"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

REDENÇÃO

Canduca foi um administrador de contrates e um político de poucas virtudes. Embora não encare as duas situações como pejorativas, por não considerá-lo um estrategista, não posso deixar de reconhecer que ele administrou Antonina conforme sua visão pessoal. Digo isso porque Canduca não é um político profissional e por não sê-lo, ao tentar fazer seu jogo político - ora como um leão ora como um cordeiro -, pagou um preço alto demais por sua hesitação, ou seja, ficou dividido entre apenas cumprir seu mandato e seguir para a segunda administração. Pecou também pela dualidade de delegar competência e não acompanhar de perto o que sua equipe fazia.
Mas o grande desafio de Canduca foi a chuva de março do ano passado, quando ele sofreu pelo oportunismo dos seus adversários que se aproveitaram do inusitado para levar sua administração a um alto índice de rejeição. Embora tenha havido contra Canduca um ação oportunsta dos seus adversários, não posso deixar de citar que sua falha foi em não montar um ´gabinete da crise`, através do qual ele poderia gerir melhor toda a catástrofe. 
Ao fazer uma análise superficial sobre Canduca, suponho que ele não foi um mau administrador e talvez possa colocá-lo, até o momento, um pouco acima da maioria que governou Antonina nos últimos anos. Digo isso porque ele tentou timidamente fazer sua política de emprego, através de convênios com empresas, quis mudar o plano diretor para viabilizar, na visão dele, a instalação de uma empresa de entreposto, colocou Antonina como patrimônio histórico, construiu um novo hospital e casas para os desabrigados e se engajou na luta para trazer a Techint para Antonina.
Naturalmente em cada ação colocada acima faltou o toque final, ou seja, a tão necessária política de trabalho e emprego, um plano voltado para o turismo e uma gestão com menos erros e desperdícios. Se essas sementes germinassem meses atrás, na certa, ele não seria alvo de uma rasteira, patrocinada justamente por aqueles que ele tirara do ostracismo político. Mas como já disse antes, Canduca, por não ser um político profissional, acabou passando de leão para cordeiro, por ter escolhido a estratégia errada para seguir seu projeto político.
Mas como somos imediatistas e olhamos apenas para o que nos rodeia, é bem possível que a nossa visão se expanda e deixemos de valorizar apenas o que Canduca não fez, depois que ele deixar o cargo. A redenção de suas falhas pode ser esse prelúdio do IAP para a instalação da Techint no terminal portuário. Se esse for o indício de uma realidade vai ter muita gente, inclusive eu, que dirá: “Canduca merecia um segundo mandato”.

10 comentários:

Antonio disse...

E se Canduca trocou uma reeleição certa, por uma licença ambiental, que irá beneficiar milhares de famílias antoninenses?

Amigos do Jekiti disse...

Nem vc acredita nisso.

Antonio disse...

Dê uma olhada no blog do Márcio Belera, lá têm um texto cheio de ?????????????????

Gilson Cruz disse...

vade retro satanás com segundo mandato pra caduca,como prefeito perdeu feio pra crebe,e ói que este tal de crebe foi ruim,ruim,ruim,mas ruim mesmo,calcule

Antonio disse...

Política rasteira...

A gente percebe a pequenez de algumas pessoas, seja qual for seu sexo, cor, credo, partido político ou mesmo pelo time que ela torce.
Tenho visto muita gente se vangloriar de ter feito o seu trabalho, como se por isso merecesse algum prêmio.
É tão infame aquele que não reconhece o mérito das pessoas de valor, como os que se vangloriam de cumprir com as obrigações, Já os incompetentes que vão de carona, os famosos puxa-sacos, esses tem orgasmos virtuais e mostram seus espasmos no Facebook.

Areadne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Areadne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Areadne disse...

Luis

Uma segunda chance ? se ta brincando né? Esperava de você uma melhor analise politica.
Mas como dizem ... " Depois de morto , todos viram Santos " Sera ?!
A antropologia lhe cai bem.
Abraço

Anônimo disse...

Luiz,
Acompanho seu blog desde o início e acho que você tem uma maneira brilhante de focar a realidade antoninense.

Concordo quando você diz que Canduca merecia uma nova chance - deixo claro que eu não votaria nele, mas ele tinha sim o direito a candidatura - e o povo decidiria pela continuidade ou não do seu governo. Isso é democracia!

Rasteiras, golpes e trairagem, além de escancarar o caráter dos envolvidos, é chamar o povo de burro e me lembra a ditadura.

Ditadura e engodo, como no golpe militar de 64 que, com seus ratos de esgoto, enganava o povo dizendo que foram "obrigados a tomar o poder" para o bem do povo.
E a história se repete...

Amigos do Jekiti disse...

Excelente analogia, meu caro, com o golpe militar. A história se repete, sim, pq acham que sempre os fins justificam os meios.
abraço e obrigado pela audiência.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento