"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

OS REPLICANTES

Vejo nas redes sociais uma divisão entre os que se preocupam com a saúde de Genoíno e aqueles que não admitem que ele seja tratado com dignidade e respeito, por conta da condenação pelo STF. Logicamente para quem não tem o devido senso crítico, basta comparar a situação privilegiada do réu na sociedade com a maioria daqueles que mínguam em hospitais públicos. Essa comparação, tempos atrás, foi feita quando Lula adoeceu e foi alvo de uma onda de indignação que o desafiava a fazer o tratamento do seu câncer pelo SUS, como ocorre com a maioria dos brasileiros pobres nas mesmas condições.
Em seu aspecto mais radical seria a mesma coisa que aceitássemos, indiscriminadamente, o pior sistema de saúde para todos. Logicamente isso é uma questão abstrata, porque essas pessoas que desejam tal proposição ao Genoíno são as mesmas que criticam as políticas sociais do governo para os pobres e não sabem – ou não respeitam – que o pior dos bandidos, enquanto, preso, fica sob a tutela do Estado. Na verdade o que há nessas pessoas é um distanciamento das verdadeiras razões dos problemas que enfrentamos, por conta de uma ideologia imposta pelas elites desde os tempos em que nada era discutido.
Se analisarmos a fundo essa questão chegaremos à conclusão que somos traídos por nossa memória e que escândalos nesse país são recorrentes desde os tempos do nosso descobrimento. Sendo mais específico, posso lembrá-los da privataria tucana, do mensalão mineiro e recentemente do metrô de São Paulo, todos ligados ao PSDB e que não sofrem nenhum tipo de indignação por aqueles que atacam os “mensaleiros” do PT.
Parece-me o que está em jogo não é a questão moral dos atos em si e sim o estigma forjado pelas nossas raízes históricas, representadas pela grande mídia, pela magistratura e por boa parte das classes conservadoras. Assim, quando falamos em direitos humanos, em políticas públicas voltadas aos pobres e, no caso, na saúde de Genoíno, somos impedidos pelo status quo de avançarmos como sociedade, porque nos acostumamos com a regulamentação da elite que sempre nos disse o que pensar e como (não) agir.
Talvez alguém possa me questionar que eu também esteja regulamentado pela visão intelectual daqueles que defendem a inocência dos “mensaleiros” e não esteja enxergando as coisas devido às limitações impostas pela minha ideologia. Talvez tudo seja frágil e utópico, mas há uma diferença fundamental entre os antagonismos, segundo as quais me obriga a não seguir a regra que a maioria se submete, simplesmente porque eu ainda consigo entender a subjacente mensagem do “não pense, não politize, apenas aceite”, como acontece com muitas pessoas que postam apocrifamente linchamentos de ptistas nas redes sociais, sem o devido senso crítico e/ou levado pelo ódio de classe.
A minha percepção sobre essa visão de elevado cunho revanchista não me impede de enxergar que o pragmatismo do PT levou o partido a se aliar a Sarney, Maluf e Renan Calheiros. Embora aceite o argumento da estratégia republicana para conseguir o poder, não posso deixar de criticá-lo pela quebra dos seus paradigmas quando recorreu às mesmas armas utilizadas pelos tucanos mineiros no episódio do “caixa dois”.
O misto de ingenuidade e pragmatismo foi o mote que as elites precisavam para tentar o golpe, tanto é que o sucesso do governo ptista nas áreas econômicas e sociais ainda é insuficiente para garantir o pleito de 2014. O principal motivo está na subestimação dos ptistas pelo contexto de nossas raízes históricas, através das quais podemos entender os motivos pelos quais ocorreram massacres de minorias, golpes e insurreições contra aqueles que ousaram questionar e lutar contra os interesses das elites predadoras desse país.
Mas o meu interesse principal é tentar trazer a luz dos fatos minha defesa incondicional a Genoíno, porque acompanhei sua trajetória de luta por liberdade e democracia e que sua vida humilde, aliada as opiniões dos maiores juristas desse país, leva-me a crer em sua inocência, como nos demais, principalmente por conhecer o contexto golpista das nossas elites.
No entanto, mesmo tendo críticas e senões ao modelo adotado pelo PT, não posso deixar de reconhecer os enormes avanços na área social e econômica dos seus dois governos e, de forma consciente, defendê-los, sem a alienação que domina e regula o pensamento daqueles que se alimentam do ódio e que destilam sua ira pelas redes sociais, como “replicantes” forjados por uma sociedade dominada por blade runners.

6 comentários:

Vanda disse...

Estou contemplada em sua análise.

Anônimo disse...

aposentadoria integral p deputados é imoral ,amoral, vergonhoso...o maluf e seu filho qdo foram presos tbm apareceram com cara de fome e debilitados na tv vcs se lembram ???olha o maluf agora... esta muito bem de saude p a idade que tem quase 80 anos ...o povo tem memoria ...

Anônimo disse...

Jornal GGN – Um estudo realizado por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, no Canadá, afirma que pessoas com opiniões políticas de esquerda tendem a ser mais inteligentes do que aquelas com visões de mundo de direita. A pesquisa, que inclui dados coletados por mais de 50 anos, também aponta que crianças com menores índices de inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicos na idade adulta.

O trabalho de pesquisa ouviu mais de 15 mil pessoas, comparando o nível de inteligência na infância com seus pensamentos políticos como adultos. Os dados analisados são do Reino Unido, entre os anos de 1958 e 1970. Para realizar o estudo, os pesquisadores mediram a inteligência de crianças com idade entre dez e 11 anos e voltaram a analisar suas posições políticas aos 33 anos de idade.

“As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e a ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitam em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso lhe dá um um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.

Preconceito burro

A equipe concluiu, então, que menores níveis de inteligência estão relacionados a pensamentos de direita, porque esses os fazem se sentir mais seguros no poder – o que pode se relacionar com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico. Além disso, ao analisar dados de um estudo de 1986, nos Estados Unidos, sobre o preconceito contra homossexuais, os pesquisadores descobriram que pessoas com baixa inteligência detectada na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e à homofobia.

“As ideologias conservadoras representam um elo crítico por meio do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem “, acrescentou. “No entanto, é claro que nem todas as pessoas pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa.

Anônimo disse...

Assessor de Beto Richa é pego operando rede de boataria contra Gleisi
A batata do governador Beto Richa (PSDB-PR) está assando com o desbaratamento de uma central de boataria instalada dentro do governo paranaense para fazer campanha negativa contra a ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR). Os dois devem se enfrentar nas urnas em 2014 na disputa do governo do Paraná.

O esquema tucano era tão profissional que além de montar perfis falsos nas redes sociais para espalhar boatos e mentiras anonimamente, ainda pagava anúncios patrocinados no facebook para ampliar o alcance da difamação de Gleisi com as mentiras e baixarias.

A quebra de sigilo pela Justiça Eleitoral do perfil falso “Gleisi não” no Facebook encontrou uma bomba: o responsável era José Gilberto Maciel, que ocupa cargo público no governo de Richa, na Agência Estadual de Notícias do Paraná. É cargo nomeado por indicação política, sem concurso.

O fato pode configurar uso da máquina pública para o cometimento de crime eleitoral, campanha negativa antecipada, além de calúnia e difamação. A depender do que vier a ser descoberto na sequência da investigação pode complicar bastante a situação do governador tucano.

A ministra emitiu a seguinte nota à imprensa:

Considero lamentável e preocupante a informação de que um funcionário comissionado do Governo do Estado do Paraná tenha criado um perfil falso e anônimo na internet com o único objetivo de me insultar e caluniar.

Mais grave ainda, o falso perfil operava na modalidade patrocinada nas redes sociais, ou seja, era pago pelo funcionário responsável, José Gilberto Maciel, servidor comissionado da Agência de Notícias do governo do estado do Paraná, para amplificar a exposição de suas mentiras.

Uma das grandes infâmias do perfil anônimo foi a tentativa de me indispor com as APAES, instituição da qual sou aliada histórica. Este conjunto de ações me levou a recorrer à Justiça que concordou com nossos argumentos e determinou a quebra do sigilo do site.

Foi por meio desta quebra de sigilo, mediante ordem judicial, que se descobriu a identidade por trás do perfil anônimo. Na sentença, o juiz reconheceu que a página na internet violava meus direitos “com referências grosseiras” e determinou a divulgação do nome do caluniador, bem como a exclusão do perfil da internet.

Assim, acredito que agora cabe ao chefe do poder executivo estadual, ao governador, esclarecer explicar as atividades de seu servidor quando, em seu horário de trabalho, me atacava e difamava por meio de um falso perfil, bem como a origem dos recursos utilizados para o pagamento das faturas que espalharam mentiras pelas redes sociais.

Como já disse mais de uma vez, até entre adversários tem de haver limit

Anônimo disse...

Não veja na Globo.


http://contextolivre.blogspot.com.br/2013/11/farinhaco-na-almg-caso-do-helipoptero.html

Anônimo disse...

16/12/2013 - 03h00

Em crise, governo do Paraná atrasa obras e pagamentos

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA - FOLHA.COM

Sem dinheiro para pagar funcionários e fornecedores, o governo Beto Richa (PSDB), no Paraná, tem atrasado há pelo menos quatro meses pagamentos referentes a dezenas de obras e serviços.

Construções de rodovias pararam ou desaceleraram. Veículos policiais esperam conserto em oficinas. Não há aumentos para servidores desde setembro. E até obras da Copa foram afetadas.

Empresas contratadas pelo governo dizem que acumularam dívidas pela falta de pagamento.

"Tem empresa em extrema dificuldade, que está se financiando para não deixar de pagar salários e fornecedores", diz Evaldo Kosters, diretor do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos).

A situação, considerada um "sufoco" pelo próprio governo, é explorada pela oposição. O PT, que deve lançar a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) como candidata ao governo em 2014, acusa Beto Richa de má gestão.

O ex-governador e senador Roberto Requião (PMDB), outro possível candidato, gravou vídeo em frente a obras paradas e afirma que Richa "não começou a governar".

REAÇÃO

A gestão tenta reagir. Com nova secretária desde outubro, a Fazenda fechou o cofre para reavaliar prioridades.

A dívida é de R$ 700 milhões. O orçamento anual, de R$ 29 bilhões. Ou seja, o Estado deve cerca de 30% das despesas mensais.

Com metas estipuladas na campanha de 2010, o governo teme não conseguir cumprir o que prometeu.

O Estado teve alta de 17% na receita neste ano, mas gastou no mesmo ritmo. Desde 2012, com a contratação de policiais e novos reajustes a professores, o Paraná atingiu o limite de gastos com pessoal fixado por lei.

E a receita de transferências federais cresceu menos que o esperado -apenas 5%.

Além disso, empréstimos internacionais aprovados em órgãos como Banco Mundial não foram liberados pelo Tesouro, diante do estouro de gastos com o funcionalismo.

Mesmo sem o dinheiro garantido, o governo começou as obras a serem financiadas pelos empréstimos.

"Todo mundo foi gastando e gastando", diz a secretária da Fazenda, Jozélia Nogueira. "Pensavam: amanhã sairá o empréstimo. Não saiu."

A situação, agora, é de aperto total, ainda que os empréstimos sejam esperados para breve -o Tesouro deve autorizar as operações.

O salário do funcionalismo, promete o governo, está confirmado. As dívidas com fornecedores devem ser quitadas até março. Mas espaço para "respirar", diz a Fazenda, só em 2015.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento