeira esquina da cidade vendo as gargalhadas dos amigos omissos que só criticam, ..."lá vai os esverdeados, coitados...sozinhos pela causa ideológica, pobre rapazes...”.
_O que é hipocrisia nesse caso?
_Será que queriam que nós ficássemos esbravejando, querendo mudança, postando, postando...criticando berrando, se sacolejando, socando o computador, quebrando o computador.
_ Amigos gostamos do nosso Cequinel, não entramos no mérito, cada um responde por suas atitudes, estamos respondendo pela nossa.
_Como diz Neuton, "não meçam a gente por suas réguas”.
_Acredito e penso que se a gente coligasse com JESUS CRISTO teria alguém falando contra sobre a nossa atitude, por isso Jekiti antes de contextualizar um pensamento, analise todas as situações, não nos julgue ainda, não somos absolutamente nada, apenas 2 solitários em uma busca incessante de um sonho que ainda irá se tornar realidade, parece utopia mas vai se concretizar. Depois você julgue se fomos certos ou errados.
Grande abraço.
Reginaldo Gouvea
Presidente do Partido de Antonina.

Amigos do Jekiti disse...

Reginaldo,
Não é uma questão de julgamento e sim de posicionamento e perspectiva. Se vocês acham que com Munira vão poder transformar Antonina numa cidade economica e socialmente desenvolvida e ainda terão independência para atuar dentro das suas convicções políticas, então sou um ingênuo.
Embora meu ceticismo em relação a essa senhora tenha por base a sua má administração, torço estar errado a partir e janeiro de 2013.
abraço.

Unknown disse...

È, tucano com verde, o que pode dar?
Aposto que o verde vai virar carteiro. Pelo menos nas cores.
Capela...Capela... até quando?

Amigos do Jekiti disse...

Tem razão, Henrique.
Mônica agora é tucana. Perfeita prefeita para o antoninense que adora viver o bastante da sobrevivência.
Capela, Capela, até quando?

Unknown disse...

Deve ser gozação, depois da decisão da libertadores volta tudo ao normal.
Muitos estão se fantasiando de carteiro por não gostarem do corintians.

Unknown disse...

ANTONINA SEMPRE DO CONTRA?

PESQUISA IBOPE/ CNI:


A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff aumentou novamente, de acordo com pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao Ibope, divulgada nesta sexta-feira (29). O índice de pessoas que consideram a gestão "ótima ou boa" subiu de 56%, em março, para 59% em junho. É o maior percentual registrado desde o início do governo.

Unknown disse...

IMPERDÍVEL:


http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2012/06/30/jornalista-desmoraliza-catao-dos-pinhais/#comment-823987

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento