"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



terça-feira, 5 de julho de 2011

NÃO SOU FILHO DE EMPREITEIRO



Por: Fortunato Machado Filho

No tempo da velha república, havia um paladino da liberdade e transparência na administração pública, que lutava com brio e garra, contra a **oligarquia que, há muito, manipulava o poder; era Rui Barbosa, esse Paladino. Com efeito, a história de Rui é, quase que, a história de sua luta contra a banda podre da República. Tribuno de notável qualidade, empolgava ele, a sociedade de então, e o próprio Parlamento, com seu espírito cívico, vontade soberana, aliada a luta pelo predomínio da Política, como a arte de bem governar e, assim, a busca, permanente, do bem maior da comunidade, qual seja, a felicidade do povo.
Rui foi-se, em 1923, sem ver o seu grande objetivo; anseio maior da nação: a democracia, triunfar sobre a oligarquia dominante. Embora tenha se notabilizado pelo seu brilhantismo, competência, na luta pela consolidação dessa democracia nascente, conseguindo a instalação da primeira constituinte e o subseqüente fim da ditadura republicana, ainda que insustentável, suscetível de outro golpe, golpe esse, desencadeado por Floriano Peixoto, vice do Presidente Teodoro da Fonseca, cujo primeiro ato foi o de banir a nova constituição, o que levaria Rui ao exílio, pelo seu gesto corajoso em defesa da ordem constituída; ordem essa, que, nem a Suprema Corte da República, ousara assegurar.
Banido da vida política brasileira, pelo arbítrio, todavia, mesmo o exílio, lhe renderia loas, loas, pela sua audácia, altivez, como partícipe na conferencia da Liga das Nações , onde conquistou o laurel de “Águia de Haia”, maior honraria que um representante, embora expatriado, poderia obter, no conserto das nações civilizadas. Entretanto, não conseguira ele, no alvorecer do novo século, subjugar a oligarquia, herança macabra das cortes palacianas.
Aturdido, agora, pelo espetáculo pseudo-quixotesco do presidente do Senado federal, sendo contra a RDC; cabe-me, primeiro dissertar – o poder, no sistema democrático, emana do povo e deve ser exercido em seu nome – para depois questionar: teria você, sociedade eleitora, concedido, a eles, representantes contratados pelo seu voto, direitos, também, para exercitarem, em seu nome, a maquiavélica arte de surrupiar os tributos que, mesmo com dificuldades mil, paga aos cofres públicos?
Paira no ar a dúvida: seria intriga da oposição ou prevaricação? Ora, intriga não levaria a uma comissão de ética multipartidária. Entrementes, a própria CPI das empreiteiras, no passado, deu a prova cabal, pois, ela constatou que 40% dos recursos da União vêm sendo abocanhados pelo superfaturamento, nas licitações públicas fraudulentas, que, manipuladas, vão alimentar os bolsos dos corruptos, na forma de caixas dois, campanhas milionárias, e,até, paraísos fiscais.
Reverter esse quadro nababesco constitui imperativo. A ***RDC(Regime Diferenciado de Contratações) é imperativo aliado a todo eleitor dotado de consciência cívica, pois esses recursos, tomando como base o orçamento federal deste ano, são superiores a duzentos bilhões de reais, os quais aplicados, na forma da lei, fiscalizados pela sociedade, solucionariam, paulatinamente, os problemas da educação qualidade, saúde, segurança, estradas; possibilitando, ainda, a constituição de um fundo bilionário destinado a financiar, a custos módicos, a mini, pequena e média empresa, e, inclusive todo aquele trabalhador empenhado em ser proprietário de si mesmo, natural que, supervisionado por organismos competentes. Investimentos tamanhos, alavancariam, ao longo dos anos, o pleno emprego, possibilitando a integração de milhões de brasileiros, deserdados da sorte, na vida política, econômica e social da sociedade brasileira; todavia, ensinando-os a pescar, financiando a vara de pegar o peixe, e não, dando-lhes, simplesmente, o pescado.
**Governo de poucas pessoas. Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria.
****Objetivos do RDC:
Dar mais eficiência às contratações públicas
Promover melhor relação custo-benefício para o Estado
Incentivar a inovação tecnológica
Mas por que um Regime Diferenciado de Contratação para esses eventos?
A Copa e as Olimpíadas são eventos que atraem os olhos de todo o mundo para o país, aumentando investimentos estrangeiros e o reconhecimento político global.
O Modelo de contratação proposto é mais rigoroso na fiscalização dos gastos governamentais e garante melhoria na qualidade dos serviços contratados.
A inversão de fases e a utilização de meios eletrônicos de contratação permitem que qualquer interessado participe da concorrência, ampliando a competitividade em busca de economia e busca de melhor qualidade no serviço contratado.
O processo de contratação integrada obriga a empresa a entregar as obras em plenas condições de funcionamento, o que evita sucessivos aditivos que causam atrasos e encarecem os serviços. Esse modelo também favorece a inovação tecnológica por parte das empresas, que buscarão o meio mais eficiente para a prestação dos serviços no limite orçamentário contratado previamente.
O RDC introduz a possibilidade de remuneração variável para a contratação de serviços. Com a possibilidade de receber um bônus, a empresa contratada terá incentivos para entregar serviços de qualidade superior, ao mesmo tempo em que poderá ter sua remuneração descontada caso o resultado não seja satisfatório.
A proibição da divulgação antecipada do orçamento que o Governo pretende pagar pelo serviço incentiva que as empresas ofereçam preços menores e evitando acordos entre as empresas concorrentes para manter preços mais altos.
A padronização de minutas de contratos permitirá que seja utilizada uma minuta padrão para contratações, acelerando o processo hoje demorado e ineficiente.
A experiência do RDC permitirá revermos futuramente os meios de contratação do setor público na busca por maior eficiência e qualidade.

17 comentários:

Anônimo disse...

"Mirabilis veritas veritatum."
Descobriram a chave filosofal.
A partir daí, ninguém mais rouba nenhum tostão em licitação de obras.
Vs. são "postores pregando a boa nova em porta de lupanário"

Anônimo disse...

Sim Claro diz...

Depois de 4 anos da Copa ser anunciada para o Brasil essa corja inventa essa istória de rdc para "acelerar" as obras. Fortuna ,me ajuda aí pô.Politicada safada.Tu não é filho de empreitero mas tá querendo ser.kkkk

Anônimo disse...

17;52 - pastores em porta de lupanário?

por acaso lupanário seria sinônimo de prefeitura??

Anônimo disse...

quem aprovou a nova lei que beneficia os criminosos ? será que estou ficando louco e ouvindo demais ? ladrão pé de chinelo tem dinheiro p pagar fiança e responder pelo crime em liberdade ? vai pagar com o dinheiro que roubou ? ou qdo solto vai roubar p pagar o que deve ? assisti na rede tv canal 13...será ?? sergio ctba

Anônimo disse...

Sérgio, o Jekiti tá preparando a defesa dessa 'modernidade' da lei petista....

Anônimo disse...

Quem não quer ser filho do ministro dos transportes? Quem é filho do Eliezer Batista, do Mendonça de Barros, do ACM, do Maluf e outros menos votados. Deveríamos era fazer uma pesquisa pra saber o que esses meninos comeram na infância para sairem assim tão competentes e colocar na cesta básica e na merenda escolar de Antonina. RDC "nelles"!!!!!!!

Anônimo disse...

Falou em "lupanar" é o que a tucunalhada de Antonina gosta, "elles" não gostam de RDC, "elles" gostam é de ter facilidade para enfiar a mão no jarro do erário, como no exemplo abaixo:

A explosão de bueiros no Rio de Janeiro, nas instalações da concessionária de eletricidade Light, tem um responsável político direto: Aécio Neves (PSDB/MG).

Vamos entender o caso:

1996, Maio - José Serra (PSDB/SP) privatizou a Light quando conduziu o programa neoliberal de privatização no governo FHC, como ministro do planejamento, alegando que a mão invisível do mercado é que tinha dinheiro para investir.

1996 a 2009 - A Light privatizada não investiu como Serra alegava que faria. Sofreu todo tipo de especulação financeira, trocou de mãos algumas vezes depois de privatizada, demitiu técnicos e terceirizou serviços com mão-de-obra barata e menos qualificada; e deixou de investir na manutenção da rede e na troca de equipamentos antigos, com "prazo de validade" vencido, que estão explodindo em série.

2009, Dezembro - Aécio Neves (PSDB/MG), quando era governador de Minas, recomprou o controle da Light (que pertencia à Andrade Gutierrez, entre outros acionistas privados), através da CEMIG. Agora ele é o responsável político direto pela lerdeza da empresa em fazer manutenção e troca de equipamentos vencidos, que colocam a vida da população em risco.

Conclusão: Os acionistas privados deixaram parte da rede da Light "apodrecer", tirando o máximo de lucros da empresa, sem gastar o necessário em manutenção. Venderam a empresa "bichada" pelo preço de nova ao então governador Aécio Neves, passando a sucata para a conta do estado (através da CEMIG) pagar o conserto caro que terá que fazer, e que não foi feito em mais de uma década privatizada.

Esse é o choque de gestão demo-tucano. Privatizam os lucros para os magnatas amigos e financiadores de campanha dos tucanos e socializam os prejuízos para o povão pagar a conta.

Márcia disse...

Corrupção sempre existiu e existirá. Ladrão é ladrão em qualquer área onde atue. Por mais que eu me empenhe em colocar ferrolhos em minha casa, sempre haverá uma forma de adentrarem nela, até porque isto vai me despreocupar e os miliantes irão ter mais tempo de estudar o melhor momento para cometer o ato. E depois de toda essa espera, não subtrairão apenas um aparelho de TV ou coisa assim, mas levarão o que puderem. O que equivale dizer, que não será um ladrãzinho qualquer, mas sempre uma quadrilha bem estruturada. Analogicamente acho que, quanto mais burocrático e demorado for o processo licitatório, mais fácil de se entrar nele pela porta dos fundos e levar o que for possível e quem fará isso não será um funcionário público e/ou o presidente da comissão, ou coisa assim, mas os peixes grandes e sabem que a maior parte desse dinheiro vai para promover campanhas eleitorais (compra de votos), para nunca saírem do poder! Por isso, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come..." Está claro que povo consciente e pensante é um estorvo, povo educado é desnecessário, povo capaz de se sustentar, sem auxílio deste mesmo governo, é povo dominado! Assim, manipulável!

pedroso disse...

Jekiti, o teu blog tá bombando. Os anônimos, preocupados com a "audiência" estão invadindo o pedaço e polarizando o debate. Pena que são todos "especialistas" em coisa nenhuma. Vamos avisar a urubóloga da Miriam Leitão que ela tem concorrentes à altura por aqui. Quem sabe até o William Wack se anima e vem de mediador dos debates. E, dá-lhe Dilma.,.

Anônimo disse...

Coitado ! dessas pessoas que acreditam ser mais inteligentes e engraçadas nos seus comentarios ...Horácio ctba

Anônimo disse...

esse coitado está se comparando a miriam e ao Willian ? vai estudar bagrinho...vc anda comendo muito bacucu com banana ...

Anônimo disse...

Ao anônimo das 20:31.
O que o Pedroso quis dizer que a urubologa da Mirian e o drácula do Waack, seriam os mediadores desse debate entre os que são a favor da RDC e as raposas que cartelizam o galinheiro para só eles comerem as galinhas.
Mirian passou o ano inteiro falando em crise, em inflação e outras ´catástrofes do governo Dilma e nada aconteceu. Wack, noticia tudo isso e se junta na globo news com um monte de sabichões que só elogiam o capitalismo falido dos EUA.

Anônimo disse...

vc tbm é um "especialista em coisa nenhuma" como ele se referiu aos anonimos ?

Amigos do Jekiti disse...

Entenda uma coisa: o que escrevo aqui são minhas ideias e opiniões. Não me preocupo com verdades, pois elas, de um modo geral, não são absolutas.
Tenho convicções e poço mudá-las, dependendo das experiências pelas quais passarei, porém, jamais me escondendo!

Anônimo disse...

o meu cutucao foi p o anonimo das 21;57...que defendeu o pedroso...e posso...te corrigir (poço)

Amigos do Jekiti disse...

pode me corrigir, sim. às vezes a gente "pença" uma coisa e sai do contexto...hahaha!
valeu!

Anônimo disse...

Ele quis dizer "poço" bem fundo em que este país está encrencado. Agora mudar o poço, jamis!

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento