"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EX-SUPERINTENDENTE DA APPA É PRESO ACUSADO DE DESVIO DE CARGA

copiado do site Correio do Litoral
A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (19) o ex-superintendente da Appa, Daniel Lucio de Oliveira. Em operação contra fraudes e desvios de cargas também voi vistoriado o apartamento de Eduardo Requião, irmão do senador Roberto Requião e também ex-superintendente
Os nomes dos presos e demais envolvidos devem ser revelados nesta tarde, durante entrevista na sede da da PF em Paranaguá.
Operação conjunta com a Receita Federal, e Ministério Público Federal apelidada de “Dallas” foi desencadeada para desmantelar quadrilha responsável pelo desvio de cargas e fraudes em licitações para a retirada de resíduos do porto. Segundo a PF, os desvios possam chegar a 10 mil toneladas e R$ 8,3 milhões.
Foram emitidos 34 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão em Paranaguá, Curitiba, Araucária, Londrina, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.
Participam da Operação 33 auditores fiscais da Receita Federal e 200 servidores da Polícia Federal. As apreensões ocorrem em empresas, terminais portuários, residências de investigados e na sede da Appa (Administração dos Portos e Paranaguá e Antonina). Até às 9h, oito dos dez mandatos de prisão já haviam sido executados.
As investigações tiveram início há dois anos após denúncias e reclamações de exportadores acerca de faltas de cargas nos embarques em navios graneleiros.
Segundo a PF, o grupo investigado, proprietário de um terminal de embarque no porto e de empresas comerciais exportadoras, estaria apropriando-se indevidamente da chamada “retenção técnica”, ou seja, um percentual a mais enviado pelos exportadores para cobrir “quebras” normais de operações de armazenagem e embarque de granéis.
Ao fim dos embarques, informavam aos exportadores não ter havido sobra alguma da retenção e a comercializavam ilegalmente no mercado interno através de suas empresas.
Sob o comando desses empresários, funcionários do terminal utilizariam-se de desvios após as balanças de exportação chamados de “dumpers” (bifurcadores) para registrarem os pesos de embarque e, após, fazerem a carga retornar ao armazém para a revenderem ilegalmente através de empresas de sua propriedade.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, apropriação indébita, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas informatizados, descaminho e formação de quadrilha.
Os presos estão sendo encaminhados à sede regional da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em Curitiba.
Vejam também no portal RPC
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1088229&tit=Ex-superintendente-do-Porto-de-Paranagua-e-um-dos-presos-em-acao-contra-desvio-de-cargas

4 comentários:

Anônimo disse...

Fato tão importente para os "trabalhadores" portuários de Antonina e nenhum comentário nessa materia. Onde esta o vereador que prega a municipalização do porto Barão de Teffé, o edil Márcio. O pessoal da "boquinha" como o Masca.
O diretor do Porto Barão de Teffé é uma Rainha da Inglaterra, que o diga Wilson Clio de Almeida que ficou lá no governo da Munira por oito anos. Mas sempre surge alguém que em poucas palavras diz tudo, leia esse comentário de hoje no blog do Zé Beto:

2 Comentários para “A parte do Dudu”
Benedito do C.S.I. do Tanguá. Diz:

23 jan 2011 - 12:51
Quando o Porto Barão de Teffé de Antonina tinha autonomia administrativa e financeira esse fatos não ocorriam, pois toda e qualquer licitação de prestação de serviços, compras…teriam que serem assinadas pelo Diretor do porto de Antonina e o seu financeiro. O APPA nesse época funcionava e o porto de Antonina também, era um modelo administrativo de controle, ou seja, um cuidando do rabo do outro. Hoje eu nem sei porque continua APPA – Administração do Porto de Paranaguá e Antonina – teria que mudar para APP, em toda essa roubalheira a cidade de Antonina que nada tem haver com as falcatruas esta suja em toda o Brasil como uma terra de negociatas, Antonina nessa situação de porto jamais teve “bônus” da APPA, só teve até agora o “ônus” de estar na sigla da APPA.

alderijo bonache Diz:

23 jan 2011 - 13:42
Fica claro e cristalino, o Porto de Paranaguá estava nas mãos de uma quadrilha de fazer inveja ao Alí Babá e os 40 Ladrões! Prisão e confisco dos bens destes vagabundos!

Amigos do Jekiti disse...

Grande comentário!
Não foi a toa que postei tempos atrás a soberania do porto de antonina.

Anônimo disse...

Artur Miranda Ramos e Luiz Augusto Leão de Fonseca, era uma ótima dobradinha que fazia funcionar a APPA, tanto lá como aqui. O desmonte de Antonina começou quando mandaram para cá como diretora uma tal de Maria Tereza e depois foi Joubert, dai sim a nossa viola virou em caco.

João Trapiche.

Amigos do Jekiti disse...

O grande problema, como já foi muito discutido, está na política do cabide de emprego. O Porto não pode depender desses oportunistas que ficam lá por muitos anos ganham um bom salário, sem que tenham conhecimento administrativo e técnico que o cargo exige. O Porto precisa de uma política nacional, única, que atenda as suas necessidades de investimento. Lula, nesses oitos anos colocou sindicalistas para dirigir estatais, como no caso da petrobras. Os resultados, de uma modo geral, foram excelentes. O Porto deve ser tratado da mesma maneira, isto é, ficar nas mãos dos trabalhadores, de pessoas conheçam os meandros da administração. Por essa e por outras razões é que sou a favor da nacionalização.Assim deve ser!

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento